terça-feira, 6 de outubro de 2015

ASSIM É O REINO DE DEUS

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Rm. 14:17-19)

O reino de Deus é a esfera em que Ele exerce Sua autoridade, para expressar Sua glória a fim de cumprir Seu propósito.
Neste reino, o que importa não é comer nem beber, mas, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
A justiça denota o que é correto e adequado.
Os que vivem no reino de Deus devem ser corretos e adequados para com os outros, para com as coisas e para com Deus, neles não deve haver nada errado, inadequado, tortuoso, tendencioso ou parcial.
Isso requer que sejam rigorosos ao tratar consigo mesmos.

O apóstolo Paulo foi um grande trabalhador pela proclamação e implantação do Reino de Deus entre os homens.
Ele fala sobre esse tema em sua carta aos Romanos.
Nós também, depois de aceitarmos o convite para fazermos parte desse maravilhoso Reino, somos desafiados a trabalharmos por seu estabelecimento na vida de outras pessoas.
Paulo afirma que:

             I.        O REINO DE DEUS É JUSTIÇA

A justiça em todos os seus aspectos deve ser o desejo e a meta de todo cristão.
O apóstolo Paulo mostrou sua indignação com a injustiça em seus dias: injustiça social como a escravidão, a injustiça do poder político e até a injustiça entre irmãos.
Jesus voltará como um justo juiz que julgará a todos os que praticaram atos de injustiça e para galardoar os que buscaram viver em justiça e colocá-la em prática.
O próprio Cristo afirmou: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt. 5:6)
Sabemos que como pecadores, já cometemos alguma injustiça.
Como escaparemos da condenação?
Arrependendo-nos dos nossos pecados, decidindo abandoná-los e recebendo a Jesus como nosso Salvador.
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (I Jo. 1:8-10)
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (Jo. 5:24)
Jesus é a nossa justiça.
Ele pode ser a justiça de todo aquele que o recebe de todo o coração.
Em nosso contexto devemos buscar sermos instrumentos de justiça, no sentido de fazermos algo para suprir necessitados e abençoar vidas.
Deus tem nos dado a oportunidade de abençoarmos para trazermos a sua “justiça do Reino” para o nosso contexto através da proclamação de evangelho, de ações e atitudes.

            II.        O REINO DE DEUS É PAZ

Shalom, paz, é muito mais do que apenas ausência de guerra, mas é o suprimento das necessidades, é fartura nos celeiros, é prosperidade, longevidade, saúde etc.
E quando olhamos para o mundo atual, vemos quão distante estamos do Shalom de Yahweh, Paz de Deus, isso porque o Reino de Deus ainda não foi amplamente implantado.
Mas cada vez que Cristo entra no coração de uma pessoa, o Reino de Deus se instalou nela e vai produzir os seus resultados que é não apenas comida e bebida, mas justiça, paz e alegria.
E aí, esse embaixador do Reino que recebeu em si a Paz, torna-se instrumento de pacificação e começa a gerar paz na família, nos relacionamentos e na sociedade.
A bíblia afirma: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm. 5:1)
Deus quer usar a nossa vida como instrumentos de proclamação de sua Paz.

           III.        O REINO DE DEUS É ALEGRIA

Quando alguém recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, o seu coração é invadido por uma alegria sobrenatural que está acima das circunstâncias em que a pessoa se encontra.
Deus derrama uma unção de alegria e a pessoa se enche de ânimo, força, coragem e esperança indescritíveis.
“Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Ne. 8:10)
E essa alegria do Reino que vem de Jesus, ninguém nos poderá roubar.
“Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” (Jo. 16:22)
Apesar de todas as lutas e perseguições às quais era submetido.
O apóstolo Paulo escreve: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp. 4:4)
Paulo falava sobre essa alegria, a alegria do Reino implantada no coração de todo aquele que se entrega ao Senhor.

Havendo justiça e paz, haverá também alegria.
Felicidade completa só será conseguida com paz de Deus, paz interior e paz social com justiça, tendo uma experiência pessoal com Jesus, uma dependência de Deus em oração e brilhando no meio das trevas com boas obras construiremos a paz, pois o Reino de Deus é paz.

O Reino de Deus não estará implantado só porque alguém disse que aceitou a Jesus, mas quando ela se converte a Jesus e muda de atitude.
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo. 3:3)
Você está disposto a mudar a sua vida para viver de acordo com os princípios do Reino de Deus?
Você quer ver o Reino de Deus implantado?
Então decida agora receber a Jesus na sua vida.
Se você já fez isso, procure viver a plenitude desse reino.

Amem!!!