terça-feira, 5 de abril de 2016

APARÊNCIAS


"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." (I Sm. 16:7)

Deus não se concentra em nossa aparência externa.
É o que está no nosso interior que importa para Ele.
A Escritura nos diz que a nossa beleza não deve vir do adorno externo, como penteados sofisticados e o uso de jóias de ouro ou roupas finas, que chamam a atenção para nós.
Pelo contrário, a beleza deve vir de dentro e deve consistir de um espírito manso e tranquilo.
Esta beleza tem grande valor diante de Deus.
“Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” (I Pe. 3:3-4)

Quantas pessoas lutam para manter as aparências, vivendo uma vida de falsidade, de mentira, às vezes até em pecado, tentando se esconder até mesmo da sua própria família, e tudo muitas vezes por orgulho, ou quem sabe medo de se expor, porque se preocupam demais com a opinião das outras pessoas.
Ninguém mais quer ser como é todos querem ser como os outros são.
A palavra do Senhor nos lembra de que a virtude do homem está em seu interior, no seu coração.
Davi era um homem segundo o coração de Deus, não porque ele era bom, ou porque era perfeito, mas porque ele tinha um coração quebrantado e arrependido na presença do Senhor, mas ele também era um pecador assim como nós, porém ele sabia reconhecer sua total dependência diante de Deus, e preocupava-se mais com a opinião do Senhor do que todas as outras.

Muitas vezes nós olhamos para o que podemos ver do lado de fora: beleza, talento, fama etc., mas Deus olha diretamente para o coração, para os motivos, intenções e caráter. 

Infelizmente vivemos em um mundo superficial onde as pessoas julgam pela aparência.
Nós gostaríamos de dizer que isso é algo que não fazemos e que olhamos além do que está no exterior, mas praticamente todos nós somos muitas vezes influenciados pela aparência.

Samuel foi influenciado pela aparência física.
Ao encontrar o primeiro filho de Jessé, Eliabe, ele assume imediatamente que certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Mas o Senhor disse a Samuel: “Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.” (I Sm. 16:6)

Na perspectiva de Deus, a aparência não é a melhor maneira de julgar uma pessoa.
Há um velho ditado: “não julgue um livro por sua capa.” Seu significado é simples, a aparência de uma pessoa, ou seus atributos físicos ou roupa, não são indicações do seu ser interior.
Precisamos ter muito cuidado porque a aparência exterior pode ser muito enganadora.
Há pessoas neste mundo que muitos consideram bonitas por fora, mas seu interior não corresponde a sua beleza exterior temporária.
“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Pv. 31:30) 

Jesus disse aos mestres da lei e fariseus: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mt. 23:27-28)

A beleza é apenas superficial, e muitas vezes a pessoa vaidosa e arrogante parece ser a mais bela para aqueles que não têm discernimento de Deus, porque nosso Pai celestial aclara que o que realmente importa para Ele é o que está em nosso coração.

Muitos admiram e tentam imitar as pessoas famosas, ou seguem o ensinamento de alguém sem antes orar a Deus pedindo-Lhe para orientação e respostas.
Cuidado porque o diabo anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar e ele usa lobos disfarçados como cordeiros para fazer seu trabalho.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (I Pe. 5:8)

Por outro lado, há momentos em que não damos chance para uma pessoa e a julgamos pela nossa primeira impressão.
Precisamos atentar que a primeira impressão raramente nos diz muito sobre uma pessoa, por isso, devemos dar um tempo para que ela possa revelar o que está em seu coração antes de fazer uma decisão.

Um verdadeiro filho de Deus refletirá um espírito humilde, amor por Deus e por outros, bem como a alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl. 5:22-23)
Esta é verdadeiramente uma pessoa bonita perante os olhos de Deus.
“Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt. 7:20)

Finalmente, o que Deus mais espera encontrar em nosso coração é alguém que é mais importante que tudo: Jesus Cristo.
Peçamos a Deus que nos dê a sua visão, olhos para que possam ver as pessoas como ele as vê.
Como precisamos da sua graça e misericórdia!
Senhor Deus, somente o Senhor conhece cada coração, clamamos por discernimento do Seu Espírito Santo para reconhecer as qualidades das pessoas que entram na nossa vida e não olhar apenas para a aparência exterior, mas olhar para o seu coração.


Amém!!!

Nenhum comentário: