sábado, 16 de julho de 2016

APRENDENDO DIZER NÃO

“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt. 5:37)

Hoje a mentira social virou praxe no trabalho e em relacionamentos.
O chefe manda a secretária dizer "Ele não está aqui" quando não quer atender um telefonema.
O amigo diz "Eu vou! Eu vou!" ao convite, quando de fato não pretende ir.
Mentir passou a ser uma prática tão costumeiramente usada, que pouca gente ainda se indigna com o uso de informações falsas.
Líderes mentem, para explorar seus liderados.
Pais mentem, porque não sabem educar corretamente seus filhos.
Esposos mentes, porque temem expressar sentimentos reais.
Pastores mentem, porque não mais acreditam nos princípios da Bíblia.
Tudo isso, diz Jesus, é de procedência maligna.

Você é daqueles que tem dificuldade em dizer não?
Você é daqueles que diz sim quando queria dizer não, só para não ser desagradável?
Se for, então você está precisando aprender a dizer não para que você pare de sofrer, pois enquanto você é bonzinho para os outros, acaba sendo “ruinzinho” para você, para a sua própria vontade, para os seus princípios e valores.  
Jesus ensinou a seus discípulos a dizerem sim e a dizerem não, sendo sempre sinceros e agindo de acordo com os princípios do Reino de Deus.

             I.        DIGA NÃO PARA AS TENTAÇÕES MALIGNAS

Satanás tentou até Jesus e recebeu d’Ele sempre o “Não”.
Jesus, assim como nós, em tudo foi tentado, mas nunca disse sim quando tinha que dizer não.
Ele espera de nós que sejamos firmes e decisivos contra as tentações de Satanás, sempre dizendo não para o Diabo e sim para Deus.
E se encontrarmos alguma dificuldade para dizer não a Satanás e as suas tentações malignas, Jesus nos oferece ajuda e socorro, basta que nos acheguemos a Ele.
“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb. 4:15-16)
Cada vez que nós cedemos às tentações de Satanás, estamos dizendo sim para ele e sofremos as graves consequências do nosso erro, do nosso “sim” que deveria ter sido “não”.
E agindo assim, atraímos maldições sobre as nossas vidas e até sobre a vida da nossa família, dos nossos filhos e das gerações futuras.
Você sabia que você pode estar sofrendo hoje as consequências de maldições por decisões erradas dos seus pais, avós, bisavós que disseram sim para Satanás.
 (Lm. 5:7; Êxodo 20:5-6).
Mas saiba que Jesus quebra toda e qualquer maldição.
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gl. 3:13-14)
Diga sim para Jesus e receba a quebra de toda e qualquer maldição sobre a sua vida!
Diga sim ao convite que Jesus nos faz para sermos seus discípulos!          

            II.        DIGA NÃO PARA AS PROPOSTAS INDECENTES

Você já recebeu alguma proposta indecente?
Talvez no seu local de trabalho, na sua escola, entre os seus amigos, alguém tenha lhe apresentado algum tipo de proposta que vai contra os princípios e valores de Deus e você acabou dizendo sim, quando deveria ter dito não.
Cada vez que trocamos o sim pelo não ou o não pelo sim, deixamos de ser sinceros e somos os mais prejudicados, atraímos maldição que se manifesta por doenças em nosso corpo, alma e atinge até o nosso espírito.
Jesus espera nos encontrar sempre sinceros, autênticos, fiéis e irrepreensíveis.
“Abstende-vos de toda forma de mal. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts. 5:22-23)
Deus exalta aquele que se mantém fiel, sincero e íntegro diante das propostas indecentes do mundo.
Entre vários exemplos bíblicos, destacamos a integridade dos jovens Daniel e José que souberam dizer não e o Senhor os honrou em todas as coisas.
Precisamos ter coragem para dizer “não” a determinadas propostas e nos livrarmos de verdadeiras armadilhas, assim como precisamos ter a coragem para dizer “sim” em determinadas ocasiões.
Agora mesmo desafiamos você a dizer “sim” para Jesus e “não” às propostas indecentes que o mundo nos apresenta.
Você já disse “sim” para a proposta de salvação de Jesus? 

A verdade é Jesus Cristo.
Somos cristãos, porque nos encontramos com a verdade e nos entregamos para uma vida de testemunho daquilo que Ele faz pelos que O aceitam.
Dar bom testemunho é viver uma vida coerente.
Aquilo que falamos deve ser coerente com aquilo que vivemos.
E isto somente conseguimos quando nos submetemos ao Espírito do Senhor, eu habita em nós.
O mundo odeia a verdade, mas Cristo odeia a mentira.
Ainda que tentemos, nunca poderemos servir a dois senhores, porque ambos os senhores exigem submissão total.
Paulo, sabendo disso, fez sua escolha, por isso, ele se apresenta como “Paulo, servo de Jesus Cristo”.
Um verdadeiro discípulo de Jesus não tem duas palavras, não trata com mentira, falsidade e não jura enganosamente.
Para ele o sim será sempre “sim” e o não será sempre “não” e o que passar disso é originado pelo maligno, pelo diabo que é o pai da mentira.
Convidamos você agora a dizer “não” para as tentações malignas e propostas indecentes e dizer sim para Jesus, tornando-se um verdadeiro discípulo de Jesus!
Qual vai ser a sua decisão: Sim ou Não para Jesus?
Eu te aconselho escolha dizer Sim.


Amém!!!  

Nenhum comentário: