quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NATAL UM TEMPO DE DEUS PARA VOCÊ

Texto Bíblico: Lucas 2:8-20

O período do Natal tem sido confundido muitas vezes com festas, mas sabemos que o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
“Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”  (Rm. 14:17) 
Ao mesmo tempo em que muitos se reúnem para festejar o fim de ano, existem pessoas que estão solitárias, sem motivos ou amigos para se alegrar.
Por isso se quisermos comemorar esta data de maneira que agrade ao Senhor Jesus, devemos saber que o Natal é um tempo especial para a família.
Você pode e deve reunir a família para se alegrar, mas sem esquecer o propósito principal do Natal.
Os pastores de Belém foram os convidados especiais para testemunhar o nascimento de Jesus Cristo.
Refletindo sobre o contexto que estavam no momento, podemos aprender como deve ser para nós este tempo de comemoração do Natal.
Como devemos celebrar o Natal?
Vamos aprender com os pastores de Belém que o Natal é tempo de:

             I.        Tempo de Trabalho
“Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.” (Lc. 2:8)

Aqueles pastores estavam trabalhando nos campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
Deus sempre chama pessoas bem ocupadas para fazer sua obra como fez com Moisés que cuidava do rebanho de seu sogro.
“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.” (Êx. 3:1)

Davi apascentava as ovelhas de seu pai.
“Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é. Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.” (I Sm. 16:11-13)

Gideão que malhava o trigo.
“Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.” (Jz. 6:11)

Eliseu estava arando a terra.
“Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele.” (I Rs. 19:19)

E com os discípulos que estavam pescando.
“E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.” (Mc. 1:16-17)

Deus não chama pessoas preguiçosas para o duro trabalho de sua Obra.
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.” (Pv. 6:6)
O Natal é tempo de trabalhar, de pagar as contas, de colocar a casa em ordem, preparar para receber visitas de parentes e amigos.
Natal é tempo de trabalhar!
                             
            II.        Tempo de Luz
“E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.” (Lc. 2:9)

Aquela noite escura foi iluminada quando os pastores foram surpreendidos com a aparição de um anjo de Deus e a Glória do Senhor brilhou ao redor deles.
A luz do Natal não são as lâmpadas coloridas que enfeitam casas e praças e sim a luz de Deus que ilumina corações para amar ao seu próximo e fazer a vontade de Deus. Jesus nos ensinou que somos a luz do mundo e que esta luz deve ser exposta para iluminar o mundo.
“Vós sois a luz do mundo; nãose pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeiae se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens,para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5:14-16).
Natal é tempo de luz!

           III.        Tempo de Evangelização
“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor...... E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita.”  (Lc. 2:10-11, 17)

Os pastores receberam a boa nova do evangelho pela primeira vez anunciando que havia nascido o Salvador que é Cristo, o Senhor. 
Eles acreditaram naquela mensagem e confiaram no Senhor.
Como aqueles pastores fizeram, é preciso ouvir esta boa notícia e aproveitar a oportunidade para evangelizar pessoas no Natal pregando sobre a vinda do Salvador ao mundo.
Muitas pessoas sabem que Jesus é o Salvador, mas ainda não o aceitaram como Senhor de suas vidas.
Natal é tempo de Evangelização!

          IV.        Tempo de Sinais
“E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (Lc. 2:12)

Deus mandou vários sinais para os pastores entenderem a mensagem do nascimento de Jesus, como os anjos e a luz da glória de Deus, mas o sinal orientado pelos anjos seria que encontrariam a criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura.
As faixas eram panos velhos e a manjedoura era um coxo de alimentar animais.
O sinal que Deus mandou para os pastores era algo muito simples e rude, quase não perceberiam se não fossem despertados para este detalhe.
Muitas vezes Deus manda sinais para mostrar sua vontade em nossas vidas, mas esperamos coisas muito grandes e extraordinárias, não percebendo que Deus pode usar coisas pequenas e simples para revelar seu propósito em nossas vidas.
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.” (Mt. 11:25)
Um sinal significa uma marca ou algo que aponte uma direção.
No período do Natal, fique mais atento para as mínimas coisas que Deus pode permitir para manifestar em sua vida.
Natal é tempo de sinais de Deus!

            V.        Tempo de Louvor
“E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!...... E voltaram os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.” (Lc. 2:13-14, 20)

O ambiente daquela noite escura e fria de trabalho dos pastores foi alegrado com muito louvor.
Os anjos louvaram a Deus e os pastores também glorificaram a Deus.
Não precisamos de um motivo maior para adorar ao Senhor Jesus do que sua vinda ao mundo para nos salvar.
Como aqueles pastores, devemos tirar tempo para adoração, ir ao culto, cantar enquanto trabalhamos e dizer palavras de gratidão.
“Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” (Sl. 34:1)
Se o seu Natal não é passado cultuando a Deus, então não é o verdadeiro Natal.
Natal é tempo de louvar a Deus!

          VI.        Tempo de Oportunidades
“E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.” (Lc. 2:15-16)

Aqueles pastores não ficaram ali parados só contemplando a beleza angelical e ouvindo as lindas melodias celestiais. Eles agiram.
Dispuseram-se e caminharam até Belém para verificar o que lhes foi anunciado.
Se tivessem deixado distrair por seus afazeres, teriam perdido a oportunidade de conhecer Jesus e presenciar o maior acontecimento de toda a história da humanidade.
No período do Natal, portai-vos com sabedoria para com os que são de fora, aproveite as oportunidades para ajudar pessoas, pedir perdão e perdoar quem te ofendeu, aproveite bem o tempo com seus familiares e principalmente adore a Deus em todo o tempo.
Natal é tempo de oportunidades!

         VII.        Tempo de Reflexão
“E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita. E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração.” (Lc. 2:17-19)

Maria ouviu tudo o que os pastores falaram, percebeu sua alegria e admiração pelo que tinham visto e sentiu a mesma paz que transmitiam em suas palavras.
Sua reação foi ficar meditando e refletindo em tudo o que ouviu.
O período do fim de ano é um tempo de consultar no travesseiro o coração e sossegar.
“Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos.” (Sl. 4:4)
Refletir sobre tudo o que aconteceu durante o ano e meditar procurando mudar a vida, atitudes e melhorar relacionamentos.
Aproveite este tempo para pensar o que fez errado e o que deixou de fazer para melhorar a partir de agora.
Natal é tempo de reflexão!

Natal é um tempo de Deus para você e sua família!
Com esta mensagem aprendemos que o tempo do Natal deve ser bem aproveitado para trabalhar, perceber a luz de Deus em nossas vidas, evangelizar pessoas anunciando que o Salvador veio ao mundo, contemplar os sinais de Deus em nossas vidas, louvar a Deus em culto de gratidão, aproveitar as oportunidades da vida para abençoar e ser abençoado e também refletir em que devemos melhorar em nosso viver para o próximo ano.

Feliz Natal somente com Jesus!

Amém!!!


Nenhum comentário: