segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MARCAS DE UM BOM OBREIRO

“Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.“ (I Rs. 19:19-21)

O profeta Eliseu foi um homem tremendamente usado por Deus no Antigo Testamento.
Foi o sucessor do grande profeta Elias, recebendo a sua capa quando este foi arrebatado num redemoinho do outro lado do Rio Jordão.
Eliseu operou o dobro dos milagres de Elias, afinal, foi o que ele havia pedido.
“Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” (II Rs. 2:9)

Como todo bom obreiro, Eliseu teve um começo, e o seu começo mostra muito sobre o seu coração.
O Senhor manda Elias ungir a Eliseu para ser profeta em seu lugar.
“Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” (I Rs. 19:15-16)

Quando Elias desce e vai de encontro a Eliseu, vemos cinco grandes marcas na vida deste homem:

  • ERA TRABALHADOR:
“Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.” (I Rs. 19:19)

Realmente nunca vi Deus chamando a desocupados ou os preguiçosos para a Sua Seara.
Todos os que foram chamados por Deus para um propósito no Seu Reino, estavam, de alguma forma, envolvidos nas suas responsabilidades quotidianas.

Um pai recebeu a visita do pastor na sua casa e lhe disse: “Pastor, esse meu filho não dá para mais nada na vida, já tentou de tudo e não deu certo em nada. Creio que ele vai ser um bom pastor”
Não vai ser não, pois ministério não é um cabide de emprego, ministério não é profissão.
Embora seja uma carreira, está longe de ser uma profissão.
Quem entra para o ministério tem que entrar despido de torpe ganância.
“Não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;” (I Tm. 3:3)

Ao entrarmos no ministério, entramos dispostos a semearmos mais do que aquilo que podemos receber.

Deus não chama a desocupados e preguiçosos para a Sua obra, pois ela clama por pessoas responsáveis, que não amem as suas próprias vidas o suficiente para viverem para si mesmas.
Eliseu era um bom trabalhador!

  • ERA BOM FILHO:
“Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.” (I Rs. 19:20)

Ele lembra-se de beijar os seus pais antes de partir para ser um profeta.
Esse beijar, nos mostra como ele honrava os seus pais.

Deus não chama para o ministério pessoas que desonram os seus pais.
Aliás, os filhos desobedientes e rebeldes são tratados com muita severidade por Deus.
O Senhor chega a dizer que quem não honra os seus pais não terá uma vida longa.
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” (Ex. 20:12)

Alguns chefes de famílias que mesmo depois de adultos continuam dependendo do sustento dos seus pais. Isso também é uma forma de desonra, pois os filhos é que precisam abençoar os seus pais na velhice.
Eliseu era um bom filho!

  • ERA GENEROSO:
“Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.“ (I Rs. 19:21)

Ele mata os bois e prepara um banquete para o povo.

A generosidade é das qualidades do obreiro que mais agradam ao Senhor, pois ela mostra os frutos de uma pessoa que não está apegada aos bens materiais ou às ansiedades em relação ao dia de amanhã.

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (At. 20:35)
A generosidade na vida de uma pessoa é um dos reflexos do caráter de Deus nela, pois Deus foi tão generoso conosco que nos enviou o que Ele tinha de melhor, o Seu Filho Unigênito.

  • ERA OBEDIENTE:
“Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.“ (I Rs. 19:21b)

O pedido de Eliseu
Eliseu não retardou a obediência, como um dos discípulos de Jesus tentou fazer ao dizer que primeiro precisava enterrar o seu pai.
“E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.” (Mt. 8:21)
Ou seja, ele queria primeiro esperar seus pais morrerem para estar livre para o ministério.
“Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.” (Mt. 8:22)

Obediência retardada é desobediência.
Mas Eliseu não perdeu tempo, levantou-se e agiu, seguindo a Elias.

Humanamente falando, ele estava deixando uma vida segura no campo ao lado da família, para viver uma vida de aventuras ao lado do profeta Elias, um homem que vivia quase que como um peregrino, sem uma aparente segurança.
Eliseu creu na palavra de Deus através de Elias e isso foi suficiente para que o seu destino fosse alterado para sempre.

“Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (II Cr. 20:20)

  • ERA SERVO:
“Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.“ (I Rs. 19:21b)

A Palavra fala que ele servia a Elias, que deitava água em suas mãos.
“Perguntou, porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do SENHOR, para que consultemos o SENHOR por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.” (II Rs. 3:11)
Não há melhor medidor da autoridade espiritual de alguém como o seu serviço em prol do outro.

Muitos querem ser servida, quando na verdade, autoridade tem aquele que serve voluntariamente, fazendo do serviço parte do seu estilo de vida.

Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Eliseu era muito parecido com Jesus!

Eliseu, um grande homem de Deus que nunca deixou de ser servo.
Começou pondo água nas mãos de Elias, um gesto claro de sua presteza em servir, e foi exaltado por Deus.
Mesmo sem ter escrito uma linha, levanta-se como um dos maiores profetas bíblicos de todos os tempos.
Devemos imitá-lo em sua vida de serviço e amor a Deus.
A vida de Eliseu demonstra o poder e o exemplo de um homem que ama e teme a Deus.


Amém!!!

Nenhum comentário: