sábado, 23 de julho de 2016

AMARGA EXPERIÊNCIA DE PEDRO

"Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo." (Lc. 22:61)

Pedro, apóstolo de Jesus, era um homem dono de um forte temperamento.  
Impulsivo, foi o mesmo que deixou as redes, atendendo um chamado de Jesus, para ser um pescador de homens.
Em várias passagens dos Evangelhos, o caráter de Pedro é realçado, mostrando que o que ele gostaria ou pretendia ser no mundo espiritual destoava de suas atitudes intempestivas.
Podemos afirmar categoricamente que Pedro não era um discípulo convertido.

Esta mensagem tocará sua vida e mudará seu modo de agir e pensar sobre você mesmo.
Então abra seu coração para que seja tocado.
Esta mensagem mostrará o óbvio, mas que às vezes não vemos, talvez por fraquezas, talvez por pecado, ou talvez por falsidade, será notório que ao terminar de ler esta mensagem você, cristão ou não, terá uma certeza, de que necessitamos de uma conversão legítima, e podemos reparar que na vida ela é verídica.
Para tanto gostaria que você pudesse dar liberdade ao Espírito Santo para lhe tocar no coração, e que assim você possa se alimentar da boa palavra do Senhor.

Este é o ponto de crise que teve que experimentar o apóstolo Pedro para poder conhecer-se a si mesmo e saber que nele havia uma grande limitação para os propósitos de Deus.
"Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente." (Lc. 22:62)

Este pranto era muito mais que uma simples aflição; implicava reconhecer que em suas capacidades naturais ele não podia servir ao Mestre, não podia seguir o caminho da cruz.
Certamente Pedro recordou das palavras que ele mesmo havia dito antes: "Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo." (Mt. 26:33- 35)
Mas a resposta do Senhor, antecipando a experiência de Pedro, é: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Foi como Jesus tivesse lhe dito:
"Pedro, você vai passar por uma amarga experiência. O que agora não entende, o compreenderá então, uma vez que passe pela crise, uma vez de volta, uma vez que te convertas".

Quero enfatizar a palavra voltar-se, converter-se.
Quando conhecemos ao Senhor, nosso espírito foi alcançado, e nos convertemos a ele.
No entanto, também necessitamos de uma nova forma e conversão.

Quando o Senhor diz a Pedro: "...uma vez voltando", é como lhe dizer: "quando te converteres".
Acaso Pedro não se converteu, não havia deixado as suas coisas, o seu mundo, quando o Senhor o chamou pela primeira vez?
Acaso nós, quando o Senhor nos chamou pela primeira vez, não deixamos para trás o mundo, para lhe seguir?

Mas aqui, a conversão da qual o Senhor fala com Pedro tem a ver com voltar-se de si mesmo a Cristo, negando-se a si mesmo e não negar a Cristo.
Quando não negamos a nós mesmos, quando ainda estamos voltados para nós mesmos, estamos negando a Ele.
Ainda há algo irredutível, que está claramente manifesto em nós, e que ainda não rendemos ao Senhor.
Por isso é necessária esta palavra, porque o Senhor quer que lhe rendamos tudo o que somos.

Indubitavelmente, o que mais custa-nos render é o nosso eu.
Podemos renunciar a todas as demais coisas, entregar nossos bens, nosso tempo; deixar nossos trabalhos para seguir ao Senhor e servir em sua obra.
Mas o Senhor não vai estar conformado até o dia em que demos tudo a Ele.

Ao Senhor não serve uma entrega pela metade.
Não serve que sejam entregues coisas ao Senhor.
Ele quer a ti, quer sua alma, teu eu, rendido a Ele.
Porque não podem permanecer ambos, Cristo e o eu em nós.
Pois bem, o que Deus quer é que Cristo seja claramente manifesto em nós, e que a alma deva ser um servo que se prostra diante de Seu estrado, reconhecendo que Ele é quem deve reinar no trono de cada coração.

Depois dessa palavra eu quero lhe pedir que se converta realmente ao Senhor Jesus Cristo e viva uma vida de inteira fidelidade e obediência às palavras do Senhor, tendo a virtude do Espírito Santo de Deus.

Que o Senhor nos abençoe com a fé e a vontade para nos convertermos completamente ao Senhor, seguindo o exemplo de Pedro!
Que possamos ser fiéis em tudo, até a morte, e que possamos achar alegria nesta vida e a vida eterna com Ele na vida vindoura!


Amém!!!

Um comentário:

Pb.Fernando ilario. disse...

Apaz do senhor Jesus Pastor ,Deus o abençoe pelo seu esforço e dedicação, para nos ensinar a palavra do senhor Jeus por intermédio do Ap.Pedro!!! Forte abraço meu Irmão.