sexta-feira, 22 de julho de 2016

VENHA O TEU REINO

"Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." (Mt. 6:10)

Muitos acreditam que a expressão “venha o teu reino” esteja se referindo ao reino milenar de Cristo neste mundo, mas não é assim.
O que costumamos chamar de milênio, ou reino de mil anos de Jesus, é um estado intermediário e não o final da história. É o reino do Filho do Homem, não o reino do Pai do qual Jesus fala na oração ao dizer “o teu reino.”
Falaremos sobre mais um forma de oração descrita na oração modelo de Jesus. Essa é a segunda parte da oração e revela muito sobre o Reino de Deus e sobre o cumprimento da vontade de Deus sobre a terra. Nesta sentença vemos, basicamente, dois termos: o Reino de Deus e a Vontade de Deus.

                     I.        O Reino de Deus

O Reino de Deus é o lugar onde o nosso Senhor Jeová, o Deus todo-poderoso, possui o seu governo e sua habitação.
O trono de Deus está armado no Céus, onde também é o lugar da sua morada:
"Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda." (Ap. 4:1-3)

Quando Jesus veio em carne, morreu e ressuscitou.
Ele expandiu o Reino de Deus dos Céus para a terra através da Igreja.
Jesus trouxe o Reino de Deus à terra fazendo de nós participantes deste Reino maravilhoso.
Por isso a Igreja, além de ser o corpo de Cristo sobre a Terra, é também o Reino de Deus sendo estabelecido e, portanto, o local onde Deus pode governar e reinar neste mundo.

                    II.        A vontade de Deus

No Céus, onde Deus habita, o Seu Reino e a Sua vontade são absolutos.
Entretanto, tanto o Reino de Deus quanto a Sua vontade ainda não são absolutos sobre a terra.
Não é a toa que Jesus nos incita a orar desta forma.
Isso acontece pois ainda existem muitas irmãos que não submetem suas vidas a vontade de Deus.
Estes tais são rebeldes e preferem dar ouvidos a espíritos imundos para se satisfazerem em prazeres e concupiscências ou viverem de qualquer outra maneira.
Não tenho medo de dizer que o príncipe destas pessoas é o diabo.
"Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim." (Jo. 14:30)
Acerca deles também profetizou Judas, irmão do nosso Senhor, dizendo: "Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem." (Jd. 10)

Mas, em detrimento a este mundanismo cristão existe a Igreja Gloriosa de Deus onde Ele governa e onde Sua vontade é soberana.
A Igreja é gloriosa por que ela não é aquilo que vemos com nossos olhos naturais.
Apenas é Igreja aquilo que provem, verdadeiramente da Videira Verdadeira.
Tudo que não provém desta videira são abrolhos e espinhos.


Nós, como cristãos, devemos buscar tão somente a vontade de Deus como se fosse a maior necessidade de nossas vidas.
Nós erramos muito por não dar ouvidos a vontade de Deus e assim caímos constantemente no engano.
Porém, quando ouvirmos a voz de Deus e a obedecermos, viveremos grandes avivamentos e grandes maravilhas como podemos verificar durante toda a história da Igreja sobre a Terra.
O Reino de Deus não é um Reino físico, mas sim dinâmico, porque o Reino de Deus está dentro de nós.
Para acessar esse Reino é preciso ter uma cidadania coerente, que é instituída mediante arrependimento e fé.
O convite do Rei é para todos, para que, esforçando-nos sempre no cuidado da nossa resposta para com Ele, possamos render todos os dias o governo de nossa vida a Ele.

                   III.        A oração do Reino e da vontade de Deus

Quando oramos: "Senhor, venha sobre nós o teu reino; seja feita a tua vontade!", nós estamos orando para que Deus cumpra em nós, a Igreja, a completude do seu Reino conforme é nos Céus, ou seja, que o seu Reino perfeito e maravilhoso seja trazido aqui para a Terra com todo poder e glória conforme é nos Céus.
Nós, que somos o corpo de Cristo, devemos realizar unicamente a vontade de Deus para que o seu reino seja estabelecido sobre a terra dessa forma.
Este é, na verdade, o objetivo maior do evangelho.
Ao fim de Apocalipse vemos uma cidade que desce do Céu, a Nova Jerusalém, vinda da parte de Deus e ela mesmo tem a glória de Deus.
A Nova Jerusalém é o cumprimento final desta oração.
Ela é o fim da obra de Deus e o Reino de Deus e do seu Cristo sobre a Terra.
Entretanto, podemos também orar para que Deus reine sobre nós em nossa vida hoje.
Orar assim significa que aceitamos o Governo de Deus sobre a nossa própria vida e existência, entendendo que a minha vontade não importa.
Se assim fazemos o Senhor pode nos recompensar com grandes visitações do Espírito Santo, que são, na verdade, um vislumbre do Reino de Deus em sua plenitude.

Essa é uma oração poderosa.
Entender que devemos realizar apenas a vontade de Deus para que seu Reino seja estabelecido muda muito a forma como vivemos a nossa vida cristã.
Devemos clamar a Deus para que Seu Reino seja estabelecido nos nossos dias.
Quem sabe Ele não nos dá um vislumbre do seu Reino.


Amém!!!

Nenhum comentário: