terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O SONHO DE JOSÉ

“E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mt. 1:20-21)

Deus sabe que o coração do homem é tendencioso a se encher de dúvidas então, antes que essa duvida enchesse o coração de José, o Senhor trouxe as respostas das possíveis perguntas, antes mesmo que elas fossem feitas!

Quando falamos sobre o sonho de José, logo vem à mente José do Egito.
A Bíblia mostra outro José com diversos sonhos vindos de Deus que foram muito importantes na história de Maria, Jesus e, porque não dizer, na história de toda a humanidade.
Interessa-nos refletir para qual direção, como nascem, o que revelam e qual nossa relação com esses sonhos de Deus.

             I.        O sonho de Deus nasce de Deus.

Quando José soube a situação da gravidez de Maria, e sendo justo, resolveu despedir Maria em segredo, pois se uma mulher fosse pega em adultério ela era apedrejada.
José um homem que não queria difamar sua noiva, resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber.
Mas um anjo falou com José em sonho que o fruto no ventre de Maria era obra do Espírito Santo, e José permaneceu com Maria.
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.” (Mt. 1:18-19)
Seu pensamento era razoável e até bastante complacente, mas não era o pensamento de Deus.
Seu pensamento protegia a si e Maria, mas os pensamentos de Deus protegiam Jesus e a humanidade.
Os pensamentos de Deus são sempre mais elevados que os nossos.
Muitas vezes confundimos nossos pensamentos como sendo os sonhos de Deus para nós.
Os sonhos de Deus não nascem dos nossos pensamentos, como fruto de nossa racionalidade e bom senso.
Os sonhos espirituais que Deus coloca em nós precisam ser discernidos espiritualmente.

            II.        O sonho de Deus revela quem é o principal.

José não era o centro do seu sonho.
Aliás, nem José nem Maria eram protagonistas, mas coadjuvantes.
O personagem principal de todos os sonhos de Deus é Jesus Cristo: porque d’Ele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas.
“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.” (Rm. 11:36)
“Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp. 2:9-11)
Compreendendo que Jesus era o principal, José recebe e honra o importante papel de definir o nome d’Aquele que seria o Salvador e Senhor da humanidade: você deverá dar-lhe o nome de Jesus.
O nome, na Bíblia, revela o caráter.
José, portanto, recebe a revelação do caráter de Jesus e sua missão: porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Muitas vezes nos colocamos no centro do que chamamos de sonhos de Deus.
Não tenha dúvidas que os sonhos de Deus sempre apontarão para Jesus.

           III.        O sonho de Deus nos insere na ação de Deus.

Os sonhos de Deus continuaram a acontecer na vida de José para o envolverem ativamente na história.
Foi advertido em sonho para não voltar até a morte de Herodes, mas retornar por outro caminho.
Durante a viagem, um anjo do Senhor apareceu novamente em sonho para orientar que fugissem para o Egito.
“E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. E, tendo-se eles retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.” (Mt. 2:12-15)
José obedeceu e ficaram no Egito até a morte de Herodes, quando, novamente, em sonho, o anjo orientou ao retorno para as regiões da Galiléia.
“Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu, num sonho, a José, no Egito, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel, porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então, ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. E, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas, avisado em sonhos por divina revelação, foi para as regiões da Galiléia. E chegou e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” (Mt. 2.19-23)
Tanto na ida para o Egito, quanto no retorno para Nazaré, cumpriram-se as palavras dos profetas: do Egito chamei o meu Filho.
“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.” (Os. 11:1)
E Ele será chamado Nazareno.
O sonho que Deus nos dá não é um improviso, desconectado da história.
Somos agentes escolhidos segundo a sua vontade para participarmos dessa ação soberana de Deus na história.

Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus.
José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança.
José obedeceu aos sonhos de Deus que foram muito além de seus pensamentos, apontaram para Jesus e o envolveram na ação de Deus na história.
José cumpriu a função para que o Senhor o chamou, pois quando Deus o escolheu, bem sabia quem era José, o escolhido do Senhor.
Assim Deus nos insere em seu sonho.
Vamos, pois, manter nossos corações abertos à possibilidade de recebermos os sonhos de Deus que transformam a história.
Deus pode mudar a direção da nossa vida.
José voltou para Nazaré com Jesus e Maria, o sonho de José era iluminado pela realidade.
A Bíblia não narra as palavras de José, mas as atitudes dele.
José era um homem que ouvia a voz de Deus.
Mesmo na dureza do dia a dia você pode ouvir a voz de Deus.
Onde você estiver escute a voz de Deus, Deus aí está.
Que Deus te dê a graça da escutar a voz d’Ele assim como José.
Deus te abençoe!


Amém!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Alimento para todos os tempos e luz para andar no caminho para não tropeçar