“E recebeu o sinal da
circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para
vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que
lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não
são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão,
nosso pai, antes de ser circuncidado.” (Rm. 4:11-12)
Chamar é o ato de convocar
alguém por meio de sinais previamente convencionados ou atrair a outrem se
utilizando de meios e estratégias desconhecidos.
Isto
difere da palavra escolhido, preferido, predileto ou ainda selecionado para uma
tarefa especifica.
Muitos
dos homens e mulheres que foram alcançados por Deus para a salvação também
receberam uma convocação para a realização de tarefas especificas dentro da
visão de Deus, no propósito de fazer expandir a obra de Deus em todo o mundo.
O
obreiro verdadeiramente chamado pelo Senhor sente o peso da responsabilidade e,
esse tipo de obreiro tem o seu ministério confirmado a cada dia.
E
o importante, nesse caso, é o que o Senhor diz acerca desse obreiro, e não o
que as pessoas pensam ou falam dele.
Deus
faz questão de demonstrar que está com quem verdadeiramente chamou, dando
testemunho dele.
Porque
é importante a chamada divina?
Qual
a razão da chamada?
A
chamada divina tem alguns propósitos importantes como, esclarecer que o
ministério, seja qual for, nunca foi uma profissão, o ministério é um Dom e uma
vocação de Deus.
“E ele mesmo concedeu
uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros
para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o
desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos
cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais
sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por
todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem
ao erro.”
(Ef. 4:11-14)
A
partir desta premissa básica, todo aquele que é chamado pelo Senhor deve estar
consciente de que:
·
Do Senhor vem à
recompensa
“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu,
presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda
co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus
que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer;
nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos
foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o
Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (I Pe. 5:1-4)
·
Pelo Senhor será
julgado
“Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós
ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me
argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me
julga é o Senhor.”
(I Co. 4:3-5)
A certeza da chamada de Deus faz o servo do
Senhor superar obstáculos considerados, pelo homem natural, insuperáveis.
Mas
existem chamadas que Deus não tem participação nenhuma tais como: chamada
humana, chamada própria.
Nestes
casos a pessoa não consegue dar continuidade em seu trabalho, pois não resiste
às provas para conseguir a aprovação de Deus.
·
A CHAMADA DIVINA
A
chamada de Deus é clara e inconfundível, e independe da vontade humana, como
por exemplo, a chamada de Arão, Jonas, Amos, Moisés, Gideão, Samuel, Davi, etc.
São
homens que foram chamados sem consulta prévia.
“Respondeu Amós e
disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e
colhedor de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me
disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel.” (Am. 7:14-15)
Inúmeros
outros exemplos poderiam ser citados.
Homens,
que, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram
promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam
ao fio da espada; da fraqueza tiraram força; fizeram-se poderosos em guerra.
“E que mais direi?
Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de
Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os
quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram
promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam
ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra,
puseram em fuga exércitos de estrangeiros.” (Hb. 11:33-34)
a. A chamada é acompanhada da missão
Ninguém que é chamado
por Deus vive de um lado para o outro, de um trabalho para outro sem ter
certeza da vontade de Deus.
Deus,quando chama, comissiona seu servo para
uma missão especifica.
A
chamada é acompanhada de disposição para o trabalho.
Mateus
registrou em seu evangelho a parábola que Jesus contou sobre os trabalhadores e
o senhor da vinha.
Disse
Jesus na parábola, que um pai de família levantou cedo para conseguir
trabalhadores para a sua vinha.
Esse
senhor saiu de madrugada para contratá-los.
Deus está procurando pessoas que
estejam dispostas a fazer a sua obra, ainda que de madrugada.
A
Bíblia diz que aqueles trabalhadores não escolheram tarefas.
Foram
contratados e receberam a orientação do que deveriam fazer.
Nada
combinaram sobre pagamento.
Eles
foram trabalhar confiando que aquele pai de família lhes pagaria o salário
justo.
No
final do dia aquele homem pagou a todos sem fazer discriminação do trabalho
realizado pelos trabalhadores.
Deus
também não faz discriminação entre os seus trabalhadores.
“Tudo quanto
fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o
Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco
a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.” (Cl. 3:23-25)
b. A ocasião da chamada
Se Deus chama como
quer, isto é de modo soberano, é lógico que Ele também chama quando quer.
Não
há faixa etária privilegiada, como vemos a seguir:
a)
Desde o ventre, o Senhor chamou Jeremias, e Paulo.
“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te
conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” (Jr. 1:5)
“Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me
chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse
entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, nem subi a
Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões
da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.” (Gl. 1:15-16)
b) O Senhor chamou Davi, sendo este jovem, e,
possivelmente Timóteo.
“Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos?
Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas.
Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa
sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de
belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é
ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e,
daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel
se levantou e foi para Ramá.” (I Sm. 16:11-13)
“Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo
chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom
testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Quis Paulo que ele fosse em sua
companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares;
pois todos sabiam que seu pai era grego.” (At. 16:1-3)
Em
qualquer época de nossa existência, o Senhor pode nos chamar para o ministério
ou para o cumprimento de uma missão em particular.
c) O Senhor chamou Davi quando cuidava do
rebanho de seu pai.
“Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos?
Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas.
Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa
sem que ele venha.”
(I Sm. 16:11)
d) O Senhor chamou
Eliseu quando estava lavrando com doze juntas de boi.
“Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de
Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava
com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então,
deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a
minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já
sabes o que fiz contigo. Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de
bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao
povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.” (I Rs. 19:19-21)
e) O Senhor Chamou
Paulo a caminho de Damasco, com o objetivo de prender cristão.
“Com estes intuitos, parti para Damasco, levando
autorização dos principais sacerdotes e por eles comissionado. Ao meio-dia, ó
rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol,
que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo. E, caindo todos nós por
terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me
persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. Então, eu perguntei:
Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu
persegues. Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te
apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me
viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os
quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para
a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão
de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (At. 26:12-16)
f) Deus chamou Amós quando trabalhava
pastoreando as ovelhas.
“Então, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge
para a terra de Judá, e ali come o teu pão, e ali profetiza; mas em Betel,
daqui por diante, já não profetizarás, porque é o santuário do rei e o templo
do reino. Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo
de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de após
o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel.” (Am. 7:12-15)
g) Jesus chamou um cobrador de impostos.
“Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado
na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. E sucedeu que,
estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram
lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam
aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas
Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide,
porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois
não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.” (Mt. 9:9-13)
·
A CHAMADA HUMANA
Nem
sempre Deus tem participação neste tipo de chamada, é a chamada do tipo: “Vem
para cá!”
É
um simples convite humano.
Temos
exemplos bíblicos desse tipo de chamada na vida de homens como Ló, que
acompanhou Abraão.
“Partiu, pois, Abrão,
como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos
quando saiu de Harã.”
(Gn. 12:4)
Ló
simplesmente foi com ele, diz a Bíblia.
Há
obreiros nessa situação, apenas seguindo alguém, sem terem qualquer chamada
individual.
Samuel
quase ungiu a Eliabe por si próprio, quando o homem que Deus escolheu era Davi.
“Sucedeu que,
entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR
o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência,
nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o
homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (I Sm.16:6-7)
·
A CHAMADA PRÓPRIA
É
aquele tipo de chamada onde a pessoa se oferece sem que Deus tenha participação
no caso.
O
escriba disse a Jesus: “Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei”.
Jesus
respondeu: “As raposas tem seus covis, as
aves do céu ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Esse
é um tipo de chamada própria.
Existem
também os maus obreiros que inventam um chamado para usar o ministério em
proveito próprio, envergonhando o Evangelho revelando-se verdadeiros parasitas
preguiçosos, desordenados, mercenários, mentirosos, rebeldes, faladores,
infiéis e problemáticos.
“Escrevi alguma coisa
à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá
acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele
pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas
coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e
os expulsa da igreja.” (III Jo. 1:9-10)
“Nadabe e Abiú,
filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre
este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes
não ordenara.”
(Lv. 10:1)
Sem
fidelidade não há unidade e sem esta não existe mobilização para fazer a obra
de Deus.
Para
que a obra de Deus cresça, é necessário haver união.
Todo
obreiro deve ter consciência dos seus deveres e ser fiel ao ministério.
A
obra de Deus precisa de obreiros comprometidos e não apenas envolvidos.
É
preciso haver conscientização por parte do obreiro a respeito do seu trabalho.
O
obreiro deve ter o cuidado para cumprir as tarefas que recebeu de Deus,
considerando o trabalho como um ato de adoração e agradecimento a Deus.
Você
achou que é difícil ser um obreiro verdadeiramente chamado por Deus?
Se
fosse fácil, qualquer um poderia abrir igrejas aqui e ali e dizer que é
“apóstolo” ou “bispo”.
Aliás,
tem muitos falsos obreiros fazendo isso.
Mas
haverá o dia do acerto de contas, naquele grande Dia.
“Muitos, naquele dia,
hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu
nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos
milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de
mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt. 7:22-23)
Para
ser um obreiro de fato, é preciso entrar pelo caminho da obediência à Palavra.
“Atenta para o
ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.” (Cl. 4:17)
Amém!!!
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