segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ATITUDES DE ADORAÇÃO

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is. 6:1-7)

Um dos maiores exemplos de adoração que encontramos na Palavra de Deus está em Isaías.
Este texto nos revela atitudes que devemos ter quando estamos diante de Deus: Ter temor de Deus, reconhecer o pecado, ser sincero com Deus e dar atenção somente a Deus.

             I.        Temor de Deus:

Algo que nos chama a atenção nesta visão de Isaías é a maneira como os anjos se comportavam diante do Senhor.
“Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.” (Is. 6:2)
Por que os serafins cobriam seus rostos e pés, se eles são seres santos, que ministram louvor a Deus sem cessar?
Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor.
Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus.
Esta passagem nos ensina o quanto devemos ter reverência na presença de Deus, pois os próprios serafins, que são seres santos e puros, temem a Deus a ponto de se acharem indignos de estarem em Sua presença.

Claro que temos liberdade para adorar a Deus, mas muitas vezes deixamos de nos admirar com a presença de Deus.
Tratamos a Deus como um ser comum e depois não entendemos por que não conseguimos mais sentir a presença do Senhor.
Um exemplo disso é a falta de reverência que apresentamos inúmeras vezes quando chegamos na igreja antes de um culto ou celebração.
Quantas vezes entramos na casa de Deus e corremos para conversar com os irmãos ou afinar os instrumentos e só vamos falar com Deus quando o culto já começou.
A primeira coisa que devemos fazer ao chegar à casa de Deus é orar pedindo misericórdia ao Senhor!

            II.        Reconhecer o pecado:

No instante em que Isaías percebe que está diante de Deus, ele, imediatamente, reconhece e confessa o seu pecado.
Às vezes achamos que confessar pecados e adorar a Deus não está relacionado, mas isso não é verdade.
Muito pelo contrário, o arrependimento está intimamente ligado à adoração.
Se nosso coração não estiver quebrantado, estaremos apenas louvando a Deus da boca para fora.
Não adianta nada chegarmos à igreja e começarmos a louvar, erguer as mãos e glorificar a Deus, se estamos cheios de pecados não confessados.

           III.        Sinceridade na presença de Deus:

Ser sincero com alguém é falar a verdade, não esconder nada e se mostrar como você é.
Quase sempre temos vergonha de falar para Deus quem nós somos de verdade.
Queremos aparecer limpos e puros diante do Senhor, mas esquecemos que é Ele quem nos limpa e purifica.
Precisamos chegar a Deus sujo e mostrar a Ele nossa sujeira, para que Ele possa nos lavar e, aí sim, estaremos limpos.
Foi exatamente o que Isaías fez!
Ele mostrou a Deus quem ele era: “… sou um homem de lábios impuros…”
Deus conhece o nosso coração, por isso não devemos esconder nossas falhas diante d’Ele.
Pode parecer difícil, mas temos que chegar para Deus e falar: “Senhor, eu sou um invejoso”, ou “Meu Deus, eu sou uma fofoqueira.”
Seja qual for o nosso erro, devemos declará-lo para Deus, pois só depois que Isaías assumiu a sua falha é que ele foi transformado.

Ser sincero com Deus também é ser simples.
Isaías podia ter dito muitas palavras bonitas ao Senhor, mas ele foi simples e expressou o que realmente estava em seu coração: “Ai de mim, estou perdido!” (Is. 6:5a)
Diante da grandeza de Deus, não adianta querermos falar bonito e tentar impressionar a Deus.
Deus quer simplicidade e sinceridade e não palavras bonitas.
Também temos que dizer a Deus aquilo que queremos realmente.
Ser sinceros quando pedimos algo a Ele.
Não minta para Deus!
Por exemplo, se você quer aprender a tocar guitarra muito bem, peça para Deus te ensinar a tocar muito bem!
Não fique dando uma de modesto para Deus, pois Ele, mais do que ninguém conhece o seu coração.

          IV.        Dar atenção somente a Deus:

Quando Isaías recebeu aquela visão de Deus, ele viu muitas coisas: viu os serafins, viu as colunas de o templo tremer, viu a fumaça que encheu o lugar…
Mas quando ele avistou o Senhor, sentado sobre seu trono, ele não deu atenção a mais nada, apenas ao Senhor!
Tanto que ele afirmou: “Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is. 6:5)
O profeta poderia ter relatado todas as outras coisas que tinha visto, mas o que tomou toda a atenção dele foi a visão do Deus Todo-Poderoso!
Foi depois de ver a Deus é que Isaías se reconheceu como pecador.
Temos que dar mais atenção à Deus do que às bênçãos d’Ele!
Direcione toda a sua atenção ao Senhor, assim como fez Isaías.

Diante dessas atitudes de adoração de Isaias o Senhor envia um serafim.
“Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.”  (Is. 6:6)

Devia ser uma dor terrível a que sentiu o profeta Isaías quando o anjo de Deus tocou os seus lábios com a brasa viva e incandescente, tirada do altar de Deus que é um Fogo Consumidor.
“Porque o nosso Deus é fogo consumidor.” (Hb. 12:29)                    
Contudo, também deve ter sido um grande alívio e extrema alegria quando sentiu que era uma nova criatura, liberta da iniquidade e purificada do seu pecado e com a capacidade exclusiva de ver o Senhor dos Exércitos.                 
A brasa viva tirada do altar é um símbolo do Espírito Santo, que purifica os nossos pecados, que reduz a escórias e cinzas as nossas iniquidades e nos faz nova criação em Cristo Jesus, com a capacidade de estarmos em Cristo para o louvor da Sua glória.                    
Vale a pena sofrer o toque da brasa viva para sentirmos a bênção de estarmos na família de Deus.
A todos quantos O receberam deu-lhes a graça de serem filhos de Deus, que crêem no Seu Nome e são purificados pelo Seu Espírito.

Você não tem que ser um grande cantor ou músico para ser um grande adorador.
Mesmo estando em um corpo, ou como um indivíduo, abra o seu coração e adore ao Senhor com todo o seu ser.
Isto é o que Ele está pedindo.


Amém!!!

Nenhum comentário: