sábado, 23 de julho de 2016

CHAMADO, AMADO E GUARDADO

“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados.” (Jd. 1-2)

A saudação de Judas, além de descrever-se a si mesmo, descreve também a comunidade dos santos, descreve o que somos e do que devemos nos encher.
Sua lógica parte de tríades, e por todo o seu livro, essa ferramenta será usada repetidas vezes e nesses primeiros versos já observamos as seguintes tríades: chamados, amados e guardados, assim como, misericórdia, paz e amor.

Judas era provavelmente um jovem meio-irmão de nosso Senhor Jesus.
Ele é identificado como o irmão de Tiago, o mais velho dos meios-irmãos de Jesus.
“Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?” (Mt. 13:55-56)

Esses meios-irmãos de Jesus tinham percorrido um longo caminho espiritual, pois durante o ministério de Cristo, eles não acreditavam n’Ele.
“Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.” (Jo. 7:5)
No entanto, nesta breve carta, Judas descreveu a si mesmo como um servo de Jesus, o Cristo (Ungido de Deus).

Judas viu a igreja de Jesus Cristo como uma família, onde cada indivíduo tem sido chamado para se tornar um filho de Deus, amados por Deus Pai, guardados e mantidos juntos por Jesus Cristo.
Sua vocação vem do desejo de toda a divindade e se torna real ao coração de cada indivíduo pelo Espírito Santo, e como as pessoas respondem ao evangelho.
“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” (II Ts. 2:13-14)

O amor personalizado de Deus para cada um de nós não começa quando nascemos, mas estava no coração do Pai antes que o mundo foi criado.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,” (Ef. 1:3-6)

Uma vez na família de Deus, o Senhor Jesus Cristo nos mantém seguro até o fim.
“De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” (I Co. 1:7-9)
Portanto, a misericórdia de Deus cobre nossos pecados pelo sangue de Cristo, a paz de Deus enche o nosso coração, porque somos amados de forma segura para sempre.

Embora esta seja a saudação de Judas, que nos fala da segurança sólida que temos em Cristo, nossos próprios sucessos ou fracassos, os sentimentos que geram ou as reações dos outros, vai tentar convencer-nos de que não somos nem grande nem inútil.
Mas o nosso verdadeiro valor vem do fato de que Deus nos chamou porque Ele nos ama e, portanto, Ele irá nos manter a salvo e nos usará de acordo com os dons que Ele nos dá.
“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (Jo. 10:28-29)
Mesmo que Satanás nos tente e nos acuse de negarmos o Senhor, não somos jogados para fora da família de Deus: em vez disso, somos mantidos como Ele nos disciplina e nos treina em Seu amor para servi-Lo melhor.
Precisamos agarrar estas palavras, elas são para nós.

Como a vida fica mais difícil, o amor de Deus nos mantém ainda mais forte.
Continue confiante e Ele irá mantê-lo em segurança até que ele nos recebe em casa.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (I Pe. 1:3-9)

Devemos agradecer a Deus por nos chamar para fazer parte de sua família, a igreja.

Judas em sua saudação mostra como a igreja é e do que ela deve se encher. Por essa razão diante dos falsos ensinamentos e daqueles que querem por a prova a nossa fé, a saudação do servo de Cristo nos encoraja a reconhecer nossa posição e nossa forma de viver.

Somos a comunidade de Jesus, aqueles que foram chamados por Deus.
Somos a comunidade de Jesus, aqueles que desfrutam do pleno amor do Pai.
Somos a comunidade de Jesus, aqueles que descansam na certeza de que somos guardados por Cristo.

Por essa razão, na comunidade de Jesus a misericórdia deve sempre ser multiplicada, a paz deve ser sempre reinante e o amor sempre dominante.
Igreja é o espaço dos que foram chamados para o ministério da misericórdia, amados para o exercício da paz e guardados para a prática do amor.

Em Cristo, aquele que chama, que ama e que guarda.

Devemos agradecer ao Senhor por nos amar, por ser misericordioso, mesmo quando pecamos, para nos manter em sua paz.
Devemos pedir perdão pelas vezes em que temos avaliado o nosso valor pessoal sobre o que temos conseguido ou o que os outros dizem de nós, para tirar os privilégios de Sua misericórdia e paz muito levemente, desvalorizando o precioso sangue de Cristo.
Que o Senhor nos ajude a apreciar a extensão do Seu amor por nós.
Em Nome de Jesus.


Amém!!!

Nenhum comentário: