“Descobri que todo
trabalho e toda destreza surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas
isso também é absurdo, é correr atrás do vento. O tolo cruza os braços e come a
própria carne, destrói a própria vida. Melhor é ter um punhado com
tranquilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás
do vento.”
(Ec. 4:4-6)
Certamente
é elogiável quando alguém está disposto a trabalhar arduamente e faz isso com
perícia, mas o trabalho árduo e a proficiência não necessariamente dão
satisfação.
Pode-se
trabalhar arduamente e com perícia, não apenas para realizar algo que valha a
pena, mas para superar outros em proficiência e produtividade.
A
relação com trabalho e dinheiro sempre foi desafiadora.
Seu
desequilíbrio gerou muita confusão ao longo da história.
O
sábio observa que as pessoas colocam-se em extremos.
De
um lado, obcecados por dinheiro.
De
outro, negligentes contumazes.
Conclui
sua reflexão apontando para um caminho alternativo em busca de equilíbrio e
tranquilidade.
I.
Dois punhados.
Dois
punhados é a medida do exagero, pois implica em ter as mãos ocupadas.
Diz
respeito aos que ocupam todo o tempo, agenda, energia e atenção com os assuntos
ligados à produção de riqueza.
Quer
tudo em suas mãos, toma tudo para si.
A
motivação foi apontada: “Todo trabalho e
toda destreza surgem da competição que existe entre as pessoas.” (Ec.4:4)
Segundo
o sábio, a rivalidade e competição explicam o esforço implacável de muitos.
Não
são motivos nobres que os move, mas o desejo de superar socialmente outros,
colocar-se no topo da pirâmide, ser invejado pelo que se conquista, ovacionado
pelo que se ostenta.
Todo
esforço, trabalho, feito com muita habilidade, destreza, esconde a ambição
desenfreada pelo dinheiro, poder e status.
Impressionante
é o fato de o texto ter sido escrito há três mil anos atrás.
Isso
evidencia que essa busca insana por acúmulo não é fruto do sistema capitalista,
mas de um coração perdidamente insaciável.
Por
essa razão, o mundo sempre teve suas tensões internacionais, disputas
trabalhistas, conflitos de classes.
Como
ensinou Paulo, ninguém deve depositar sua esperança na instabilidade da riqueza.
“Manda aos ricos
deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das
riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam
comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro,
para que possam alcançar a vida eterna.” (I Tm. 6:17-19)
II.
Nenhum punhado.
Nenhum
punhado é a medida vazia para quem cruza os braços.
No
outro extremo dos loucos por trabalho estão os loucos pela indolência.
A
figura está implícita em sua declaração: “O
tolo cruza os braços e come a própria carne, destrói a própria vida.” (Ec.
4:5)
A
indiferença, preguiça e o desânimo são marcas impregnadas em seu caráter, cruza
o braço.
Cruzar
os braços traz a idéia de algo deliberado para não se fazer nada, decisão pela
miséria, apologia da vadiagem, da malandragem, do parasita.
É
o estilo de vida do folgado que, via de regra, torna-se um parasita.
Tudo
o que começa, quando começa, deixa pela metade, quer seja por desilusão com o
sistema vil deste mundo, quer seja por qualquer outro motivo, abandona os
estudos, o trabalho, caminha na direção da conduta suicida do autocanibalismo, come
a própria carne, e torna-se pesado a quem está ao redor, ao governo, à
sociedade.
Quem
não trabalha, como disse Paulo, também não coma.
“...se alguém não
quiser trabalhar, não coma também.” (II Ts. 3:10b)
III.
Um punhado.
Um
punhado é a medida do equilíbrio, uma porção sustentável, que conseguimos
alcançar e suportar.
Não
toma toda a nossa vida, nossa agenda, nossos pensamentos.
Esforça-se,
mas não ao limite de consumir toda a energia e saúde, como está escrito: Melhor é ter um punhado com tranquilidade...”
(Ec. 4:6a)
Na
teoria é fácil. Na prática, muito desafiador.
Essa
moderação só é alcançada quando acompanhada de contentamento e generosidade.
Contentamento
diz respeito à satisfação plena com o que se tem não importando o quanto.
“Não digo isto como
por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.” (Fp. 4:11)
O
contentamento torna os pobres em ricos, o descontentamento torna os ricos em
pobres.
Generosidade
diz respeito ao ato de repartir com os menos favorecidos, compartilhar recursos
com uma causa, dar e ofertar acima de qualquer interesse e utilidade.
O
generoso aprende a combater o vírus da avareza no ato de ofertar.
A
história está cheia de exemplos de pessoas que alcançaram a consciência de que
o propósito do dinheiro é também compartilhar.
Como
disse Jesus: “Mais bem-aventurado é dar
que receber.” (At. 20:35b)
O
proceder sábio é evitar ficar tão enfronhado na labuta, que não há tempo para
se usufruir os frutos do trabalho. Isto significa contentar-se com o que se
tem.
Aquele
que nunca está satisfeito simplesmente não tem descanso.
Sua
vida está cheia de preocupações e ansiedades com suas consecuções materiais e
como pode obter ainda mais.
Em
situação muito melhor está aquele que se contenta com menos.
Ele
não tem medo de fazer uso dos seus recursos para usufruir o alimento e a bebida,
bem como recreação sadia.
Preocupa-se
também com os outros e tem prazer em ajudar os que estão em verdadeira
necessidade.
Isto
está em harmonia com o conselho bíblico: “Aquele
que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom,
para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” (Ef. 4:28)
Está
você entre aqueles que usufruem um punhado de descanso, em resultado deste
conceito equilibrado sobre o trabalho?
Nada
de correr atrás do vento, pois não vale perder a vida para acumular dinheiro, e
depois perder dinheiro para tentar recuperar a vida.
Nada
de cruzar os braços dando lugar à vadiagem e moléstia, para não acabar na
miséria e penúria.
Vamos
viver com equilíbrio e moderação, contentamento e generosidade.
Assim
alcançaremos tranquilidade e paz.
Amém!!!
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