sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A CRUZ NOS ATRAI

“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.” (Jo. 12:32-33)

Jesus foi levantado da terra quando foi crucificado, mas, nesta hora, Ele nos atraiu no seu corpo e nos identificou em sua morte.
Logo, aquela morte passou a ser a nossa morte compartilhada com a sua morte.
De fato, Ele não deveria morrer.
Jesus não tinha pecado.
Contudo, Ele, ao nos atrair, assumiu os nossos pecados e nos fez integrantes de sua morte.

Um dos fatos mais lembrados em todo o mundo cristão é a morte do Filho de Deus na cruz do Calvário.
Foi na cruz do Calvário que teve iniciação todo e qualquer movimento cristão no mundo.
Sem cruz não poderia haver Cristianismo.
Sem cruz o homem não poderia ser resgatado de seu estado pecaminoso.
Sem cruz o mundo seria verdadeiramente um caos sem fim!
A cruz é a maior necessidade do homem!
A Cruz do Senhor exerce um poder, um fascínio sobre nós que deve ser considerado com uma causa importante sobre nossas vidas.

Até a morte de Jesus a cruz era um instrumento de sofrimento, tortura, dor e vergonha.
“O seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” (Dt. 21:23)
Depois de Jesus morrer crucificado, a cruz se tornou um símbolo de fé, de esperança e salvação.
Quantos hoje trazem uma cruz no pescoço, presa a uma corrente, ela deixou de ser uma ignomínia e passou a ser uma lembrança da bondade de Deus que nos deu seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar numa rude e vergonhosa cruz.

Por que será que a cruz nos atrai?

·         A cruz nos atrai pelo amor.

Quando olhamos para a cruz somos atraídos pelo amor maior que o ódio, maior que a lei, maior que as religiões.
Amor que nos constrange, o amor que nos aceita assim como somos, nos abraça e nos acolhe.
Amor maior que os dogmas, amor que vai além da nossa religiosidade, amor que quebra preconceitos de raça, de cor, de língua, de cultura, amor que derruba a parede de separação e de ambos os povos faz um e estabelece a paz.
“E reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto.” (Ef. 2:16-17)
Quem pode medir este maravilhoso amor?
“Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (Ef. 3:18-19)

·         A cruz nos atrai pelo perdão.

Todos nós precisamos ser perdoados, nossos pecados nos separam e nos afastam de Deus.
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Rm. 3:23)
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is. 59:2)

O pecado nos mata:
“Porque o salário do pecado é a morte...” (Rm. 6:23a)
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Ef. 2:1)
A cruz nos atrai exatamente pelo fato de nos mostrar que nela o Cordeiro de Deus tomou o nosso lugar levando nossas mazelas, nossas taras, complexos, derrotas, desencontros, toda culpa, todo pecado. “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (I Pe. 2:24)
Na cruz Jesus derramou seu sangue carmesim, sangue eficaz que nos lava e nos purifica de todo o pecado. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (I Jo. 1:7)

·         A cruz nos atrai pela salvação.

A cruz em si mesma não salva.
A cruz não é um amuleto, não veneramos, não adoramos a cruz.
Mas nela Jesus deu sua vida por nós, nela Jesus se ofereceu como nosso substituto, na rude e vergonhosa cruz ele morreu a nossa morte, ele nos reconciliou com Deus.
“O qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” (Rm. 4:25)
Fomos justificados; o escrito que era contra nós foi cancelado.
“Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.” (Cl. 2:14)

A cruz de Cristo, certamente exercerá sobre nós uma grande atração, à qual precisamos corresponder.
Embora todos os homens possam ser atraídos pela cruz, muitos permitem que o poder de atração do pecado seja mais forte, subjugando-os a viver uma vida contrária à vontade de Deus.
Devemos lembrar que o fascínio do Diabo e do pecado impera no mundo, arrastando milhares de vidas para perdição eterna.
Será que você tomou consciência de que há um poder de atração na cruz de Cristo ao qual precisamos nos submeter?
Devemos lembrar que a História da Cruz foi motivada pelo grande amor de Deus pelo homem perdido.
Quando consideramos o que Deus fez por nós, seu ilimitado amor, nos entregando aos seus cuidados paternos, certamente será abençoado.
Como você irá corresponder à atração da Cruz?

Não há força tão poderosa como o amor.
E não há amor tão assombroso, tão eficaz, como o manifestado por Jesus Cristo ao morrer por nós, pecadores, na cruz do Calvário.
A cruz é o fórum que decretou o destronamento da altivez do pecado para estabelecer a supremacia soberana da glória de Deus.
Os Cristãos crucificados são a glória de Cristo.
A glória de Cristo é a restauração da glória de Deus danificada com o pecado.
Enquanto o homem estiver requerendo alguma distinção ou reconhecimento, algum privilégio ou consideração, ainda que disfarçado, nada tem a dizer de sua experiência com a cruz.
A história da nossa cruz é a história do nosso viver levando o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste na adoração profunda e no reconhecimento da glória de Deus.

Ninguém chegará a Deus a não ser por meio de Jesus.
Ele é o único caminho para Deus. Jesus tomou sobre si o pecado, para que no corpo dele, seja produzido o antídoto.
Só Jesus pode te salvar, completar sua vida e tirar todos os efeitos do veneno do pecado.
Quem encontra Jesus, encontra salvação e vida.
Jesus é o antídoto que precisamos.
Apenas Ele pode completar e curar sua vida dos efeitos deste veneno maldito.
Deixe Jesus atrair você.
Mova-se em direção a Jesus.
Mesmo que todos os seus órgãos e sentidos estejam comprometidos e debilitados, é necessário mover-se em direção a Ele.

Amém!!!



Nenhum comentário: