sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA PERSEVERANÇA

Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (Fp. 3:12)

A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã.
A perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã.
É, também o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos, devido à abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.

Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.

            I. PORQUE PERSEVERAR?

Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação.
"Mas aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt. 24:13)
Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo.
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos.

Exemplos bíblicos de perseverança:

Noé
Perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.

Josué
Perseverou em seguir ao Senhor.
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js. 24:15)
O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus.
Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés.
Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.

Rute.
Foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa.
“Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.” (Rt. 4:13)
E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus.
“Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé.” (Mt. 1:5)
No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança.
Jesus diz: “Mas, a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.” (Lc. 8:15)

O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração: "E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus." (At. 13:43)

Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança, o melhor exemplo é Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo.
“Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.” (Mt. 4:10-11)
E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais Ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes.
Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida.
“Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.” (II Cr. 15:7)

            II. NÃO DEIXES DE PERSEVERAR

Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus.

Judas
“Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.” (Mt. 27:4-5)

Himeneu e Alexandre.
“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (I Tm. 1:19-20)

Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança:
Nos conduz a salvação: “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt. 24:13)
Nos torna santos: “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.” (Cl. 1:22)
Nos torna seguros: (I Co. 15:58)

            III. AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA

A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos.
“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo.” (II Pe. 1:4)

Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo.
“Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co. 2:16) .

A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual.
“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Rm. 12:12) .

A perseverança é sinal de vitória.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Tm. 4:7)
A perseverança produz vitória!!!

O cristão perseverante não pode se separar de Cristo.
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” (Gl. 5:4)

            IV. A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA

Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz: "Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo." (Mt. 24:13)
A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir.
Não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus.
Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.” (I Tm. 4:1-3)

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mt. 24:4-5)

Satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não se deixe levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências.
Seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo.
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Ap. 12:9)

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I Jo. 2:16-17)

Arte da perseverança está na renúncia, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus.
É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!!!



Nenhum comentário: