quinta-feira, 28 de julho de 2016

COMPROMETIMENTO COM DEUS

“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.” (Gn. 28:20-22)

O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades.

Comprometimento é a ação de arcar com um compromisso feito a alguém, se utilizando de regras propostas a fim de se alcançar a exatidão do ato ou ação.
É a forma, pública ou não, de voluntariamente se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum  objetivo ou causa.
Comprometimento é  uma responsabilidade adquirida de forma verbal ou escrita que nos faz responsáveis por algo, perante essa afirmação, verbal ou escrita, feita por nós mesmos; sendo isso o compromisso.
Quem se compromete e não cumpre  é um irresponsável.
Quem se compromete e cumpre é responsável e chama a atenção alheia por ser capaz de manter  sua posição a realizar o acordado.

Nessa vida estamos comprometidos com aquilo que damos valor.
Quando pensamos em compromisso não associamos a algo que não gostamos, ou não damos importância.
Se você ama alguém você é comprometido com esse alguém.
Da mesma forma, se você se importa em obedecer a Deus você é comprometido com a vontade dele.

·         Alguns fatores têm atacado fortemente o nosso comprometimento com Deus.

a.     A licenciosidade em nome da modernidade.
Alguns padrões de comportamento têm sido sugeridos como algo comum, uma vez que a geração atual não é careta. Por exemplo, exploração da sexualidade antes do casamento.

b.    A indisciplina devocional.
Muitos cristãos já não oram, nem meditam na palavra, e querem viver comprometidos com Deus. Isso é muito paradoxal. Para muitos é mais interessante assistir o BBB do que refletir na palavra de Deus.

O comprometimento que passamos a ter com Deus é fruto da nova vida que ele nos deu.
O novo princípio que recebemos em nossos corações nos compromete com a santidade, a justiça e a verdade dele.

Nas escrituras não encontramos uma definição pronta do que seja compromisso.
Todavia, uma palavra que é bem próxima do comprometimento é voto, promessa solene feita a Deus.
Uma vez que alguém estabelecia um voto ele estava prometendo algo, ou viver do modo como prometeu.
Daí, o comprometimento com o voto estabelecido.

O caso de Jacó exemplifica o que estamos falando.
Quando Jacó fugia do seu irmão Esaú em direção à casa de Labão ele firmou um voto com Deus se comprometendo a fazer tudo o que havia dito.

Como podemos nos comprometer com Deus?

·         PARA SE TER COMPROMETIMENTO COM DEUS É PRECISO QUE CONFIEMOS PELA FÉ EM SUA PRESENÇA.
“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,” (Gn. 28:20)

Jacó estipulou uma condição de fé para que ele pudesse perceber o cuidado de Deus em sua vida.
Se o Senhor lhe desse segurança, comida, roupas e lhe fizesse voltar à casa do seu pai ele passaria a ser servo do Deus verdadeiro.
Para que isso se tornasse real era preciso que Jacó confiasse pela fé no Deus a quem ele se dirigia.

Num mundo materialista como o nosso muitas vezes esquecemos-nos do fato de que Deus está a nos enxergar e a cuidar de nossas vidas.
O Deus no qual estamos comprometidos é visto, pela confiança que Ele nos dá através do seu espírito.
Assim podemos contemplá-Lo com a total segurança de que Ele é real.
Com disse Paulo: “... ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (I Tm. 1:17)

O Deus com quem Jacó havia firmado seu compromisso estava além do que os olhos humanos podem enxergar, pois pela fé podia manter-se firme em Deus.

·         PARA SE TER COMPROMISSO COM DEUS É PRECISO QUE ENTREGUEMOS NOSSAS VIDAS A ELE.
“de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;” (Gn. 28:21)

Ao que tudo indica Jacó não conhecia o Deus de seus pais.
No seu voto ele se compromete a ser seu servo.
Uma vez que o cuidado de Deus se realizasse sobre sua vida, o Senhor passaria a ser seu Deus.
A sua vida estaria sob o governo do seu Senhor.

O comprometimento com Deus é fruto do novo coração que Deus dá àqueles que confiam na obra do seu filho.
A nossa vida é tomada por um desejo de obedecer à vontade do nosso Senhor.
Nessa obediência a prazer e alegria.
Independente das circunstâncias não deixaremos o nosso compromisso com o Senhor.

·         PARA SE TER COMPROMISSO COM DEUS É PRECISO QUE OBEDEÇAMOS ÀS CONDIÇÕES DO PACTO QUE ASSUMIMOS COM ELE.
“e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.” (Gn. 28:22)

§  No voto que Jacó fez com Deus, duas condições foram estipulas para serem obedecidas:

a.     Fazer daquele lugar a casa de Deus.
Não sabemos ao certo onde era esse lugar, porém sabemos que ficava em algum lugar aonde viria a ser a terra prometida;

b.    Dizimar de tudo quanto o Senhor lhe desse.
Embora a lei não tivesse sido escrita, o ato de dizimar já era algo comum entre os servos de Deus.

Dessa forma, o que Deus esperava de Jacó era a obediência ao compromisso firmado.
Uma vez estipulado o voto ele deveria cumprir como um ato de obediência e reconhecimento do cuidado divino.

Aqueles que estão comprometidos com Deus através de Cristo têm uma série de condições a serem obedecidas.
Devemos atentar para a vontade de Deus e obedecê-la.
Desse modo estaremos vivendo comprometidos com ele.

Jacó se comprometeu com Deus e foi abençoado.
Seu compromisso pôde ser visto no voto que firmou com o Senhor.
Nele ficou claro que o compromisso requer que confiemos no Deus com quem nos comprometemos, entregando a nossa vida a ele e obedecendo as condições que ele tem para nós.

Até que ponto você é comprometido com Deus?
Se comprometa sem demora com Deus e seja abençoado.


Amém!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom estes sermoes