sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A FUGA

"Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gn. 3:8-9)

O nosso grande e sublime Deus, o Criador de todo o universo, está aqui chamando por Sua criatura.
Isso é incompreensível para muitos.
Eles imaginam que, se Deus existe, simplesmente é impossível que Ele se interesse por cada indivíduo que habita este planeta.
Que enorme erro!
Um deus, para quem algo seja impossível, não pode ser deus.
Então essa objeção na verdade é uma negação do próprio Deus.

Todos os dias o Senhor se encontrava com o homem e a mulher para conversar com eles ao entardecer.
Era um momento de intimidade com o Senhor, como um pai que coloca os filhos para dormir.
Amoroso e misericordioso, Deus veio à procura de suas criaturas caídas com a pergunta: “Onde estás?”
Quando Deus colocou um limite para eles dizendo que não comessem determinada fruta e eles caíram na conversa da serpente, seus olhos se abriram para ver o que nunca perceberam: estavam nus.
Por isso se esconderam.

A primeira consequência do pecado foi o sentimento de vergonha e medo.

Quando foram encontrados por Deus, ao invés de se arrepender e pedir perdão,
Adão colou a culpa em Eva e esta culpou a cobra.
A nudez representa muito mais que ver o corpo despido.
Eles passaram a ver o mal que nunca tinham visto, pois até então eram puros.
Desde então o ser humano tem a tendência de fugir e se esconder.
Quando enfrentamos um problema, temos duas alternativas: fugir ou enfrentar.
È possível se esconder de Deus? Não! De maneira nenhuma.
“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.” (Sl. 139:7-12)

Deus sempre procura o ser humano para reencontrá-lo, mesmo assim continuamos fugindo de Deus e o Senhor continua nos procurando e dizendo “onde estás?”.
Se o Senhor te perguntar hoje “Onde estás?” o que você dirá?
Onde você está?

Três tipos de fugas ou esconderijos, e para isso vamos usar o exemplo do filho pródigo.

·         FUGIR DE SI MESMO:
“O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.” (Lc. 15:12-13)

O filho pródigo quis viver uma vida irreal, uma fantasia de prazeres fugindo da vida que tinha como família.
Por isso pediu sua herança antecipadamente para aproveitar uma vida que não era sua.
Esconder de si mesmo é ter vergonha de quem somos, de onde moramos, da família, do corpo e representar algo que não é verdadeiro.
Muitas pessoas são risonhas, mas escondem seu nervosismo ou se aprontam com as melhores roupas para esconder sua tristeza interior.
O vício é um grande sintoma de fugir de si mesmo com prazeres que o álcool, cigarro e drogas proporcionam momentaneamente para iludir o usuário com falsa alegria.
Também os medicamentos como calmantes e soníferos podem ser usados para esconder uma dor interior.
O barulho se torna uma necessidade de quem precisa esconder de si mesmo.
Sente necessidade constante de ouvir alguma coisa para não escutar os próprios pensamentos que perturbam a consciência.
A pessoa que se esconde de si mesma não consegue se encarar no espelho ou fechar os olhos para refletir interiormente por que tem medo de olhar para dentro do buraco que há em seu íntimo.
Você tem se escondido de si mesmo?
Olhe para si, faça uma auto-reflexão e encare seus problemas!  
                         
·         FUGIR DO OUTRO
“Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.” (Lc. 15:14-16)

Quando o filho pródigo descobriu que não tinha mais dinheiro, perdeu todos os amigos e namoradas, então foi trabalhar em um chiqueiro onde não avia ninguém senão os porcos.
Sua situação foi tão miserável que desejou comer o alimento dos porcos.
Ali curtiu a solidão por não desejar que ninguém o visse daquele jeito humilhante.

Esconder do outro é um sintoma de culpa e complexos.
A pessoa prefere não ver ninguém a compartilhar seus problemas com as pessoas.
Muitas vezes devido a decepções do passado, o isolamento se torna a alternativa mais fácil para fugir dos problemas.
Relacionamentos superficiais também são esconderijos para não revelar-se ao próximo.
Existem muitas alternativas para ter muitos amigos em inúmeras redes sociais, mas são pessoas que muitas vezes nem se conhece, vê pessoalmente ou divide seus problemas.
Nas grandes cidades, quanto mais pessoas ao redor, maior a solidão.
Entramos em ônibus e metrôs lotados sem ninguém pra conversar.
Vizinhos dividem uma parede entre suas casas sem compartilhar um bom dia no corredor.
Um esconderijo para não mostrar-se ao outro é muitas vezes demonstrado quando pessoas não têm coragem de falar sua opinião, concordam com tudo superficialmente e só estão presentes em momentos festivos.
Você tem se escondido das pessoas ao seu redor?
Seja você mesmo sem medo de enfrentar a realidade diante das pessoas!

·         FUGIR DE DEUS
“Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lc. 15:17-20)

Não foi o caso do filho pródigo.
Ele não fugiu de Deus, que é representado pelo pai que o recebeu de braços abertos.
Como este jovem, mesmo que já tenhamos fugido de nós mesmos e dos outros não podemos fugir de Deus.
Devemos como ele, cair em si, levantar-se e receber o perdão pelo abraço amoroso do Senhor que nos recebe.
Fugir de Deus pode ser deixar de orar, de ler a Bíblia ou ir à Igreja.
A confissão de pecados é única maneira que devemos nos apresentar a Deus depois que erramos.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv. 28:13)

Alguns exemplos de pessoas que tentaram se esconder de Deus são: Adão e Eva se esconderam atrás das árvores; o povo de Babel queria se esconder em uma torre; Jacó fugiu de seu irmão e teve um encontro com anjos; Moisés fugiu para o deserto e Deus lhe falou na sarça; Balaão fugiu de jumenta e o anjo de Deus lhe parou; Elias se escondeu numa caverna, mas ali o Senhor falou com ele: “que fazes aqui Elias?”; Jonas fugiu de barco, foi lançado ao mar e um peixe o engoliu e cuspiu na praia e Saulo se escondeu atrás de cartas das autoridades para legitimar sua perseguição.
Mas nenhum deles conseguiu se esconder de Deus.

As pessoas que se desviam da igreja muitas vezes culpam alguém que a aborreceu, mas na verdade está fugindo de Deus que manda perdoar quem nos ofender.
Você tem fugido de Deus?
Volte para o Senhor, Ele está te esperando de braços abertos!

Não se esconda de Deus!
“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Sl. 91:1-2)
Deus continua chamando você: “onde estás?”.
Mesmo que tenha vontade de se esconder ou fugir de seus problemas, de si mesmo ou das pessoas, nunca se esconda de Deus que te chama.
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tg. 4:8)
O Senhor sabe de nossa tendência natural de fugir, por isso preparou um esconderijo perfeito para nós: a Sua presença.
Jesus mandou entrar no quarto e fechar a porta para orar.
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt. 6:6)
Ele mesmo deu exemplo muitas vezes que se retirou sozinho para orar.
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lc. 11:1)
Quando fugimos para a presença de Deus em oração, somos fortalecidos pelo Senhor para enfrentar os nossos problemas, encarar as pessoas e a si mesmo de forma segura e tranquila.
Venha para Jesus como estiver que Ele te receberá como prometeu.
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (Jo. 6:37)

Não O ignore, mesmo se isso for constrangedor.
Adão e Eva não ficaram nem um pouco felizes por ouvir a voz de Deus os chamando.
Contudo, é imprescindível ouvi-la para que possamos acertar nossa vida com Ele e evitar a condenação eterna.

A maioria das pessoas vive em total desconsideração para com Deus.
Outros ouviram sobre Ele na infância ou juventude, e se afastaram apenas para voltarem como filhos pródigos.
Também existem os que imaginam que não precisam d’Ele por ter sucesso e reputação.
Por fim, há os que reconhecem o próprio estado de absoluta corrupção e a desesperada necessidade que têm da misericórdia de Deus.
Em qual categoria você se encaixa?

Não fuja de Deus, pois onde você estiver Ele vai te encontrar.
É inútil tentar ter uma vida plena quando estamos afastados de Deus.

O Senhor fez o homem para ter comunhão com Ele.
O erro, a falha ou a desobediência de fato nos afastam do Senhor, mas a reconciliação se dá por meio do Seu amor e Sua misericórdia, que por sinal, não tem fim.

Venha para Jesus.

Amém!!!

Nenhum comentário: