quarta-feira, 27 de julho de 2016

CAMINHO DA ILUSÃO

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” (Pv. 14:12)

O caminho que parece direito pode oferecer muitas opções e exigir alguns sacrifícios.
As escolhas fáceis devem fazer com que pensemos duas vezes.

É importante, em dias como os atuais os crentes estejam atentos para saberem a diferença entre sonho e ilusão.
Alimentar sonhos, buscar condições para realizá-los, são motivos positivos que levam o homem ao prazer de viver, buscando realizações.
As ilusões se desgastam e trazem decepções, porque são passageiras e não possuem fundamentos para realizarem.
Ilusão é o oposto da realidade, e tem apensa aparência de verdade: exemplo as falsas doutrinas, por mais que se aproximem ou usem a Palavra de Deus como respaldo, são ilusórias.
Muitas das vezes, a ilusão se aproxima de tal forma do real, que não se sabe fazer a diferença entre uma e outra.
O que acontece é que se passa a alimentar a ilusão, a mentira, a falsidade, como se fosse o certo para uma vida.

Ilusão é engano dos sentidos ou da mente, que faz com que se tome uma coisa por outra, que se interprete erroneamente um fato, falsa aparência, engano, mentira, devaneio.
A percepção dos sentidos também representa uma espécie de véu de aparência que encobre a verdade essencial da realidade.
Nesse caso, a aparência é tida como realidade.

Os hábitos e os preconceitos também influenciam as emoções.
Uma pessoa tomada pelo medo, é capaz de se iludir, interpretando situações que não existem.
Mas existem, também, as ilusões que têm como fonte a astúcia do maligno, que faz o crente ver coisas que não existem.
A falta de vigilância pode criar situações ilusórias fazendo com que alguém julgue um irmão por algo que ele pensa ter visto ou ouvido, fazendo, assim juízos temporários.

  • Maneiras como se apresenta a ilusão.
§  A ilusão de alcançar o poder.

Quando se fala em ilusão parece algo muito bom, que promove benefícios incomparáveis.
Na verdade a ilusão é um engano, veja o que aconteceu com Adão e Eva.
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gn. 3:5-6)

Na ilusão de ser como Deus, ter o poder, ouviram o conselho da serpente e se deram mal.
Foi também o caso do rei Manasses, almejou o poder e procurou de maneira errada conquistá-lo, na ilusão de ser poderoso, e ter tudo e a todos aos seus pés.
“Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia. Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais;  fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus.” (II Cr. 33:11-13)
Após uma vida de desobediência, idolatria, ocultismo, etc..., foi necessário ser levado cativo pelos Assírios, ser tratado como animal, até reconhecer  a soberania de Deus, e entender a diferença entre pensar que é, Ilusão, e ser de fato, realidade.

§  Confiar nas riquezas

A riqueza é outro meio usado por satanás, para iludir os incautos.
O Rei Salomão diz em Provérbios: “Os bens do rico lhe são cidade forte e, segundo imagina, uma alta muralha.” (Pv. 18:11)
A fazenda ou riquezas do rico é a sua cidade fortificada, é como um muro alto em sua imaginação.
A riqueza poderá, até por algum momento servir de segurança para alguns.
Mas como toda ilusão é de pouca durabilidade.

“E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lc. 12:16-21)
O rico insensato da parábola de Jesus, que confiava em suas riquezas, serve de exemplo para muitos que pensam nos bens materiais como solução para todos os seus problemas.
E quantos pobres atualmente cultivam tal ilusão, almejando riquezas para resolverem os seus problemas!
Muitos estão gastando o pouco dinheiro que possuem em apostas, jogos de azar, sorteios etc..., na ilusão de enriquecerem de uma hora para outra.

Jesus não acusou aquele homem de desonestidade porque ele acumulava seus bens de modo lícito.
Só que ele era avarento e não sentia prazer nem felicidade, pois a incerteza o levava a preocupar-se em acumular mais e mais riquezas, o que não lhe dava tempo de usufruir o que já possuía.
A sua insensatez chegou ao cúmulo de fazê-lo pensar que não precisava incomodar-se com a eternidade. Quem sabe até lhe poderia garantir um lugar no céu toda aquela riqueza que possuía!
Alguns pensam que o dinheiro poderá comprar indulgências, orações ou rezas para levar alguém ao céu. Puro engano.
Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai, senão por mim."(Jo. 14:6b)
È a pior ilusão pensar que poderá comprar a salvação.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo. 14:6)

Não existem atalhos. Não existe outro caminho.
Não seja atraído por atalhos que aparentemente são direitos, mas que conduzem à morte.
Só Jesus é o caminho.
Só Jesus é a solução.

Amém!!!

Nenhum comentário: