terça-feira, 27 de outubro de 2015

PENSANDO BIBLICAMENTE

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl. 1:1-2)

O Salmista apresenta duas, e apenas duas maneiras de viver: o caminho do mundo ou o caminho da Palavra.
Aqueles que andam no caminho dos ímpios, estão no caminho dos pecadores e se assentam na roda dos escarnecedores são simplesmente orientados pelos valores do mundo.
Esta é a porta larga e fácil levando à destruição.
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt. 7:13-14)

Para que o nosso relacionamento com Deus seja bem-sucedido é preciso ocorrer, diariamente, uma mudança na nossa estrutura de pensamento.
Assim como em qualquer construção são necessários bons fundamentos, alicerce sólido, para depois ser edificada a obra, no reino espiritual não é diferente.

Quando estamos longe de Deus, nossos pensamentos são invadidos, transformados e adaptados para vivermos no império das trevas.
Cristo, através da sua entrega na cruz, não só nos transportou para o seu reino de amor, como purificou a nossa mente das obras mortas para servimos ao Deus vivo.
“Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb. 9:14)

Eis uma das grandes revelações bíblicas: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (I Co. 2:16)
Logo, é necessário abraçarmos diariamente esta posição conquistada por Jesus para diminuirmos a distância de Deus, e também vivermos na liberdade.
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8:31-32)

Da afirmação bíblica para a realidade do nosso dia a dia, de que temos a mente de Cristo, é preciso um exercício que deve ser praticado de dia e de noite: meditar na palavra de Deus, na lei do Senhor.
Josué é um exemplo que devemos observar.
Quando Moisés morreu, Deus levantou Josué para uma grande missão: conduzir seu povo para a terra prometida, e dentre as orientações, Deus lhe disse: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Js. 1:8)

Meditar é diferente de fazer uma simples leitura.
É observar, com cuidado, cada palavra, grifar os verbos, entender o contexto, é morar no texto até que ele venha fazer parte da nossa vida.
Quando essa verdade substitui a mentira, então estamos próximos de Deus, unidos a ele pela sua Palavra.

Outra afirmação importante é que não devemos nos conformar com este mundo, pois segundo a Bíblia, o mundo jaz no maligno. Devemos, sim, ser renovados pela palavra de Deus. 
Então aqui estamos diante de uma situação na qual devemos tomar uma posição, ter uma atitude todas as vezes em que nossa mente queira agasalhar aquele pensamento, imagem, desejo, vontade que não estejam de acordo com a vontade de Deus.

A solução é buscar o prazer na lei do Senhor, evitando andar no conselho dos ímpios, no caminho dos pecadores e, tão pouco, assentar-se na roda dos escarnecedores.
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl. 1:1)
Assim guardaremos a nossa mente em Cristo Jesus, debaixo do capacete da salvação.
“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Ef. 6:17)

Uma vez a palavra de Deus implantada em nós, ela será viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hb. 4:12)
Estaremos assim protegidos contra qualquer implantação de ideias e pensamentos que não estejam alinhados com Deus.
Quando o diabo tentou confundir os pensamentos de Jesus para dominá-lo, Cristo usou a espada do Espírito, a palavra de Deus, e por três vezes desconstruiu os pensamentos manipuladores dizendo: “Está escrito...” (Mt. 4:1-11)

Por ser judeu, Jesus conheceu, desde cedo, um princípio que Deus deu a seu povo que a palavra deveria ser inculcada para que o povo não se esquecesse do Senhor e dos seus benefícios, e assim teria sempre claro, na memória, a vontade de Deus.
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.” (Dt. 6:6-8)

Quanto mais pensarmos de acordo com as Escrituras Sagradas, mais nos aproximaremos de Deus e de sua soberana vontade.
É preciso ler a Bíblia para poder crescer.
Dessa maneira somos transformados na imagem e semelhança de Deus e nada e ninguém poderá nos separar d’Ele.

Encontre um horário e local em que você não será incomodado.
Leia devagar e com cuidado. Leia de novo. Leia de novo. Leia em voz alta, que é o sentido literal da palavra hebraica usada para “meditar”.
Leia em oração. Leia com uma caneta na mão.
Memorize textos que você lê.
Leia com outras pessoas e converse sobre o que vocês leram.
Estude um livro da Bíblia com um bom comentário.
Adote um plano para a leitura da Bíblia em um ano, e fale sobre o seu plano com um amigo cristão.

Que você possa ser bem-aventurado enquanto você sente prazer com a beleza e o valor da Palavra revelada de Deus.
Procure manter e reforçar esse prazer por meio da meditação intencional.
Você tem sentido prazer na leitura da Palavra?
Até que ponto você tem deixado as muitas atividades te impedirem de meditar na Palavra de Deus?
Não seria agora um bom momento para você parar e se planejar para separar um tempo e um lugar para a leitura diária da Bíblia?
Estudemos diligentemente a Palavra, para podermos discernir o conselho deste mundo e rejeitá-lo, pois as más companhias corrompem os bons costumes.

Amém!!!


Nenhum comentário: