segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

CARÁTER DO SERVO QUE AGRADA A DEUS

Texto Bíblico: I Tessalonicenses 1-3

Através do exemplo de Paulo, podemos comprovar como deve ser o caráter de um servo de Deus.
A dedicação e o amor dele ao Senhor está acima de qualquer dificuldade que se possa encontrar no caminho.
Paulo é um exemplo de servo chamado para ministrar no trabalho de Deus.
A conversão dele foi genuína, de perseguidor da igreja de Deus passou a ser perseguido por causa dela.
O apóstolo abriu mão de seus direitos e de sua própria vontade para servir integralmente ao Senhor.
Ele desenvolveu um caráter aprovado por Deus e que devemos imitar.
“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (I Co. 11:1)

Como deve ser o caráter do servo que agrada a Deus:

             I.        A oração e a intercessão devem fazer parte de sua vida
“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.” (I Ts. 1:2-4)

Paulo intercedia por todos os irmãos, reconhecia o valor que tinham no serviço do Senhor e enfatizava e valorizava as suas qualidades.

            II.        Ser guiado com poder pelo Espírito Santo
“Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (I Ts. 1:5-7)

Paulo tinha convicção do que fazia, pois deixava o Espírito Santo guiar os seus passos.
Ele não apenas ensinava a verdade, mas a praticava em sua própria vida.
Ele não desprezava as escrituras, pois cria nelas e deixava o Espírito de Deus auxiliá-lo.
“Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias.” (I Ts. 5:19-20)

           III.        Ter coragem
“Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.” (I Ts. 2:1-2)

Paulo não se intimidava com a grande oposição e perseguição de seus adversários, porque tinha total confiança em Deus e sabia que Ele não o abandonaria.
Mesmo sendo maltratado e insultado, não deixava de pregar a palavra.
Lutava com todas as suas forças para alcançar o seu objetivo.

          IV.        Ser fiel
“Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo;  pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.” (I Ts. 2:3-4)

Fidelidade é uma das virtudes pessoais que o servo de Deus deve desenvolver em sua vida, pois ela é um dos atributos naturais de Deus e Ele espera que todos os seus seguidores também tenham.
“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” (I Co. 1:9)
Deus confiou a Paulo o evangelho para que ele pudesse ser anunciado aos povos em conformidade com a vontade do Senhor.
O apóstolo demonstrou a sua fidelidade falando apenas o que agradava a Deus e não aos homens.
Ele não mudava a sua postura por causa das perseguições, tradições ou cultura, porque sabia de seu compromisso com Deus.

            V.        Não se corromper
“A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros. Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos.” (I Ts. 2:5-7)

O servo de Deus não pode servir a dois senhores disse Jesus.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Lc. 16:13)
Aquele que quer trabalhar para Deus deve esquecer seus próprios interesses para fazer aquilo que o Senhor quer e da maneira que Ele quer.
O discípulo de Cristo não se vende por nada.
Não fala coisas vãs para agradar a homens nem faz seu trabalho por obrigação.
Pelo contrário ele dá a sua vida pela obra de Deus, ele quer agradar a Deus sobre todas as coisas e faz o seu trabalho com amor e por amor a Jesus.
“Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.” (I Co. 10:33)

          VI.        Ser irrepreensível
“Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.” (I Ts. 2:10)

Paulo se preocupava muito com o seu testemunho diante de Deus e dos homens.
Ele procurava ter uma conduta limpa, correta e sem faltas.
“Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.” (II Co. 1:12)
Ter uma vida limpa é o dever de todo filho de Deus.

         VII.        Ter bondade em seu coração
“E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (I Ts. 2:11-12)
“Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos.” (I Ts. 3:1-2)

Paulo entendia a bondade de Deus e por isso procurava passá-la aos irmãos.
Deus quer corrigir os homens de suas transgressões para transformá-los em novas criaturas.
O apóstolo sabia da importância de corrigir os irmãos de suas faltas, por isso não deixava de exortar, repreender e admoestá-los a viverem uma vida santa na presença de Deus.
“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica.” (Fp. 1:27)

        VIII.        Ter alegria
“Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus,  orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé?” (I Ts. 3:9-10)

A alegria de Paulo estava em primeiro lugar, servir a Deus levando a mensagem de salvação aos homens; segundo, em ver que seu trabalho não estava sendo em vão; e em terceiro, por ser útil aos irmãos.
A alegria do cristão é saber que seu trabalho, esforço e sua fé serão recompensados pela salvação eterna no último dia.
Paulo aprendeu a viver contente em qualquer situação, abrindo mão de tudo que possuía.
“Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” (Fp. 3:8)
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (Fp.  4:11)

Seja qual for o serviço prestado a Deus nos trabalhos da igreja o discípulo de Cristo deve colocar em prática os ensinamentos do Senhor.
É preciso que ele procure ser exemplo para os outros, e assim a palavra e o nome de Deus não sejam difamados.
É preciso que ele imite a Cristo, e dessa forma, seja notada a direção do Espírito Santo em sua vida.
Por isso é muito importante que o servo de Deus tenha uma vida íntegra e correta aplicando sempre os ensinamentos do Senhor primeiramente em sua própria vida.
Os servos que ministram na igreja precisam agir com seriedade em sua conduta, praticando os ensinamentos de Jesus, tendo a direção do Espírito Santo de Deus.

O Senhor já nos deixou o modelo do servo que lhe agrada.
Aquele que se entrega completamente ao seu senhorio e autoridade.
Se Paulo, sendo um homem pecador como nós, serviu a Deus e conseguiu a Sua aprovação, porque nós não conseguiremos?
Busquemos a Deus e a Sua soberana vontade enquanto há oportunidade e imitemos aqueles que seguem a verdade.


Amém!!!

Nenhum comentário: