sábado, 19 de dezembro de 2015

DEUS ESTÁ PRESENTE

Texto Bíblico: Gênesis 28:10-22

Jacó é um tipo meio teimoso, insensível e num certo sentido “casca grossa”.
Devido uma série de circunstancias tem que sair da casa de seus pais meio que fugindo de seu irmão.
Está indo para a terra dos parentes de seus pais e deveria procurar uma esposa.
Sabia que provavelmente não mais encontraria seus pais e alem disso estava indo para o desconhecido.
No caminho num lugar que ele chamou de Betel, ele repousou e teve um sonho.
Neste sonho Deus se revela e faz a ele as mesmas promessas que fizera a Abraão.
Ele acorda e declara: “Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” (Gn. 28:16)
Diante dessa percepção faz um voto diante do Senhor.
Essa experiência na vida de Jacó nos ensina algumas coisas importantes acerca da presença de Deus.

A presença de Deus.

             I.        INDEPENDE DA PERCEPÇÃO HUMANA
“Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” (Gn. 28:16)

Jacó declara que Deus estava naquele lugar independentemente de sua percepção.
Ele não sabia, mas Deus estava ali.
Assim acontece hoje no mundo em que vivemos, e mesmo que muitos não percebam e não admitam Deus está presente.

            II.        PODE SER PERCEBIDA PELO HOMEM
“Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” (Gn. 28:16)

Um homem que não conhecia pessoalmente a Deus, que se refere a Deus como sendo Deus de seu avô e de seu pai, percebe a presença de Deus.
Uau! Deus está aqui!
Muitas pessoas percebem a presença de Deus por meio de manifestações e experiências pessoais em suas vidas e na vida de pessoas próximas.

           III.        É PERCEBIDA POR MEIO DA REVELAÇÃO DE DEUS
“E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o Senhor estava em cima dela e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.”  (Gn. 28:12-15)

Jacó percebeu a presença de Deus porque Deus se revelou em sua vida.
Ele já podia ter percebido a presença de Deus pelo testemunho de seu pai acerca de como Deus chamara e operara na vida de Abraão.
Ele poderia ter percebido pelas falas que provavelmente seu pai fazia em sua casa, mas ele percebeu apenas quando Deus se revelou diretamente a Ele.
Qualquer percepção acerca de Deus sempre tem como ponto de partida o próprio Deus.

          IV.        NÃO IMPLICA EM RELACIONAMENTO COM DEUS
“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gn. 28:20-22)

É muito estranho, que depois de perceber a presença de Deus Jacó não entra em relacionamento com Deus, faz um voto cheio de “se”, de condicionais.
Ele coloca algumas condições para que seja estabelecido entre ele e Deus um relacionamento.
Muita gente tem a percepção milagrosa da presença de Deus, mas nem todos estabelecem relacionamento com Deus.
Por isso percepção da presença de Deus não implica em relacionamento com Deus.

            V.        IMPLICA NA NECESSIDADE DE UMA DECISÃO
“...o Senhor será o meu Deus.” (Gn. 28:21b)

Na sua viagem de volta para a terra de seus pais, Jacó tem novo encontro com Deus em Peniel e ali verdadeiramente ele tem um encontro pessoal com Deus.
Ali sua percepção da presença de Deus o leva a uma tomada de decisão, e a partir daquele momento, Deus passa a ser Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Muitas pessoas, como Jacó, apesar de terem a percepção da presença de Deus não entram em relacionamento com Deus.
O objetivo principal da manifestação de Deus é nos conduzir a um relacionamento pessoal com Ele.
Como anda sua percepção e relacionamento com de Deus?
A igreja é restaurada quando há uma manifestação da presença de Deus em seu meio.
Há uma nova vitalidade, a adoração torna-se viva e as orações fervorosas.
Quando a coluna de nuvem cobre a tenda, os corações se dobram nos lares.
Estamos atravessando o vau de Jaboque.
Um novo ano está chegando.
Como vamos atravessar as fronteiras deste novo ano?
Fugindo? Resistindo o amor de Deus?
Ou vamos atravessá-lo agarrados com Deus, pedindo a ele, em lágrimas que transforme a nossa vida?
Deus não desiste de amar você.
Ele está no seu encalço.
É melhor que você não demore, pois pode ser que você ainda fique manco!

Amém!!!

Nenhum comentário: