quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A CHAVE QUE ABRE OS CÉUS

"E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt. 16:19)

Jesus está falando diretamente ao Apóstolo Pedro e indiretamente aos outros Apóstolos.
As palavras de Jesus significam que Pedro teria o direito de entrar no reino e teria autoridade geral aqui simbolizada pela posse de chaves.
O pregar do Evangelho seria a forma de abrir o reino do céu a todos os crentes e fechar o reino para os descrentes.
O livro de Atos nos mostra como esse processo funciona.
Através do seu sermão no dia de Pentecostes, Pedro abriu a porta do reino pela primeira vez.
As expressões "ligar" e "desligar" eram comuns à fraseologia judaica e significam declarar proibido ou declarar permitido.

Para que serve uma chave?
Uma chave serve para quatro funções básicas:

Abrir: dar acesso a, possibilitar uma entrada de,conectar dimensões A e B, permitir, estender.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” (Ap. 3:20)
Fechar: bloquear acesso a, impossibilitar a entrada de,desconectar dimensões A e B, impedir, limitar.
Ligar: dar partida, juntar novamente, o que está separado, cortado, pôr em comunicação, pôr em funcionamento, pôr em contato, estabelecer relações, unir.
Desligar: desatar-se, separar, interromper a alimentação, desobrigar-se, livrar-se, desajuntar, apartar.

O que significam as chaves do reino dos Céus.
As chaves do reino são as palavras de Cristo.
Cristo mesmo disse que a chave que dá acesso ao reino é a chave do conhecimento.
“Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que entravam.” (Lc. 11:52)
As palavras de Jesus são espírito e são vida para todos os que a recebem; elas são as que dão vida eterna.
A palavra de Deus é a chave da experiência do novo nascimento.
“Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.” (I Pe. 1:22-23)

Essa promessa que foi dada ao apóstolo Pedro, cumpriu-se logo que ele reconheceu, por inspiração divina, que Jesus era o Cristo, o filho do Deus vivo.
Ele havia sido capaz de perceber que Jesus assumia o seu lugar e morreria por ele na Cruz do calvário.
“E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mt. 16:13-16)
Por causa dessa revelação, o Senhor decidiu mudar o nome de Simão para Pedro.
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt. 16:18)

Em seguida afirma que sobre o fundamento daquilo que o apostolo confessara, que Jesus era o Cristo, ele edificaria a Igreja e as portas do inferno não iriam prevalecer contra ela.
Depois dessa revelação, o Senhor disse que lhe entregaria as chaves dos céus.

Quais são as chaves que a que Jesus se referia?
Aquelas que Ele usou quanto esteve neste mundo, as mesmas que eu e você podemos usar.
Entre elas, a mais importante é a chave da pregação da palavra.

Assim como as palavras pronunciadas por Jesus convenceram os discípulos da divindade do seu Mestre, assim também eles como embaixadores de Jesus, deveriam repetir Suas palavras a outros homens, a fim de reconciliá-los com Deus.
“E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.” (II Co. 5:18-20)
O poder salvador do Evangelho é o único que pode permitir a entrada dos seres humanos no reino dos céus.
Cristo simplesmente confiou a Pedro, e a todos os outros discípulos, a autoridade e o poder de levar homens ao reino.

Pedro foi o primeiro a abrir o reino de céus com essa chave ao pregar no dia de pentecostes, quando três mil pessoas se converteram.
Também usou quando pregou mais tarde na casa de Cornélio, dando inicio à Igreja gentia, pois aquelas pessoas não eram judias.
Deus quer que aprendamos a utilizar o poder da pregação da palavra.
Paulo disse: "Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude." (I Co. 4:20)
Quando proclamamos a sua palavra pura e fiel, Deus faz coisas extraordinárias.
"Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." (Is. 55:10-11)

Quando a palavra de Deus é proclamada debaixo da unção do Espírito Santo, ela é respaldada com sinais e prodígios.
Desse modo, as pessoas sentem a convicção do pecado que as leva a render seu coração diante do amor e da compaixão de Jesus.
O Senhor enviou seus apóstolos para pregar e disse-lhes: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mt. 10:8)

Não há como transformar famílias e cidades a não ser por meio da pregação da palavra, pois ela cria o ambiente da gloria de Deus.
Por isso , quando um lugar está cheio da palavra, ali também há um mover celestial.
O pregador é como uma atalaia tem a capacidade de ver o perigo e advertir o povo para que o mal não o alcance.
Nós temos o remédio para curar as feridas da alma e do corpo.
Temos o seguro mais eficaz de proteção total para as famílias.
Temos também a unção de restauração para fazer com que o coração do pai se volte para o filho e do filho para o pai, para que os cônjuges decidam abandonar todo tipo de ofensa e escolherem o perdão, vivendo sob a paz e a benção de Deus.
Se a palavra de Deus habita em vosso coração, será muito mais fácil comunicá-la, pois dentro de nós arde um fogo que nada pode apagar.
A única maneia de saciar nosso coração é esforçando-nos em pregar o evangelho de maneira estratégica.

Agora que você entendeu que está  nas suas mãos as chaves para abrir as portas do reino e fechar todas as portas que foram abertas para que o inimigo entrasse e destruísse, a sua vida devocional e esfriasse o seu amor por Jesus. Hoje, ele te convida a usar as chaves que dão acesso à porta.
Ele é a porta e você tem a chave.
Amém!!!


Nenhum comentário: