sábado, 26 de dezembro de 2015

AMAR - O GRANDE MANDAMENTO


“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc. 12:30-31)

Amar a Deus é o primeiro e grande mandamento e o segundo mandamento é “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
Toda a Lei de Deus e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Se examinarmos os Dez Mandamentos, que Deus entregou a Moisés e está registrado em Êxodo, veremos que os cinco primeiros mandamentos se referem à Lei que precisamos cumprir para com Deus e os cinco mandamentos restantes se referem à Lei que devemos cumprir para com o nosso próximo.
Essa é a vontade de Deus para as nossas vidas, que O amemos e, também ao nosso próximo.
Na semana anterior, vimos sobre o amor a Deus e, agora, trataremos do nosso amor para com o próximo. Como amar ao próximo?

·         DEPENDEMOS DE DEUS PARA AMAR

Jesus nos declara: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo. 15:5)
Diante dessa verdade, entendemos que precisamos depender de Deus para todas as coisas na nossa vida.
Assim como dependemos de Deus para amá-lO, também dependemos d’Ele para amar o nosso próximo.
Precisamos que Ele nos capacite.
Nós, por nós mesmos, não temos capacidade de amar a Deus nem a ninguém.
Deus é Amor e o amor é de Deus.
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (I Jo. 4:7-8)
Se Ele está em nosso coração, somos capazes de amar tanto a Ele como ao nosso próximo.
“Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.” (I Jo. 4:12-13)
A Bíblia diz que Deus nos amou primeiro.
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (I Jo. 4:19)
O amor de Deus se manifestou para conosco através da entrega do Seu único Filho que Ele enviou “ao mundo para que por Ele vivamos”.
Desta forma, se Deus assim nos amou, também devemos amar uns aos outros.

·         COMO AMAR AO PRÓXIMO

Para amarmos ao nosso próximo, é necessário que primeiramente amemos a Deus.
A pessoa que ama a Deus é a que guarda os seus mandamentos.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (Jo. 14:21)

Para amarmos ao nosso próximo, precisamos amar primeiramente a Deus.
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” (I Jo. 4:20-21)
E, em seguida, a nós mesmos, pois quem não ama a Deus e a si mesmo não pode amar a seu irmão.
Quem ama a si mesmo tem amor próprio, não deseja a própria destruição.
Amar a si mesmo é conscientizar-se de que temos um espírito, uma alma e um corpo, os quais devemos apresentar a Jesus irrepreensíveis quando encontrarmos com Ele na sua vinda.
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts. 5:23)

Amar a si mesmo significa renunciar ao pecado, prostituição, adultério, vícios, ao orgulho, à vaidade, à soberba, à rebeldia…, arrepender-se das más obras e entregar seu coração a Jesus para ter a vida eterna com Deus.
O cumprimento da lei é o amor, quem ama aos outros cumpriu a lei e tudo nesta palavra se resume: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”(Rm. 13:8-9)
Quem ama a seu irmão não faz a ele aquilo que não deseja que lhe seja feito, faz o bem a todos, serve-lhe sem querer nada em troca, ama também os que são seus inimigos, tem um coração perdoador.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Cl. 3.12-13)
Quem ama a seu irmão tem a consciência de que fomos todos chamados para a paz de Deus em um só corpo, a Igreja, o corpo de Cristo
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Cl. 3:15)

Dependemos de Deus para amar e como Deus é o nosso primeiro amor, devemos amá-lO acima de todos e de todas as coisas e Ele nos capacitará a amar ao nosso próximo.
A condição para amarmos o próximo é estarmos em Deus e Deus estar em nós.
“Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.” (I Jo. 4:13)
Deus é Amor, pois tudo vem d’Ele, por Ele e para Ele.

Portanto não adianta dizer que amamos a Deus, dizer que tem Jesus no coração, se não demonstrarmos amor e compaixão pelos nossos semelhantes.
Quando nos compadecemos das pessoas, ajudando-as em suas necessidades, estendendo as mãos para os aflitos, consolando os atribulados e animando os desanimados, aí então estamos dizendo através de nossos atos, sem necessidade de palavra alguma, que amamos a Deus.

Que Ele nos capacite a amar ao nosso próximo.

Amém!!!


Nenhum comentário: