sábado, 12 de dezembro de 2015

O OLHAR DIVINO DE JESUS

“Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.” (Lc. 22:54-62)

Após ter sido preso no Getsêmani, os acontecimentos que culminaram na crucificação de Cristo estão acontecendo de forma galopante.
Numa ebulição total, os discípulos estão perdidos e não sabem que futuro os aguarda.
Jesus está sofrendo horrores e sua humilhação está atingindo extremos.
Nesse contexto são vistos espancamentos, bofetadas, açoites, a coroa de espinhos...
A insegurança e o medo tomam conta dos corações dos discípulos que estão sem saber o que fazer.

Jesus agora está caminhando para o calvário carregando a cruz e paralelamente, Pedro enfrenta uma grande batalha interior, pois, as pessoas estão afirmando ser ele participante do ministério de Cristo e de forma veemente, ele nega toda uma história que foi construída com o Senhor Jesus.
Após negá-lo por três vezes, o galo cantou se cumprindo o que Cristo havia lhe dito momentos antes: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.” (Mc. 14:30)
É exatamente nesse momento, quando Pedro o nega, que Cristo o vê e seus olhares se cruzam.
“E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes” (Lc. 22:61)
O olhar divino confrontando o olhar humano e revelando coisas profundas.
Alguns segundos sem palavras, mas que foram suficientes para mudar por completo a história de Pedro.

O que acontece quando somos confrontados com o olhar de Jesus?
O que esse olhar revelou a Pedro e revela a nós?

O olhar Divino de Jesus...

             I.        Revelou a fragilidade e incapacidade de Pedro.

Quando Jesus olha para Pedro, há o confronto do olhar divino com o humano.
Não houve como escapar!
Pedro contemplou a si mesmo e viu o quando era fraco e incapaz.
Somos homens e como tais, estamos suscetíveis a fraquezas e falhas.
“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.”(Is. 64:6)
Por um tempo Pedro achou que podia fazer grandes coisas e até mesmo caminhar com Cristo até a morte.
Contudo, após ter negado ao Senhor, ele viu o quanto era fraco e incapaz.
Ele precisava da cura do Senhor.

            II.        Levou Pedro a fazer uma reflexão da própria vida.

Nesses poucos segundos quando Cristo e Pedro estão se olhando, uma oportunidade foi gerada na vida do apóstolo.
Ele pode fazer uma reflexão da própria vida.
Por certo deve ter questionado: Quem sou eu? Onde estou? Para onde vou?
Pedro entendeu que ele era resultado de um contexto, ele era produto de um sistema, de uma cultura.
Ele refletiu acerca da própria história de vida.
Você já parou para pensar em sua vida?
Já imaginou que nesse momento Jesus te contempla?
Olhar o meu contexto de vida, além de questionar as implicações da minha própria trajetória, é também pensar em três perguntas relevantes:
a.     O que Deus pensa de mim?
b.    O que os outros pensam de mim?
c.     O que eu penso de mim?
Você já fez uma reflexão de sua própria vida?

           III.        Revelou o Amor do mestre para com Pedro.

Ali naquele momento quando Jesus olha para Pedro, poderosamente o Amor do Mestre foi revelado.
É como se Cristo estivesse dizendo: “Pedro, apesar de você ter falhado, ter me negado, eu quero que saiba que eu te amo. Eu te entendo e já preparei o caminho da cura para você.”
“Pedro, tudo vai dar certo.”
Aquele que teve um encontro real com Cristo não vive sozinho e perdido nesse mundo.
Ele tem a presença viva do Senhor através do Espírito Santo que é o consolador daquele que crê.
Ele tem um advogado divino, que intercede a Deus por ele.
“MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”  (I Jo. 2:1)
Como nosso advogado Cristo nos ama e nos purifica de todo o pecado.
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”  (I Jo. 1:7)

          IV.        Levou Pedro ao caminho da cura.
           
Jesus não olhou Pedro para condená-lo, mas para curá-lo.
Ali naquele momento o Mestre estava ministrando a cura que o discípulo necessitava.
O texto nos diz que após ter sido confrontado com o olhar de Cristo, Pedro saiu e chorou amargamente.
“E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.” (Lc. 22:62)
Não há dúvidas de que essas lágrimas foram de arrependimento.
Ali estava um coração quebrantado reconhecendo o seu pecado e clamando pelo perdão do Mestre.
Após Sua ressurreição, Cristo está confrontando o apóstolo de forma maravilhosa e confirmando a cura que havia gerado em seu coração.
“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo. 21:15-17)
Ali naquele momento foi confirmada a cura daquele que seria usado poderosamente como uma testemunha viva do Senhor Jesus.
                                                                                        
O olhar de Jesus é diferente.
E Jesus é o mesmo ontem e hoje, Ele continua a nos olhar da mesma forma, não há mudança n’Ele.
Ele está vivo, e é tremendo quando uma pessoa toca n’Ele com fé, quando explode em cada coração a alegria de ver a manifestação do que foi conquistado na cruz.
O olhar de Jesus busca e alcança os corações.
Nesse momento Jesus está te vendo e conhece todos os seus pecados.
Ele te ama e quer levá-lo ao caminho da cura.
Esse caminho começa num coração quebrantado, arrependido e sincero.
Começa com aqueles que se reduzem a nada, para receberem o Tudo de Deus.
Onde você estiver agora, ore ao Senhor e clame pelo Seu perdão.
Nesse momento o sangue de Cristo será derramado sobre a sua vida e irá gerar a cura que você tanto precisa.
Cristo te ama!


Amém!!!

Um comentário:

sou de deus disse...

Boa é esas palabra Deus te abençoe pastor.