domingo, 17 de abril de 2016

COMO DEUS NOS SERVE

Texto Bíblico: Marcos 9:38-50

Jesus tinha acabado de interromper a discussão dos Doze sobre qual deles seria o maior, proferindo as palavras que daquele dia em diante irão aferir para sempre as relações no interior da comunidade cristã.
“E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.” (Mc. 9:35)
É então que, pela boca de João, se manifesta novamente a incompreensão dos discípulos.
“Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco.” (Mc. 9:38)

Jesus se concentra em preparar os discípulos para o que vem pela frente.
Um das suas principais ênfase nos ajudará a entender como o discipulado é serviço humilde ao invés de um posto e uma soma de poder.

É comum falarmos em formas de servir dentro da igreja ou como cristãos no mundo.
E como é importante quando temos pessoas que servem dentro da igreja.
E de fato, é muito bom quando podemos olhar para essas pessoas que dedicam seu tempo, seus dons e até mesmo os seus bens para que o Evangelho seja anunciado a todas as pessoas e, assim, esse servir reflete todo o carinho, todo amor e todo o cuidado que essas pessoas têm umas com as outras.

·         Jesus nos fala sobre servir.

Jesus ao falar sobre servir, nos convida a olharmos para Ele e vermos como Ele serve a cada um de nós com sua morte e ressurreição.
Jesus tinha acabado de falar com seus discípulos sobre o maior no reino dos céus.
Jesus mostra para os discípulos e a nós também, que quem quiser ser o maior no reino de Deus, que se torne servo de todos.
“E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.” (Mc. 9:35)
Jesus não está fazendo aqui uma escala de valores para se adquiri o reino de Deus.
Jesus está nos lembrando que o reino de Deus veio para servir a todos.
Com isso Jesus quer revelar a todos a quem pertence o reino de Deus, ou melhor, a quem Jesus veio acolher para dentro desse reino.
Jesus acolhe para dentro do seu reino todas as pessoas fragilizadas e necessitadas.
Todas aquelas pessoas as quais não tem mais ninguém que olhe por elas e que estão aterrorizadas pelo pecado.
A essas pessoas Jesus acolhe e as serve com o seu perdão e o seu amor.
Assim sendo, Jesus mostra aos seus discípulos, como a nós também, que Ele serve a cada um de nós em nossa maior necessidade.
Ele nos serve em meio ao nosso pecado e ao nosso desespero, oferecendo a cada um de nós o seu perdão conquistado com sua morte e ressurreição.

·         Os discípulos não compreendem.

Os discípulos de Jesus mais uma vez mostram que não haviam compreendido o que Jesus falava.
Isso fica evidente quando eles proíbem um homem que, expelia demônios em nome de Jesus, de fazer o seu trabalho somente porque não pertencia ao grupo dos doze.
Eles não conseguem compreender que todos aqueles que servem ao próximo em suas necessidades em nome do Senhor, ao Senhor o servem.
Os discípulos achavam que por eles terem sido escolhidos por Jesus, e estarem sendo preparados pelo próprio Jesus somente eles poderiam servi-lo.
Jesus ao responder aos discípulos diz: “Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós é por nós.” (Mc. 9:39-40)
Jesus ensina aos discípulos, bem com a nós também uma lição muito valiosa.
Não temos o direito de esperar que todos sirvam da mesma maneira ao Senhor, visto que os dons e as habilidades são diversos.
Antes, deveríamos dar glória Deus por essas pessoas.
Assim Jesus diz: “Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” (Mc. 9:41)

·         Servir não está no tamanho da obra.

Jesus nos mostra que o servir não está no tamanho da obra realizada, mas em nome de quem ela é realizada, ou seja, em nome de Cristo.
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl. 3:17)
Com isso Jesus nos mostra que o servir a Deus é fruto da fé que o próprio Deus nos dá.
É a partir da fé que se apega no perdão e na salvação a qual Deus nos oferece gratuitamente que o cristão vai agora ao encontro do próximo para também querer servi-lo em amor como Deus o serviu.
Servimos ao nosso irmão na fé, porque Deus nos serviu primeiro em Cristo.
Assim, servir ao próximo e acolhê-lo em suas necessidades é um sinal de amor, o qual o próprio Jesus dispensou por cada um de nós.
Jesus serviu a cada um de nós com a sua própria vida, e com ela nos acolheu para o seu reino.
Dessa foram, o menor dos discípulos de Cristo representa Cristo, o cristão é um sinal da presença de Cristo e Cristo se identifica com o menor dos cristãos.
É nessa perspectiva que Jesus adverte a respeito dos tropeços.
O acolher inclui também cuidar para que esses pequeninos crentes não se escandalizem nem tropecem na fé.
Servir nesse sentido significa cuidar, amparar, consolar e confortar.
Jesus com sua morte e ressurreição nos serviu com tudo o que tinha, a sua vida.
E assim Jesus nos deu perdão, vida e salvação.
Podemos dizer que com o perdão, vida e salvação que Jesus nos serviu com sua morte e ressurreição Ele cuidou de nossas aflições, pecado, nos amparou em nosso desespero diante da morte eterna, nos consolou com a ressurreição e agora nos conforta com a vida em seu reino.

Quando servidos por essa maravilha de Deus, e confortados pela sua graça e pelo seu amor, que nos é oferecido pelo salvador Jesus, somos convidados também para agora sermos sal da terra, ou seja, proclamadores do Evangelho e da paz de Deus.
E como sal, Cristo nos faz servos uns dos outros para que possamos cuidar uns dos outros e nos fortalecermos juntos na comunhão com Deus e com o nosso próximo, cuidando sempre para não fazermos os pequeninos tropeçarem em sua fé.
Servir dentro da igreja ou como cristão no mundo é um grande privilégio.
Nós temos o privilegio de também sermos servido por Deus.
Assim, Jesus nos mostra que Deus serviu a cada um de nós por meio de sua morte e ressurreição, dando-nos a certeza que nesse servir de Jesus podemos encontrar perdão, vida e salvação.
Movidos pelo servir que Jesus dispensou por cada um de nós, podemos agora ir ao encontro do nosso próximo para servi-lo em amor, certos que ao fazê-lo ao próprio Jesus o fazemos.
Assim somo amparados e confortados pelo amor de Deus, oferecidos em Cristo, o qual nos acolhe em nosso desespero, nos perdoa e nos faz habitantes do reino de Deus.
Assim podemos ter a certeza que Deus serve a cada um de nós em seu amor.


Amém!!!

Um comentário:

Unknown disse...

É verdade estou acompanhando o que você posta.Um grande abraço