terça-feira, 26 de abril de 2016

O BOM PERFUME

"Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?" (II Co. 2:14-16)

A possibilidade de classificarmos um perfume demonstra que nem sempre o aroma é agradável.
O cheiro ruim, geralmente, é proveniente de alguma coisa que não tem mais vida e exala cheiro de morte.
O texto bíblico em destaque nos anuncia sobre o bom perfume que é produzido por servos de Deus que receberam a tarefa de manifestar em todo lugar a fragrância do Seu conhecimento, fragrância de vida.
Como é agradável sentir um cheiro bom de uma fruta, flor ou perfume.
Em seu ministério Cristo sempre exalou amor, compaixão, misericórdia, perdão, vida.
E nós somos chamadas de "o bom perfume de Cristo", que é a Graça concedida por Deus em Cristo Jesus.

Qual é o sentido de nossa vida?
É cumprir a tarefa de exalar a fragrância de Cristo através da graça que Ele nos concede.
Ao nos aproximamos de alguém perfumado, ou sentarmos ao seu lado, sentimos a sua fragrância.
Semelhante modo, se alguém passar por nós, sentar ao nosso lado ou conversar conosco.
Precisamos exalar o bom perfume de Cristo através das nossas atitudes que devem ser todas elas baseadas no viver e ensino de Cristo.
O bom perfume de Cristo na vida do cristão se desenvolve na graça e conhecimento do Senhor, especialmente encontrado na sua Santa Palavra, através de suas atitudes, levando mudança às pessoas através do seu testemunho.
"Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (II Pe. 3:18)

Para Deus este tempo de conhecimento, exalando bom perfume em atitudes, deve permanecer sempre, é o que afirma o sábio Salomão ao advertir para que nunca falte o óleo sobre a nossa cabeça.
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Ec. 9:8)

E deve evoluir deixando a marca, a lembrança e conservando sua unidade, como vemos a oração de João ao se dirigir a Gaio.
"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros." (III Jo. 1:2-5)

Um perfume bom deve ser forte, persistente e deixar um rastro.
Assim como um bom perfumista cria condições para criar uma substância que vai agradar ao seu público, o bom cristão deve fazer o mesmo para manifestar o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Pois fomos capacitados pelo Espírito Santo para sermos testemunhas da ressurreição de Cristo.
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (At. 1:8)

Movidos pelo poder do Espírito, por intermédio dos dons que Ele tem comunicado a Igreja, estamos proclamando, como Jesus, o evangelho eterno da salvação, chamando ao arrependimento e a obediência da fé.
Num mundo com tanto cheiro de morte, com a violência, individualismo, mentira, falsidade, egoísmo e aqueles que preferem o engano do pecado, rejeitando o Salvador, nós somos chamados a exalar o bom cheiro de vida, que é dado por Cristo Jesus, auxiliado pelo Espírito Santo, não deixando de reconhecer que toda a nossa capacidade vem de Deus.
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo. 15:5)

Mas nenhum frasco de perfume fechado exala cheiro, e, se ele nunca for usado, perderá a fragrância e para nada serve. 
Estamos proclamando, como Jesus, o evangelho eterno da salvação, chamando ao arrependimento e a obediência da fé.
Queremos que todos sejam alcançados com as boas novas da salvação, o bom perfume de Cristo.
A boa notícia de salvação aos fiéis é que Cristo pagou o preço pela redenção, e esta mesma boa nova anuncia aos infiéis que eles perecerão, se não aceitarem a oferta gratuita de salvação.

Que Deus nos dê a graça de representá-Lo bem, alcançando todos com as boas novas de salvação e nos abençoe e auxilie nesta tarefa, para que não sejamos um frasco fechado, mas um frasco a jorrar o cheiro de Cristo, a fragrância de vida para todas as pessoas.

Deixe que sua vida transmita o bom perfume de Cristo, que emana da sua presença para o seu ser, através da vida nova de comunhão com Jesus.
Assim, você abençoará a muitos, sendo "Bom Perfume" de Cristo, e exalando as qualidades do seu Senhor, por onde passar.


Amém!!!

Nenhum comentário: