quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A PREGAÇÃO DE FELIPE

"E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou." (At. 8:37-38)

É lamentável notar o quão distante os cristãos têm andado no evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Criam-se doutrinas, dogmas e tradições humanas que ao invés de levar o pecador à Cristo, os fazem distanciar.
É muito triste ver igrejas e igrejas sendo abertas, e como as ondas do mar, irem de um lado a outro, com tantas cargas e doutrinas, e não levando Cristo aos corações.

Neste pequeno estudo, tratarei desse tema, que talvez seja polêmico para alguns, pois muito do que será dito poderá ir de encontro às crenças, e quando se fala em crenças, alguns não têm tolerância quando as suas são atingidas.
Meu objetivo não é atingir ninguém, mas mostrar a essência do evangelho que por muitas vezes é esquecida.

O Evangelho de Felipe

Evangelho traduzido significa "Boas Notícias".
Mas qual era a boa notícia que Felipe deu ao eunuco?
Qual notícia o Eunuco etíope deveria saber?

O texto bíblico diz: "E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías." (At. 8:27-28)

O Eunuco estava lendo a Bíblia.
Estava lendo, mas não entendia.
Pela forma da citação do texto bíblico, o eunuco provavelmente era de religião judia ou então de alguma forma buscava o conhecimento de Deus, pois tinha ido a Jerusalém para adorar.

Mas um mensageiro do Senhor e depois o Espírito do Senhor falou a Felipe e mandou-o se aproximar do estrangeiro.

O que Felipe pregaria?
Qual seria o evangelho de Felipe a passar ao estrangeiro e qual seriam suas boas notícias?

O apóstolo Paulo nos adverte dizendo: "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo." (II Co. 11:3)

Felipe, conhecedor da simplicidade das boas notícias, Evangelho de Cristo, aproveitou a oportunidade e apresentou Jesus ao eunuco.
Deu a ele as boas novas de que Jesus foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como cordeiro mudo não abriu a sua boca.
“Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.” (At. 8:32)

Foi mostrada por Felipe a obra de salvação de Cristo, e que Cristo já havia feito o necessário para redenção do homem.
Que ao homem caberia a função de crer.

Felipe apresentou ao eunuco o Filho de Deus, e após conhecer desse Deus maravilhoso que entregou seu filho unigênito, filho amado e único de seu tipo, o eunuco quis ser batizado.
Mas, o batismo somente poderia ser feito se houvesse fé.
“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc. 16:16)
Assim sendo, Felipe disse que somente seria permitido ser batizado, se o eunuco cresse, ao que o eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus." (At. 8:37b)
“Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” (At. 8:38)

Vejam que o Evangelho simples.
Crendo que Jesus é o filho de Deus basta para se salvar.
Conhecendo-o, é impossível deixar de crer e de amá-lo.
Assim o Eunuco foi salvo e levou essa mensagem a seu distante país.

Embora as boas novas de Cristo sejam simples de se conhecer, outros evangelhos têm sido apresentados mundo afora.
Muitos evangelhos têm surgido mundo afora, apresentando falsos cristos com falsos sacrifícios.

O Evangelho verdadeiro diz que Cristo é o filho de Deus, e diz que Ele carregou nossos pecados e os lançou no fundo do mar, e que se esqueceu deles.

§  Diz que em suas feridas somos curados do pecado.
§  Diz que Ele se assentou à direita de Deus, e que lá está, até que todos os seus inimigos sejam colocados debaixo do estrado de seus pés.
“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.” (Hb. 10:12-13)
§  Diz que por fim Ele se levantará para salvar seu povo.
“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.” (Dn. 12:1)
§  Diz que Ele entrou no Santo dos Santos uma vez por todas, obtendo eterna redenção.
“...mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.” (Hb. 9:12b)

Esse verdadeiro evangelho diz ainda que quem crer em Cristo, ainda que morra viverá novamente, será ressuscitado e não necessitará passar por nenhum purgatório ou juízo investigativo.
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm. 8:1)

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." (Jo. 5:24)

O Evangelho de Felipe é o Evangelho de Cristo.
As boas notícias é que: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito".
As boas notícias é que se estamos em Cristo, não enfrentaremos nenhum purgatório e nenhum juízo investigativo ou pré-advento.
Esse evangelho diz que se você realmente crê que Jesus é o filho de Deus, mas filho mesmo, não uma imagem de filho, você não precisa mais de julgamento, mas passou da morte para a vida, pois conhecendo esse Filho e crendo n’Ele, o mais para nossa salvação Ele já o fez.
É isso que o Evangelho de Jesus Cristo nos diz.
É isso o bastante para nossa salvação.
Não há como crer n’Ele e não amá-Lo, não há como amá-Lo e não guardar seus mandamentos, não para ser salvos, mas por amor, em gratidão ao que Ele já fez, levando para sempre todos os nossos.
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (Jo. 14:15)
O Eunuco e todos quantos compreendem o verdadeiro Evangelho de Cristo seguem sua simplicidade, e são subordinados a Cristo Jesus e a ninguém mais.
Eles seguem o Cordeiro e não se contaminam.
Lavam-se no sangue do Cordeiro e não passarão ou estão passando por nenhum juízo, pois o Senhor conhece os seus.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo. 8:36)

§  Livres de falsos evangelhos e de falsos cristos que tem surgido mundo afora.
§  Livres de todo sentimento de culpa e mágoa, livres do rancor.
§  Livres do medo de não ser salvos ou de ter que enfrentar após a morte um purgatório ou em vida ou na morte, um suposto juízo de verificação.
§  Livres de tudo que nos afaste da fonte da vida, Jesus, o Filho de Deus, que recebeu a vida do Pai e nos a concede e ninguém ou nenhuma igreja pode nos tirar da mão de Cristo.

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (Jo. 10:28)


Amém!!!

Nenhum comentário: