quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A CANDEIA

“Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz. São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” (Lc. 11:33-36)

Aqueles judeus incrédulos devem ter ficado indignados por Jesus falar dos ninivitas e da rainha de Sabá.
Como Deus poderia ter privilegiado aqueles gentios impuros?
Eles não eram israelitas, não pertenciam ao povo de Deus, não eram os guardiões dos oráculos divinos e nem tinham sido escolhidos como testemunho para todas as nações!
No entanto eles receberam e creram no testemunho que Deus havia dado por intermédio de Jonas e Salomão.
E agora a radiante luz da Sabedoria de Deus em carne e ossos está bem diante deles.
Não existe desculpa para ficarem indiferentes.

Jesus diz a eles: “Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz.” (Lc. 11:33)
Em seu evangelho, o Apóstolo João diz que: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” (Jo. 1:5-12)
Deus não escondeu sua luz, mas colocou-a onde todos pudessem vê-la e até hoje Cristo brilha, porém nem todos percebem isto.

João Batista foi enviado por Deus como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.
“Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.” (Jo. 1:7)
O sol, nossa fonte de luz natural, não precisa de testemunha.
Ninguém chega a você em um dia ensolarado e diz: Veja, o sol brilha!
Mas não é de luz natural que Jesus fala aqui, mas da verdadeira luz que faz parte da própria essência de Deus.
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” (I Jo. 1:5)

Por causa das trevas espirituais em que os homens estão mergulhados, Deus precisa enviar pessoas para testemunharem da luz que é Jesus.
Milhões estão testemunhando o tempo todo em conversas, pregações, textos, letras de músicas ou em vídeos.
Você já deve ter sido iluminado, mas reagiu como os insetos peçonhentos, aranhas, lacraias e escorpiões, quando alguém ergue a pedra debaixo da qual se escondem.
Sua reação natural é correrem para debaixo de outra pedra, pois não gostam da luz.
Esta é também a reação de um pecador ao ouvir falar de Jesus: ele foge.
Será que este fujão é você?

Se for, saiba que a razão de seu receio é por ter sido concebido em um mundo de trevas.
Mas Jesus continua falando de luz, agora daquela que você traz em seu próprio corpo: os seus olhos.
Ele diz que eles podem ser bons ou maus, e não está falando em termos médicos.
De quê Ele está falando então?

Jesus diz: “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” (Lc. 11:34-36).

Os olhos são como a lente de uma câmera fotográfica.
Quanto melhor a câmera, mais sofisticada a lente e mais luz ela deixa passar.
As fotos ficam mais luminosas, nítidas e com melhor contraste.
Câmeras baratas têm lentes com impurezas no material com que são fabricadas e não deixam passar luz em quantidade suficiente.
O resultado é uma foto escura e sem nitidez.
O problema não está no sol, no flash ou na fonte de luz do ambiente, mas na lente.

Assim é também com relação a Cristo.
Quando alguém não enxerga com clareza a graça e verdade reveladas em Jesus, o problema não está na luz, mas nos olhos que impedem que a luz brilhe em seu interior.
As pessoas que colocam Jesus à prova são insensíveis à presença de Jesus, tantas são as impurezas religiosas que obstruem o caminho da luz até seus corações.

Você pode se surpreender quando falarmos de impurezas religiosas, pois somos levados a acreditar que religião seja sinônimo de coisa boa.
A religião de Deus sim, mas a religião dos homens não.
A atual moda da espiritualidade, que invade até os ambientes corporativos, está produzindo uma classe de pessoas religiosas o suficiente para aplacarem suas consciências, porém cegas para a verdadeira luz do evangelho.
A espiritualidade oferecida em livros, revistas e palestras passa por lentes tão marcadas de dedos que fica impossível encontrar nela alguma luz.

Quando ocorre um acidente ou um crime com testemunhas, é comum que estas apresentem versões diferentes do mesmo evento, pois o que os seus olhos viram foi influenciado por seus preconceitos, ideias, opiniões etc.
Assim é na cristandade.
Depois de dois mil anos de condicionamento religioso fica difícil separar o que é a luz de Deus, que emana de sua Palavra, e o que são dogmas e preceitos de homens.
Se você usa óculos, deve odiar quando as pessoas deixam marcas de dedos em suas lentes.

Para aqueles dispostos a se livrar das marcas de dedos da religião e absorverem a luz em toda a sua magnitude, o próprio Jesus promete: “Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” (Lc 11:36).
Isto equivale dizer que você será uma testemunha fidedigna, usada por Deus para falar de Cristo, e não de doutrinas, dogmas ou religiões de homens.
Para sermos luz, para iluminar o caminho de tantos que andam nas trevas, temos que primeiro receber a luz.
Olhe para Jesus e mais ninguém.
Não dê lugar para a escuridão que nos cerca.
Dúvidas. Desejos malignos. Tentações.
Livre-se dessas coisas.
Olhe para Jesus, busque-O.
Deixe que Jesus seja refletido em seus olhos e em sua vida.
Siga Jesus e seja luz também.
Foi por isso que Deus lhe colocou aqui.


Amém!!!

Nenhum comentário: