quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A RESTITUIÇÃO COMPLETA

“Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, como o meu servo, ou surdo, como o meu mensageiro, a quem envio? Quem é cego, como o meu amigo, e cego, como o servo do SENHOR? Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa. Não obstante, é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas e escondidos em cárceres; são postos como presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.” (Is. 42:18-22)

Aqui Jeová chama a atenção para a estranha e inexplicável cegueira de Israel, a nação-serva.
Tendo presenciado seus milagres e a sua libertação, os judeus não obstante, permaneceram obtusos e ignorantes.
O propósito divino, quando Ele escolheu Israel, foi exaltar e dignificar sua santa lei através de um povo que a obedecesse.
Mas, que tristeza!, os judeus ignoraram totalmente essa lei; e por isso teriam de ser espoliados por seus inimigos e levados cativos para a Babilônia.

O Diabo, não pode restituir nada, pois ele é pobre, ele não tem nada, muitas pessoas dizem e oram para o Diabo devolver, para o Diabo restituir, mas ele, o Diabo é como o mar morto, tudo o que ele tem para dar é morte, tristeza e miséria, ele não é o dono de nada, por isso não pode nos dar ou devolver nada. Mas Deus é a fonte de todas as coisas, somente Ele pode nos devolver, nos dar tudo, até o que foi perdido.

No tempo do profeta Isaías, Israel estava vivendo em um tempo muito difícil, e o povo estava sendo roubado, saqueado e parece que se acostumaram com isso. Os dias de hoje não são diferentes, hoje vivemos sendo roubados em tudo, em nossos direitos, nossa honra, nossa saúde, nossa dignidade está sendo roubado, e o profeta estava dizendo que não havia ninguém que os livrassem e ninguém levantasse a voz profética para dizer: RESTITUI. Mas hoje eu sou profeta em sua vida e vim aqui dizer que Deus vai te restituir, vou pedir para Deus e dizer: RESTITUI Deus!!! O que Deus vai restituir hoje?


 I.     RESTITUIÇÃO DA SAÚDE.


"Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do  homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e  ficou limpo." (II Rs. 5:14)

Naamã era um grande capitão do exército da Assíria, porém, ele era leproso, ele estava doente, sua doença era muito grave, mas um dia uma jovem foi profeta na vida dele, e ela disse que se ele fosse a Israel, lá seria curado, pois lá havia um profeta que iria restituir a sua saúde.
A Bíblia diz que ele foi até o profeta Eliseu e foi restituído a sua saúde, que era uma enfermidade em sua pele, e a pele dele ficou melhor do que era antes, pois era como a de um bebê.
Deus, quando restitui, Ele o faz melhor do que era antes.
“Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” (Jó. 42:10)
Deus restituiu a Jó, e fez melhor do que era antes, Deus deu tudo em dobro a Jó, mais bonito e melhor.

 II.    RESTITUIÇÃO DO TEMPO PERDIDO.


"As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado."  (Jl. 2:24-26)

Se tem uma coisa que não tem como voltar atrás é o tempo, o tempo é algo que devemos aproveitar o máximo, mas muitos, assim como eu, não aproveitaram o tempo de forma satisfatória e o tempo passou.
Quantos perderam uma oportunidade que nunca mais voltará, quantos perderam uma chance difícil de encontrar outra igual, tem gente que perdeu algo e acham que nunca mais terá outra igual, e isso paralisou a vida, trouxe tristeza e insatisfação.
Quantos viram as coisas em sua vida indo se minguando, o casamento quase acabando ou se acabando, as oportunidades fugindo pelas mãos, as coisas se acabando a situação piorando, parece que de tempo em tempo só coisas ruins vão acontecendo e você não vê um meio de estancar isso, você não encontra solução, mas Deus hoje vai te restituir. 

III.       A RESTITUIÇÃO DA FAMÍLIA. 

"Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-  me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se." (Lc. 15:11-24)

O filho pródigo, tinha perdido tudo, e ele sabia que o único culpado era ele mesmo, mesmo assim, ele foi atrás de seu pai.
O seu pai por sua vez, chorava a perda de um filho para o mundo e lembrava de tempos antigos de reunião familiar que poderia nunca mais voltar.
Mas um dia um deles tomou uma atitude e a partir disso, Deus restituiu essa família. 

IV.    RESTITUIÇÃO DA COMUNHÃO COM DEUS

"E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. E, tendo   passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este,   verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente." (Lc. 22:55-62)

Pedro foi uma pessoa bem próxima de Jesus, mas ele, um dia disse algo para Jesus que ele não pode cumprir. Ele disse: "Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte." (Lc. 22:33)
E Jesus lhe disse que antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes.
Você já fez alguma promessa para Jesus que não pôde cumprir? Você já fez um voto para Deus que não conseguiu realizar?
Pois é, essas coisas nos traz frustração, essas coisas mostram o nosso agir humano, a nossa fragilidade, mas assim que o galo cantou, Pedro se deu conta de quão falho ele era.
Cada amanhecer de dia e cada "cocoricó", parecia que o galo estava falando, você falhou, você negou, e Pedro já acordava com um sentimento de culpa e solidão, se sentindo o mais traidor dos homens, Pedro era o mais traidor de todos os homens. Ele se sentia incomodado.
Mas isso só durou por dois dias.
"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse.
E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém." (Mc. 16:1-8)
Quando as Marias falaram que Jesus havia ressuscitado e disse o nome de Pedro em particular, creio que Pedro procurou um lugar para chorar de alegria e satisfação, pois sabia que a comunhão com o mestre havia sido restaurada.

  V.           RESTITUIÇÃO DA ALEGRIA

"Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” (Sl. 51:12)

O pecado é algo que nos afasta de Deus, e se afastar de Deus é perder a alegria.
Davi havia pecado e isso tirou sua alegria, mas Davi se arrependeu e buscou a face do Senhor, ele se humilhou e pediu a Deus a restituição da alegria da salvação.

Fale hoje para Deus:
“Senhor, eu quero ser uma pessoa feliz, uma pessoa viva. Aquilo que me foi roubado eu quero de volta”.

Hoje você também tem a oportunidade de voltar a ser uma pessoa que tinha ação.
Peça para Deus te sustentar com um espírito voluntário.
Deus hoje restitui a sua alegria, você vai sair desse ambiente, "pisando nas nuvens", vai se sentir a pessoa mais feliz do planeta, o Senhor é o Deus da alegria.
Davi era um homem muito feliz, por um tempo ele perdeu isso, mas ele pede a alegria de volta para Deus, pois ele sabia o que tinha perdido e era muito valioso, o pai da tristeza é Satanás, ele não tem alegria, por isso ele também quer nos entristecer, mas hoje você vai dar um basta na tristeza.
Tem alguma pessoa que fez algo muito errado e por isso pensa que Deus nunca vai perdoá-lo, mas isso é um problema da sua alma, é mentira do inimigo, pois assim como Deus restituiu a alegria de Davi, também vai restituir a sua.

Amado, quais são as suas feridas? Quais são as suas perdas? Qual tem sido a sua miséria?
Pegue tudo isso, estas antigas feridas, as preocupações e as tristezas mais íntimas do seu coração, junte aos seus anos consumidos, e deixe que Deus restaure para você os mesmos anos que foram levados.
Então, por favor, prossiga para o alvo da sua soberana vocação em Deus!

Deus sempre nos quer ver felizes, alegres e vivendo a vida abundante que Jesus veio nos trazer.
Aqueles que estão sendo restituídos precisam saber que, por trás de cada restituição, existe um alto preço que foi pago por Jesus na Cruz do Calvário.
A maior restituição na vida do homem é a vida eterna.


Amém!!!

Nenhum comentário: