quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A BOA MÃO DE DEUS

“Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam.” (Ed. 8:22)

Deus moveu-se, ouvindo as orações de Esdras e do povo que estava com ele, porque eram orações segundo o Seu coração.                    
Esdras era um homem da Palavra, que ensinava e vivia a Palavra.
Não nos admira que Deus tenha ouvido as suas orações.
                    
Esdras era homem de fé, que pregava ao rei Artaxerxes, a realidade, o poder e a graça do Deus que criou os céus e a terra, e viveu essa realidade quando, pela fé, não pediu qualquer ajuda material para a longa viagem que teria de fazer de Susan para Jerusalém.

Esdras devia retornar de Babilônia com a finalidade de proclamar o edito que favoreceria aos judeus e que autorizava a construção de um templo para adoração a Deus, na cidade de Jerusalém.
Todo grande empreendimento requer oração e espírito de recolhimento, e Esdras não quis iniciar a jornada sem a certeza de que Deus estaria no controle da situação.
O caminho era perigoso e cheio de salteadores, que aguardavam escondidos suas inocentes vítimas.
O escriba de Israel conta que teve vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados para proteção durante o caminho, porque tinham dito ao rei que a mão de Deus está sempre sobre os que O buscam.

A fé tem que ser provada e demonstrada.
Que mérito existe em acreditar num Deus todo-poderoso, se na hora de sair, partimos armados até os dentes para proteger-nos?
Quer isso dizer que devemos deixar as portas de casa abertas, confiando que o Deus que guarda Israel vigiará e suprirá a nossa falta de cuidado?
Aqueles que pela comunhão diária com Cristo, tornam-se cada dia mais semelhantes a Jesus, nunca confundirão fé com presunção, mas também nunca empunharão armas, acreditando que Deus disse na linguagem do povo, cuida-te que te cuidarei.

Prudência é uma coisa.
Violência é outra completamente diferente.
Jesus ordenou a Pedro que guardasse a espada porque aquele que à espada mata, à espada morrerá.

Esdras e os príncipes de Israel que deixaram Babilônia para edificar o templo de Deus em Jerusalém, conheciam o perigo da estrada e sentiram a necessidade da proteção divina, especialmente ao pensar que levavam com eles o equivalente a cinco milhões de dólares, que tinham sido recolhidos como ofertas para a construção da casa de Deus.

A jornada foi dura.
Proclamei um jejum ali junto ao Rio Ava, registra Esdras.
“Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso.” (Ed.8:21)
Depois: “Partimos do rio Aava, no dia doze do primeiro mês, a fim de irmos para Jerusalém; e a boa mão do nosso Deus estava sobre nós e livrou-nos das mãos dos inimigos e dos que nos armavam ciladas pelo caminho.” (Ed. 8:31)
Que grande exemplo este para todo aquele que tem que dar início a um empreendimento ou viagem.
A viagem era grande e perigosa, os ladrões eram muitos e sanguinários, mas Deus, o nosso Deus, é ainda maior e mais eficiente para guardar os Seus filhos, que n'Ele confiam.
Como é animador saber que embora o caminho possa estar cheio de inimigos, armando ciladas, o poder sustentador do Pai é grande para se chegar são e salvo ao fim da jornada.

Veja como ele se preocupou em manter-se na total dependência de Deus, pois sabia que havia inimigos do seu povo no caminho.
O que fez ele antes de partir com os seus homens?
Apregoou um jejum e pediram a Deus que os guardassem, no que foram atendidos de imediato.
“Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu.” (Ed. 8:23)
Deus ouviu as orações de Esdras e de todo o povo que o acompanhava, pelo que as riquezas que transportavam para Jerusalém chegaram incólumes.
Deus livrou-os das mãos dos inimigos e de todos os que lhes armavam ciladas.                      
É sempre assim quando nós confiamos de fato em Deus, quando somos sinceros, honestos e firmes na nossa fé.
Deus não pode negar-Se a Si mesmo.

Esdras foi um dos melhores exemplos de sacerdote, pois reunia em sua pessoa, virtudes próprias de um verdadeiro servo de Deus: Determinação para obedecer, Saber depender de Deus, Idoneidade, Humildade,
Espírito de liderança e muita disposição!
Glória a Deus porque temos exemplos como este a seguir contando que neste mesmo proceder agradaremos ao Senhor, pois se Ele permitiu que esta história atravessasse os séculos e chegasse ao nosso conhecimento, é porque, de fato, Ele deseja que sejamos semelhantes a estes grandes homens que cumpriram sua missão na terra de forma irrepreensível e com isso tornaram-se os seus testemunhos, um memorial eterno de glória para o nosso Deus!

Não tema, se hoje você tem diante de si uma jornada cheia de desafios.
Não tema se a embarcação parece tremer e tem muita gente torcendo para você afundar.
Pergunte a si próprio: Quem está no controle da situação?
Deus nos estimula sempre a usar da sabedoria que Ele nos dá e não quer que fiquemos paralisados de medo.
O que está esperando, vá em frente!
Vá em frente, sem temor!

Amém!!!

Nenhum comentário: