quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

NOVO ANO COM JESUS

Texto Bíblico: Apocalipse 21:1-8

Vivemos em um mundo bastante desanimador.
No início de um novo ano, procuramos em vão por perspectivas de tempos melhores.
Se analisarmos a situação internacional, se observarmos as dificuldades econômicas e o baixo nível moral dos povos, não há muitos motivos para esperar por momentos mais luminosos para este mundo.
Até mesmo é duvidosa a realização dos anseios que temos para nossa vida pessoal neste novo ano.

Vamos iniciar um novo ano em nossas vidas e isso renova as nossas esperanças, os nossos sonhos, alvos e objetivos.
Deus, ao nos presentear com um novo ano, nos presenteia também com novas oportunidades de conquistas, sonhos e realizações.
Deus tem seus planos e objetivos para esse novo ano.
Ele não faz nada à toa, sem um propósito definido e nem deseja que nós vivêssemos sem planos e metas definidas para as nossas vidas.

Quais são os sonhos de Deus para este novo ano?

             I.        DEUS QUER HABITAR CONOSCO
“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” (Ap. 21:3)

Desde a criação do homem, Deus demonstrou ardente desejo de manter comunhão conosco, de estar ao nosso lado, de ser nosso amigo.
No jardim do Éden, Deus, ao cair da tarde, visitava o homem e conversava com ele.
Depois de o homem pecar e se distanciar de Deus, houve todo um plano elaborado com todo o carinho, paciência e amor para a restauração dessa comunhão com Deus.
“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn. 3:15)
E por fim, Deus se fez homem, habitou entre nós por meio do Seu Filho Jesus.
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo. 1:14)
Por meio de Jesus, o homem se fez templo do Espírito Santo de Deus.
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co. 6:19)
Vemos que na consumação dos séculos, Deus mesmo habitará eternamente conosco.
Mas para isso, precisamos convidar Jesus para entrar em nossa vida, em nosso coração.
Você deseja fazer isso agora?
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” (Ap. 3:20)

            II.        DEUS QUER ACABAR COM O SOFRIMENTO
“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” (Ap. 21:4)

A dor, morte, sofrimentos, tristezas, decepções, enganos, doenças, tribulações e toda a espécie de sofrimento é resultado do pecado do homem.
Deus não planejou isso para nós, e hoje, em Jesus, temos a solução para todos os nossos problemas, sofrimentos, enfermidades e até mesmo para a morte, pois com Jesus o homem não morre eternamente, ou seja, não enfrentará a chamada segunda morte.
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” (Ap. 21:8)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (Jo. 11:25-26)
Se desejarmos um novo ano com alegria, paz, felicidade, prosperidade e tudo o mais de bom, agradável e perfeito, precisamos entregar as nossas vidas a Jesus, precisamos entregar a Ele todo o nosso fardo, problemas, dificuldades e sofrimentos, pois Ele cuida de nós.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt. 11:28-30)
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pe. 5:6-7)
O que você está esperando para entregar a sua vida a Jesus?

           III.        DEUS QUER NOS FAZER VENCEDORES
“Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Ap. 21:7)

Temos visto, ano após ano, as pessoas se debaterem em meio aos seus problemas e lutas, tentando vencer na vida, tentando conquistar os seus sonhos e serem felizes, mas muitas não conseguem, ainda que lutem com toda a bravura e dedicação.
São tantos os sonhos: emprego, casa própria, carro novo, curso de nível superior, casamento, cura, restauração familiar, projetos guardados nos corações etc.
E por não conseguirem, desanimam, perdem a esperança e até desistem. Isso acontece quando estão lutando sozinhas, pois aqueles que entregam o seu caminho ao Senhor e confiam n'Ele, tudo Ele fará.
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” (Sl. 37:5)
Você crê que Deus pode te dar a vitória?
A vitória começa quando o homem se rende ao Senhor Jesus e o aceita como seu Salvador.
A partir daí, a sua vitória é certa!
Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé em Jesus.
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I Jo. 5:4-5)

Deus deseja habitar conosco, andar conosco, acabar com todo o sofrimento e nos fazer vencedores.
Deus também deseja nos salvar e nos fazer Seus filhos.
“Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Ap. 21:7)
Tudo só depende de uma decisão nossa para Deus executar os Seus planos e a Sua vontade em nossas vidas.
Diga sim para Deus, receba a Jesus em seu coração e tenha um novo ano repleto de conquistas.

Quando Deus começa a Sua obra em nossas vidas, Ele a completa.
“Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” (Fp.1:6)
A nossa parte é buscar a Sua Presença, permitindo o Seu trabalhar em todas as áreas da nossa vida.
Portanto, distante de Deus, a transformação não acontece, pois é nesse espaço que distancia uma pessoa da Sua presença, que o inimigo age para perturbar e destruir a sua vida.
É estando em Cristo, na presença de Deus que vamos receber da Sua vida, passando a ser novas criaturas, que Deus, a nossa Luz, vai brilhar sobre nós e assim tudo se fará novo em nossas vidas e teremos um Ano Novo de vitórias.

Amém!!!

Nenhum comentário: