sexta-feira, 15 de abril de 2016

A DEGENERAÇÃO ESPIRITUAL

Texto Bíblico: Miquéias 7:1-7

Miquéias foi contemporâneo de Isaías e do profeta Oséias, e suas profecias foram proferidas cerca de 700 anos antes de Cristo.
O profeta Miquéias começa o seu ministério falando acerca da vinda do Messias.
Depois de profetizar de forma contundente a cerca da vinda do Messias e do seu glorioso ministério, Miquéias fala ou descreve a crise, a degeneração, e o período sombrio e de dificuldades, e pobreza espiritual vivida pelo povo de Judá.
O profeta Miquéias descreve uma época de grande corrupção em todos os níveis da sociedade.
Os que estavam no poder eram corruptos e estavam comprometidos.
Os fundamentos da moral haviam sido destruídos.

             I.        UM PERÍODO DE PROFUNDO DESÂNIMO ESPIRITUAL
“Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.” (Mq. 7:1)

Numa simbologia ele descreve o povo de Judá como árvore sem frutos, árvore que não produz sequer frutos temporãos,  árvore aparentemente bonitas, porém não tinha frutos, conteúdo.
Muitas pessoas que se dizem cristãos nos dias atuais lamentavelmente vivem esta mesma realidade, apenas aparência, fachada, não vive nem pratica as verdades do evangelho.
Vivemos em um período de desanimo quanto a praticidade da palavra.
Desanimo quanto à oração, leitura bíblica, adoração a Deus, louvor, evangelização, vida de santificação, de pureza e de compromisso e de fidelidade a Deus.

            II.        UM PERÍODO DE DESREPEITO E POBREZA MORAL
“Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.” (Mq. 7:2-3)

Miquéias chamou o povo para praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.
Ele fala sobre os negócios desonestos e as coisas adquiridas por meio do pecado.
Mas o povo resistiu, e Deus continuou a repreendê-lo.
Os governantes e juízes exigiam suborno, mas o castigo deles se aproximava.
A história nos conta que os grandes impérios e as mais renomadas instituições caíram não pela força das armas, mas pela força da corrupção moral.

           III.        UM PERÍODO DE PROFUNDA DESCONFIANÇA NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
“Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.” (Mq. 7:5)

Hoje é muito difícil acreditar na palavra das pessoas, muita mentira, traição, desonestidade, engano, inconstância, falsidade, etc...
Membros e congregados não confiam em seus pastores.
Pastores desconfiam dos membros e de seus auxiliares.
As pessoas estão vivendo em ilhas! Cada um no seu mundo.
Vivendo para si mesmo.
A igreja e a obra de Deus sofre e não consegue avançar por causa da dificuldade nos relacionamento e de ingreção social.

          IV.        UM PERÍODO DE PROFUNDAS MUDANÇAS NO SEIO DA FAMÍLIA
“Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.” (Mq. 7:6)

A família tem sido um dos alvos prediletos do diabo.
A profecia de Miquéias soa como se fosse a manchete de um jornal, ao comentar a desintegração crescente da família: “Pois o filho despreza o pai; a filha se rebela contra a mãe; a nora, contra a sogra. Os inimigos do homem são os seus próprios familiares.”
A decadência de um povo é sempre precedida da destruição de suas famílias.
Este fenômeno é uma constante, na história da queda de todos os impérios e civilizações.
A família de nossos dias, inclusive dentro de nossas igrejas, está repetindo o quadro desolador da antiga profecia de Miquéias, contra Israel.
O nível espiritual de uma família nunca é superior ao nível religioso do seu pai e de sua mãe, e, para que o nível espiritual dos pais e das mães consigne um estágio saudável é necessário que o cabeça da família passe a ser a pessoa de Cristo.

Os problemas familiares chegaram a um ponto que, a não ser que haja a atitude corajosa de submissão a Cristo, os inimigos do homem serão os seus próprios familiares.
Já se tentou de tudo.
E tudo só causou maior desintegração.
Apelar para Cristo é o desafio.
Entregar a Cristo é o caminho. Vivenciar Cristo é a saída.
Saída que, na realidade, é a entrada.
A entrada da saúde, da esperança, da dignidade, da harmonia, do amor, do amor de Cristo, que derrota a desintegração produzida pelo mundo.

Deus nos conclama a resplandecermos como astros em meio a uma geração corrompida.
O profeta depois de descrever esta triste realidade espiritual, ele mostra como agir em meio a tamanha crise.
“Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Mq.7:7)
Vemos aí que a solução é orar com mais assiduidade e esperar pela resposta que certamente Deus dará.
Quando a família é atingida a igreja sofre.

Zelem por suas famílias, orem constantemente por eles, seja um porta-voz de Jesus no meio deles, leve amor a essas vidas para que esse quadro se inverta.
Ainda que a sociedade se desintegre, ofereçamos a salvação gratuita de Deus a todos quantos nos ouvirem.
Temos que ter o discernimento de que o mal jaz à porta e a diferença que fazemos em meio a isso tudo é amar a justiça e aborrecer o mal.
Procedendo assim, lutando em todo o tempo contra as obras do mal, sempre apegados a Cristo, poderemos dizer com toda a segurança: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”
Precisamos viver na dependência das misericórdias de Deus, depositando as esperanças no Senhor, orando intensamente, que Deus ouvirá.
Só Deus é a salvação.

Clamo nesta hora por todas as famílias da terra que estão passando por lutas e adversidades.
Senhor meu Deus, tenha misericórdia destas vidas e que o Teu Espírito promova no meio delas um quebrantamento que redunde em arrependimento e salvação. Derrama do teu amor sobre eles e glorifica o teu nome desde agora e para sempre.

Amém!!!



Nenhum comentário: