sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DEUS TEM PLANOS PARA VOCÊ

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr. 29:11)

Este é um dos versículos mais citados e conhecidos dos irmãos, mas muitas vezes é usado de uma forma muito contrária ao que o Senhor está tentando ensinar neste texto.
No contexto deste versículo Deus está trazendo uma mensagem aos anciãos que estão no cativeiro da Babilônia.
A profecia trata sobre o tempo que foi profetizado para que o povo de Israel voltasse para Jerusalém, setenta anos: "Porque assim diz o Senhor: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar." (Jr. 29:10)

O plano de Deus para o povo de Israel era que eles voltassem do cativeiro e edificassem novamente a cidade de Jerusalém e o templo de Salomão.
Depois dos setenta anos de cativeiro Esdras, Neemias e muitos outros foram a Jerusalém e a edificaram contra todas as dificuldades que enfrentaram.
Esta, muito provavelmente, não era a vontade do povo que queria permanecer em Babilônia, o centro do mundo antigo.
Tanto é verdade que poucos foram os que voltaram pela primeira vez com Neemias.

Independente da vontade do povo de ficar ou não em Babilônia, os pensamentos de Deus são de paz para este povo.
E esta paz apenas pode ser encontrada no Senhor.
Uma vez que no Antigo Testamento o Senhor tinha comunhão com o povo através do Templo em Jerusalém, então era necessário que o Templo fosse restaurado e que o povo voltasse para Jerusalém: "Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jr. 29:12-14)

Sabe o que mudou do tempo de Neemias e Esdras para o nosso tempo?
Hoje a nossa construção é espiritual, mas ainda assim nós precisamos deixar Babilônia para viver uma vida simples construindo essa cidade.

E quais são os planos que Deus tem para o seu povo hoje?
Os planos de paz que Deus tem para o seu povo hoje também estão relacionados a esta nova cidade espiritual, a Igreja.
Quando Deus nos congregar de todas as partes para essa reconstrução gloriosa, então nós buscaremos o Senhor e o encontraremos quando o buscarmos de todo o nosso coração.
E nós o acharemos! Aleluia!

Deus nos conhece.
Jeremias nos fala que Deus nos conhece e que Ele tem bons planos para nós, que Ele soberanamente dirige nossas vidas.
Suas palavras nos lembram que Deus ouve nossas orações e nos convida a buscá-Lo e conhecê-Lo.
Durante os tempos de incerteza, esta promessa é profundamente reconfortante.
Não podemos ver o futuro, mas este versículo nos dá ânimo e promete que Deus tem um futuro e esperança para cada um de nós.

Vemos, porém, que muitas pessoas estão caindo em uma armadilha sagaz do diabo e pensam que Deus quer o nosso bem-estar a qualquer preço e a todo custo.
Deus não quer o nosso bem-estar aparente, mas Ele tem para os seus filhos pensamentos de paz.
Entretanto, assim como nos dias de Esdras e Neemias, a nossa paz não depende do nosso estado de espírito, nem do nosso poder aquisitivo, nem do dinheiro que temos, nem de coisas aparentes, mas de procurar a paz dessa cidade espiritual.
Na antiguidade a cidade era Jerusalém, uma cidade física, mas para nós a nossa cidade é a Igreja do Senhor, a Noiva gloriosa do Cordeiro.

O plano de Deus.
O plano de Deus nem sempre é o que pensávamos que ia ser.
Mas o plano de Deus é sempre o melhor mesmo se não entendemos no momento.
Sabemos, porém, que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” (Rm. 8:28)
Sabemos que quando Deus fecha uma porta, Ele abre outra.
Sabemos que Deus está trabalhando através de todos os eventos em nossas vidas para nos tornar mais e mais dependente d’Ele para tudo que precisamos.
Precisamos realizar que o plano de Deus nem sempre é o mais fácil do nosso ponto de vista, mas é sempre o melhor.

Deus vê o nosso amanhã antes que se torne o nosso hoje.
Ele vê o início da nossa vida e Ele vê o fim e tudo entre o começo e o fim.
Salmista diz: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” (Sl. 139:16)
Deus sabe os planos que Ele tem para nós.

Jeremias diz que Deus tem planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Para o povo judeu, significava voltar para a Terra Prometida, para o cristão significa ir estar com Ele por toda a eternidade.

Se você é um crente em Jesus Cristo, você tem uma esperança e um futuro que vai muito além dos parâmetros desta vida.
Você tem uma esperança e um futuro onde você vai viver na eternidade com Deus.
Você tem a esperança “de que Deus, que começou este bom trabalho entre vocês, vai continuá-lo até que ele seja terminado no dia em que Jesus Cristo voltar.”
“Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” (Fp. 1:6) 
E então aqueles que aceitaram a Jesus como seu Salvador e fizeram dele o Senhor de suas vidas reinarão com Cristo para sempre!
Que grande esperança temos nas promessas de Deus!

Deus reafirmou ao Seu povo: “Porque eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei tornar do cativeiro o meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor; e torná-los-ei a trazer à terra que dei a seus pais, e a possuirão.” (Jr. 30:3)
Após o cativeiro babilônico, os medos e os persas conquistaram o reino da Babilônia e os judeus foram autorizados a voltar para casa, porque a palavra do Senhor sempre se cumpre.

O Senhor conhece os planos que Ele tem para nós e Ele está pacientemente esperando para chegarmos a Ele.
Então, como fazemos isso?
Nós oramos.
Nossa vida de oração, hábitos pessoais de adoração e devoção, são de importância fundamental na vida de cada cristão, porque as batalhas são vencidas em oração, o pecado é vencido em oração, o desânimo é derrotado em oração, o ego é humilhado em oração, e Deus é exaltado na oração.

Quando Deus é exaltado, Ele falará através do Espírito Santo, que será nossa força motivadora.
Mesmo quando nós falhamos em alguns dos nossos esforços humanos, não devemos desistir e sim confiar n’Ele para que Ele seja a nossa força.
Devemos manter os olhos n’Ele e não no mundo, e seremos abençoados.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Ef. 1:3)


Amém!!!

Nenhum comentário: