sábado, 24 de outubro de 2015

GUARDAR O CORAÇÃO

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv. 4:23)

O seu coração determina a sua vida.
O favor ou a tristeza em sua vida depende do controle e do treinamento do seu coração.
Se você dirigir e instruir o seu coração com coisas piedosas, não há limite para o seu sucesso potencial diante de Deus e dos homens.

Este é um mandamento do Senhor.
O coração é o centro da nossa alma, ele representa a força vital do ser humano, e também a vida interior que abrange os desejos e as emoções.
Por isso não pode haver em nós: falta de perdão, incredulidade, orgulho, avareza, imoralidade, ou qualquer outro sentimento que nos afaste de Deus.
Pelo contrário, devemos ter um coração humilde, agradecido, amoroso, alegre, e ardente pela presença de Deus.

Nós sabemos que quando o Espírito Santo se refere ao nosso coração está se referindo à totalidade do nosso ser interior, o centro, não somente das nossas emoções, mas também dos nossos pensamentos, das nossas decisões, dos nossos desejos e anseios.
Nós, os que temos uma aliança com Deus mediante o sangue de Jesus, temos um novo coração, pois quando de nossa conversão, o coração de pedra, duro, insensível para com Deus, foi tirado, e nos foi dado um coração de carne, vivo, humilde, quebrantado, ansioso por ouvir a voz do Senhor, ter comunhão com Ele, fazer Sua vontade, amá-Lo, e assim também amar a tudo o que é de Deus, ou seja, cada criatura d’Ele, cada parte da criação, e em especial aos homens, almas eternas, e à igreja, por quem Cristo morreu.
O coração, neste sentido, é a parte mais importante do nosso ser.
E justamente por isto o nosso coração é um dos alvos especiais do diabo.
Se o diabo consegue atingir nosso coração, então ele consegue afetar praticamente toda a nossa vida.
Por isto o Espírito Santo nos instrui aqui: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração...”
Esteja alerta contra os males que Satanás pode afetar nossa mente.

Contra o que devemos guardar o nosso coração:

             I.        Contra as falsas doutrinas
“Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Rm. 6:17-18)

O apóstolo Paulo descreve as muitas realizações do Espírito Santo em nossas almas, e consequentemente em nossas vidas neste mundo, quando Ele nos deu fé e salvação em Jesus Cristo.
Por meio da fé nós fomos justificados, fomos libertados do poder do pecado, fomos santificados, somos conduzidos pelo Espírito Santo.
Mas tudo isto se realizou em nossa vida quando viemos a obedecer de coração, à forma de doutrina, isto é, aos ensinamentos do evangelho que recebemos.
Quando obedecemos de coração a doutrina de Cristo, isto é, ensinada por Cristo.

            II.        Contra alianças erradas
“Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.” (I Rs. 11:4)

Salomão cometeu dois pecados aqui:

a.     Violou o mandamento de Deus, onde estava ordenado que os reis de Israel não deveriam multiplicar para si o número de mulheres, pois se assim o fizessem elas perverteriam seus corações.
“Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim.” (Dt. 17:14)

b.    Casou-se com mulheres estrangeiras, adoradoras de ídolos.
Amou pessoas que não amavam a Deus, amou no sentido de que a vontade delas era mais importante para ele, do que a vontade de Deus.
Estas mulheres lhe foram mais importantes do que Deus.

Um homem pode ser o mais sábio do mundo, esta era a fama de Salomão, e ainda assim tornar-se um tolo, se apartando o seu coração do Senhor, se fizer alianças com que quem não deve.
Às vezes os filhos de Deus deixam de fazer a vontade de Deus para agradar ao pai, à mãe, ao filho, à esposa, a namorada, ao amigo.
Maçonaria, e outras sociedades paralelas ao reino de Deus pregado no evangelho, não são para cristãos. Casamentos com adoradores de ídolos, sociedades, mundanas, não são para pessoas que amam ao Senhor.
Guarde seu coração contra alianças erradas.              

           III.        Contra o amor do dinheiro
“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.  Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (I Tm. 6:9-11)

Diante de palavras tão claras como estas, algumas pessoas ainda tem a coragem de dizer que os crentes devem almejar a riqueza financeira.
O amor ao dinheiro é a raiz de toda tipo de males: desonestidade nos negócios, brigas por herança, assassinatos, usura, infidelidade nos dízimos, mercantilismo da fé, teologias tortas, seitas da nova era, guerras entre as nações, e muitas outras coisas ruins.
Tome cuidado, pois não é só rico que ama o dinheiro, pobre também, e às vezes até mais.
Não podeis servir a Deus e às riquezas.

          IV.        Contra a dureza
“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” (At. 7:51)

Ter um coração duro, incircunciso é um sinal muito grave.
Ter um coração sensível para com Deus é a grande evidência de que uma pessoa é regenerada, que faz parte da família da aliança.
“Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.  Mas, quanto àqueles cujo coração se compraz em seus ídolos detestáveis e abominações, eu farei recair sobre sua cabeça as suas obras, diz o SENHOR Deus.” (Ez. 11:19-21)
E lembre-se de que ídolos não são apenas imagens de escultura, mas qualquer coisa, qualquer pessoa, que ocupa o primeiro lugar em nosso coração.

            V.        Contra a soberba
“Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Sl. 19:13-14)

A soberba é a mãe de todas as outras transgressões.
Foi a soberba que transformou um querubim ungido em Satanás.
A soberba se manifesta de muitas maneiras: Inveja, ciúmes, difamação, rebelião, arrogância, auto-glorificação, autopromoção, vaidade.
O mundo cristão atual é cheio destas coisas, especialmente o mundo evangélico tal como temos visto, e especialmente entre os líderes.
Porque devemos guardar o coração contra a soberba?
Aprendemos que assim ficamos livres de pecados maiores.
A soberba foi o que levou Satanás à condenação. Se uma pessoa incorrer neste mesmo pecado, cairá na mesma condenação, cairá no laço do diabo.
“Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.” (I Tm. 3:6-7)

Destacamos cinco armadilhas, ou cinco artimanhas contras as quais devemos guardar o nosso coração, segundo a Palavra de Deus.
Faça uma coisa em relação ao teu coração, ouça o pedido do Espírito
“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” (Pv. 23:26)

Guardemos nossos corações, pois as saídas da vida dependem disso.
Não há como ludibriar o Criador.
Um coração bem cuidado e disposto segundo o Evangelho de Jesus Cristo é a única e possível saída para a obtenção do almejado Prêmio Incorruptível, em honra.
Muito cuidado, pois, com os “espetáculos circenses”, que nos envolvem facilmente e são extremamente comuns hodiernamente.
Nunca se esqueça deste provérbio e com a ajuda e a força de Deus, guarde com diligência o seu coração.
Guarde o seu coração!


Amém!!!

Nenhum comentário: