domingo, 4 de outubro de 2015

PERSEGUIÇÃO DO CRENTE

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (II Tm. 3:12)

Ninguém gosta de sofrer, mas o sofrimento é uma parte necessária e normal da vida cristã.
Na verdade, as Escrituras dizem que podemos esperar que as dificuldades e o sofrimentos aumentem, portanto devemos estar preparadas.
Todos os tipos de pessoas que alegam ser cristãs são perseguidos.
Será que a perseguição delas significa que são cristãs?
Jesus não disse: “Bem-aventurados aqueles que são perseguidos”, mas “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça.”

Algumas pessoas testemunham de maneira que verdadeiramente ofende as pessoas sensíveis.
É a noção ridícula de testemunhar que provoca sua perseguição.
Essa perseguição pode ter pouco ou nada a ver com o que Jesus está dizendo.
O mesmo pode ser dito acerca daqueles que são extremamente zelosos ou fanáticos.
O fanatismo e o extremismo nunca são elogiados no Novo Testamento.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, Aquele no qual nós cremos e seguimos, disse muito claramente e de várias maneiras que aqueles que o seguissem seriam perseguidos sofreriam com diversas aflições, mas sempre existe alguma forma de perseguição contra os santos.
Somos escarnecidos, injuriados, caluniados, e recebemos injustiças de vários gêneros, por causa da nossa fé em Cristo.  

Quero lhes mostrar a história de dois homens que sofreram com diversas aflições por amor a Cristo, foram perseguidos.

             I.        O Apóstolo Paulo
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” (At. 9:16)

O Apóstolo Paulo padeceu por amor a Jesus.
Foi dito ao apóstolo Paulo que ele iria sofrer muito por amor a Jesus.
O Senhor o usou de modo extraordinário como instrumento muito útil, Paulo sofreu muito por amor ao evangelho e por amor a Jesus foi açoitado, preso, apedrejado, injuriado, contudo, continuou fiel ao Senhor, sempre fazendo a obra que o Senhor lhe tinha confiado, admoestando com lágrimas muitas vezes, sempre com amor, dedicação e fidelidade ao Senhor, o qual ele tanto amava.
Ele estudava constantemente a Palavra e era guiado pelo Espírito, e andava em Espírito, era perseguido entre gentios, nas cidades onde ele passava no deserto, no mar, também perseguido entre falsos irmãos. Onde ele passava muitos se convertiam, Igrejas eram abertas e Deus operava muitas maravilhas.
Perseguido, ultrajado, difamado, controvertido, mas até os seus lenços curavam os enfermos.
Segundo testemunhos, foi decapitado em Roma, por Nero, nas grandes perseguições, em 67 ou 68 D.C., com média de 66 anos.

            II.        Estevão
“E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão. E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.” (At. 6:8-11)

Estevão foi o primeiro mártir.
Estevão foi um dos grandes homens de fé na igreja primitiva.
Embora ele não tenha sido um apóstolo, ele ocupa um lugar especial na Escritura.
Estevão foi um dos sete homens escolhidos pelos discípulos pouco depois da ressurreição de Cristo para cuidar das viúvas da igreja, ele era cheio do Espírito Santo.
Ele era alguém que realizava muito mais do que a obra especial que lhe fora designada, pois se salientava entre os principais na operação de milagres e na pregação do Evangelho.
Por causa de todo esse comprometimento com Cristo, logo se tornou alvo de inveja, que o levaram perante o Sinédrio sob a acusação de blasfêmia Ele era um profundo conhecedor não só das Escrituras, como também da história do povo de Israel.
Na sua defesa ele passa em revista toda a história de Israel.
Arrastaram Estevão para fora da cidade e o apedrejaram até a morte e, enquanto estava morrendo, orou por seus assassinos.
Testemunhou também que vira Jesus de pé à direita do Pai pronto para receber seu espírito.

           III.        Cristãos são perseguidos inclusive pelos próprios irmãos na fé. 
“Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.” (At. 13:50)
Paulo era judeu e foi perseguido pelos judeus. 
Jesus era judeu e foi perseguido pelos seus patrícios: “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.” (Jo. 5:16) 
É comum o cristão ser perseguido pelos seus familiares mais próximos e até por líderes espirituais e irmãos em Cristo. 
Deus conhece o nosso coração e sabe como nos tratar, mas, o homem tem apenas a ilusão de que sabe alguma coisa. 
Muitos líderes se colocam acima dos outros por crerem que realmente Deus revela tudo a eles. 
Quanto engano… Deus revela somente o que julga conveniente revelar. 
Porém, no meio dessa confusão de egos inflados, há os que realmente acham que sabem mais ou que podem mais que os outros. 
O resultado são pessoas feridas e abandonando a fé.

Entenda que você poderá ser perseguido pelos próprios irmãos e líderes. 
Aprenda a se desvencilhar da armadilha de precisar da aprovação dos outros para ser um bom cristão.
Rompa a multidão, pois, esse é o único meio de você conseguir tocar na orla das vestes de Jesus. 
Não olhe para a direita, nem para a esquerda, olhe somente para o alto. 
Ainda que as pessoas estejam se levantando contra você, isso não deve te atingir.  
E vá mais além, ande a segunda milha e perdoe essas pessoas, ainda que elas não te peçam perdão. 
Quem morreu por você não foram os seus pastores, os seus irmãos na fé ou quem quer que seja, foi JESUS CRISTO. 
A esse deveis tributo.
Não se trata de incitar a rebelião, pois, devemos respeito e honra uns aos outros.
Trata-se de manter o foco naquele que realmente pode salvar ou precipitar no inferno.

Jesus Cristo foi perseguido por todos, inclusive por seus próprios irmãos na fé. 
No derradeiro momento, do alto da cruz, não havia mais ninguém em seu auxílio.
Os discípulos não suportaram a pressão, pois, estavam aterrorizados demais para lidar com a situação extrema e o Pai se calou. 
No final das contas, fica a lição deixada por Cristo: “Não há perseguição e dor que eu não possa compreender, o que quer que você esteja passando, eu posso entender e sei o que vai em seu coração.”

Se você tem um chamado de Deus,  e creio que todos nós temos, acostume-se às perseguições, sabendo que servo de Deus é escândalo para o mundo.

A perseguição sobrevirá de uma forma ou outra, a toda pessoa que procura viver piedosamente em Cristo Jesus.
O mundo não tem capacidade nem disposição para aceitar os princípios radicais do evangelho.
O verdadeiro cristianismo está fora de sintonia com a cultura, porque ele se baseia em um conjunto radical de princípios.
Os verdadeiros Cristãos sempre foram perseguidos em qualquer época e lugar que tenham vivido.
Algumas vezes a perseguição será mais forte outras vezes menos forte, mas Jesus tem uma resposta para você: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo. 16:33)


Amém!!!

Nenhum comentário: