quinta-feira, 28 de abril de 2016

A SERVA DE NAAMÃ

"Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel." (II Rs. 5:2-4)

Uma menina sem o nome identificado no relato, mas de um brilho espiritual enorme, que a fez entrar para a História Bíblica.
Esta é a Serva de Naamã.
Esta jovem adolescente ou pré-adolescente era judia e havia sido trazido cativa para a Síria, indo trabalhar na casa do Comandante do Exército Sírio.
Essa menina foi possivelmente arrancada de sua família, levaram-na para uma terra distante, longe de tudo que ela conhecia.
Isso seria o suficiente para qualquer pessoa passar a maior parte dos seus dias chorando, ter crises de depressão.
Porém, essa menina, cujo nome não é mencionado no texto bíblico, teve uma atitude diferente.

Outra pessoa que fosse levada cativa para longe de sua casa contra a sua vontade, e fosse posta a serviço em casa do responsável pelo ataque a sua nação, e num dado momento descobrisse que o seu patrão, apesar de todo o status e poder, tinha uma doença incurável e mortal, naquela época, que o impossibilitava de ter contato com as outras pessoas ao seu redor, certamente acharia que tal doença era castigo de Deus.
Talvez dissesse consigo mesma: “Bem feito! Tomara que morra!”.

Pois bem.
Essa menina teve uma atitude inusitada, ela demonstrou compaixão e respeito para com o seu senhor.
Disse ela: “Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.”
A menina decidiu abençoar o suposto responsável pelo seu cativeiro.
 
Por que “suposto” responsável?
Porque nada acontece na vida do cristão que não seja a mando de Deus ou sob a Sua permissão.
Jó não sofreu todas aquelas desgraças só porque Satanás quis, mas porque Deus permitiu.
Claro, Ele o fez por boas e inúmeras razões, que não convém discuti-las neste momento.

A menina, serva de Naamã, teve um papel crucial para a bênção que este receberia.

Cada um de nós, também, já foi levado para este e para aquele lugar, longe ou perto, muitas vezes contra a nossa vontade.
Até murmuramos coisas do tipo: “Oh, Deus. Por que o Senhor deixou que me trouxessem para esse fim de mundo?”
“Eu não queria ser transferido para esse setor! Eu estava tão bem lá com meus antigos colegas de trabalho...”
“Eu devo estar pagando algo que fiz de errado!”

Só Deus sabe por que somos levados para este ou aquele lugar.
E se somos levados, quem nos leva não são as pessoas.
Deus as usa para nos deslocar para onde existir um propósito, onde o próprio Criador quiser que sejamos bênçãos para outras vidas.

Foi com a intenção de pregar o Evangelho da Salvação que Felipe foi levado pelo Espírito Santo até o lugar onde estava o etíope, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração. (At. 8:26-39)

Se Paulo e Silas não tivessem sido presos em Filipos o carcereiro e sua família não teriam recebido a salvação em Cristo Jesus. (At. 16:16-40)

Jesus atravessou o Mar da Galiléia, quase naufraga na tempestade, do ponto de vista dos discípulos, é claro, chegou à província dos gadarenos, curou um endemoniado, e voltou para o outro lado do Mar da Galiléia.
Para quê?
Jesus fez todo esse percurso somente para curar o endemoniado gadareno e torná-lo missionário naquela província.
“Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.” (Mc. 5:18-20)

A Bíblia diz que muitos se maravilharam com o que o Senhor Jesus fez na vida desse rapaz que vivia entre os túmulos do cemitério da cidade.
O ex-endemoniado pregou as maravilhas que Jesus fez a ele em Decápolis!
Sabem o que era a Decápolis?
Decápolis quer dizer dez cidades.
Jesus cruzou o Mar da Galiléia, enfrentou tempestade, expulsou demônios só para salvar um homem que se tornaria missionário do Evangelho em dez cidades.

A arrogância pode nos fazer enxergar apenas aquilo que nos convém, é nessa hora que precisamos de um Jordão, um lugar onde realmente não desejamos mergulhar, mas de vital importância para nos purificar.
O importante é que mesmo não querendo, Naamã optou por obedecer, e essa obediência lhe conferiu o milagre mais precioso de sua vida, a cura de seu corpo e a redenção de sua alma.

A menina foi levada cativa para a Síria, porque Deus quis usá-la para salvar Naamã.
Meus amados, não duvido que encontraremos Naamã no Céu.

Então, quando nós formos levados aos confins da terra, onde Judas perdeu as botas, não reclamemos.
Deus nos estará enviando para lá porque somos luz do mundo e sal da terra.

Você, meu querido que ainda não aceitou a Jesus como Único, Verdadeiro e Suficiente Salvador.
Essa é a hora da decisão de sua vida.
Com essa decisão você receberá de graça duas coisas:

a.     A Vida Eterna; e
b.    O privilégio de fazer o que Jesus disse para o, agora, missionário gadareno: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.” (Mc. 5:19)

Este é o momento, se você quiser tomar a sua decisão de viver ao lado de Jesus e entregar a sua vida a Ele, e O aceitar como único e suficiente salvador, aí mesmo onde você está, só é necessário fazer crendo, esta oração:
"Pai, sei que tenho transgredido Tuas leis e meus pecados têm me separado de Ti. Quero me afastar da minha vida de pecado e me aproximar de Ti. Por favor, me perdoe e me ajude a evitar a pecar de novo. Creio que Teu Filho Jesus Cristo morreu pelos meus pecados, ressuscitou dos mortos, hoje vive e escuta minha oração. Convido Jesus a ser o Senhor da minha vida para reinar em meu coração de hoje em diante. Por favor envie o Espírito Santo para me ajudar a Te obedecer e a fazer a Tua vontade pelo resto da minha vida. Em nome de Jesus.”


Amém!!!

Nenhum comentário: