segunda-feira, 25 de julho de 2016

DEUS VÊ TODAS AS COISAS

“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.” (Is. 66:1-2)

O nosso amado Deus é um profundo conhecedor de todas as áreas mais profundas e desconhecidas da humanidade, não somente porque ouviu falar, mas fundamentalmente porque Ele vê todas as coisas.

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavra, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e suas palavras até aos confins do mundo. Aí pôs uma tenda para o sol, o qual como noivo que sai dos seus aposentos se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso;e nada refoge ao seu calor.” (Sl. 19:1-6)

Quando a Bíblia fala que O amado Deus vê todas as coisas e que tudo está debaixo de sua visão, com isso quer expressar Seu poder extremo, Sua soberania, e também Sua onisciência e presciência divina, que significa conhecimento antecipado.

Onisciência significa conhecer todas as coisas.
Ele sabe tudo a respeito de tudo e conhece a todos em todo o tempo, conhece o futuro não menos que o passado e o presente.

Deus não precisa buscar informações a respeito das coisas, como um computador recupera um arquivo; todo o seu conhecimento está imediata e diretamente diante Dele.

“Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do SENHOR, que percorrem por toda a terra.” (Zc. 4:10)

O conhecimento de Deus está ligado a Sua soberania.
“Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,” (Ef. 1:11)
Ele conhece todas as coisas, porque Ele as criou, sustenta-as e as faz funcionar a todo o momento, de acordo com seu plano eterno.

·         O CONHECIMENTO UNIVERSAL DE DEUS

Jesus diz que: “E quanto a vós outros , até os cabelos todos da cabeça estão contados.” (Mt. 10:30)

O seu conhecimento está em observar o comportamento de todos os homens, sejam eles bons ou maus.
“Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons.” (Pv. 15:3)

E este conhecimento de Deus há de se mostrar em atos de justiças no dia em que irá julgar todos os atos indignos ou dignos dos homens.
“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hb. 4:13)

Deus julgará nações e reinos.
“Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não o destruirei de todo a casa de Jacó, diz o Senhor.” (Am. 9:8)

Deus Julgará todos os indivíduos, pessoas que praticam pecados e acham que nunca serão julgados por Ele. “Todos os pecadores do meu povo morrerão a espada, os quais dizem: O mal não nos alcançará nem nos encontrará.” (Am. 9:10)

“Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros, só mais tarde se manifestam.” (I Tm. 5:24)

Uma coisa se deve aprender para podermos descansar em paz quando nos acusarem injustamente, é que Deus e somente Ele conhece o coração e os pensamentos de todos nós.

“Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age, e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens, para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.” (I Rs. 8:39-40)

·         O CONHECIMENTO PESSOAL DE DEUS

Como vivemos no meio de multidão, em cidades, imaginamos que não somos percebidos como pessoas, indivíduos, que tem personalidade, vontade e racionalidade.
Mas Deus nos conhece como seres individuais, pessoas nos conhecem pelo nome.
Ele sabe de nossos anseios e desejos mais profundos e de nossas carências mais fortes.
“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz.” (Is. 43:1-7)

O conhecimento de Deus, sobre cada um de nós é tão intenso que o salmista no Salmo 139 se expressa, de uma forma descritiva como a sua vida e toda a sua atividade estava a vista de Deus.

Enquanto que para os incrédulos o conhecimento de Deus é revelado para julgá-lo, para os que creem o olhar de Deus é para promover grandes bênçãos.

§  Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e seus ouvidos estão abertos ás suas súplicas.
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (I Pe. 3:12)

§  Os olhos do Senhor conservam aqueles que têm o conhecimento dele.
Os olhos do SENHOR conservam o conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará.” (Pv. 22:12)

§  Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente d’Ele.
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.” (II Cr. 16:9)

§  Os olhos do Senhor têm prazer em favorecer o seu povo e restituir de todas as bênçãos roubadas.
“Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem. Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei. E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.” (Jr. 24:4-7)

§  Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem para abençoar, livrá-lo e dar prosperidade.
“Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;” (Sl. 33:18)

§  Os olhos do Senhor estão direcionados para aqueles homens e mulheres, cujo mundo já o excluiu, causou-lhe feridas na alma e o abandonou, são os marginalizados, os execrados.
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,  que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR liberta os encarcerados. O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos. O SENHOR guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios.” (Sl. 146:5-9)

“Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.” (Dt. 10:17-18)

“Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.” (Sl. 68:5-6)

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” (Is. 57:15)

“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is. 40:27-31)

Nesse momento os olhos de Deus estão voltados pra você, Igreja, por que Ele conhece todo o teu pensamento, aflições e angústias e quer te dar a bênção da Sua presença. Ele te ama!

É Ele que diz: “Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou o Senhor Deus e não há outro.” (Is. 45:22)
A salvação é para todas as nações, não apenas para os israelitas.
Deus deixou bem claro que o seu povo inclui todos aqueles que O seguem.

O conhecimento da onisciência de Deus nos traz a certeza de que ele está sempre cuidando de nós.
É muito bom conhecer o nosso Deus.
Que Ele nos conceda a graça de prosseguirmos buscando conhecê-lo cada vez mais, para que possamos adorá-lo como convém.

Amém!!!

Nenhum comentário: