sexta-feira, 23 de março de 2018

BUSCANDO SUCESSO


Texto Bíblico: Mateus 4:1-11

Jesus está preparado para cumprir Seu ministério.
Porém, como todo servo de Deus, é necessário que seja primeiro posto à prova.
Eis por que Ele tem de enfrentar o grande Inimigo.
Satanás usa principalmente duas táticas para desviar um homem de Deus do caminho da obediência: ou ele apresenta os terríveis obstáculos do caminho, para Cristo isso representava especialmente a agonia do Getsêmani, ou, ao contrário, mostra as atrações que estão ao lado desse caminho.
É esta segunda tática que o diabo usa aqui.
Satanás usa a própria Palavra de Deus para dar à sua tentação uma aparência de piedade.

O que é uma pessoa bem sucedida?
A palavra sucesso tem muitos significados, mas em nossa cultura sucesso significa a conquista de três coisas ou pelo menos uma dessas três:

              I.        Riqueza: dinheiro, autoridade, influência e poder.
             II.        Satisfação: carnal, busca do bem estar, prazer.
            III.        Prestigio: fama, glória, reconhecimento.

Muitas pessoas têm sucumbido diante das tentações de satanás.
Porém dentre muitas tentações que nos sobrevêm, nenhuma tem tanta eficácia como essas três, aprisionando pessoas em tais pecados.

Mateus nos faz ver que há 2000 anos, esses três indicadores de sucesso foram usados como instrumentos malignos nas mãos do diabo para tentar frustrar os planos Divinos em relação a Cristo.
Hoje esses instrumentos ainda são utilizados pelo inimigo para nos destruir e acabar com nossas vidas e ministérios e infelizmente muitos crentes tem sucumbido na corrida pelo sucesso.

·         Satisfação, Busca do Prazer
“Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” (Mt. 4:3)

Jesus estava jejuando 40 dias e 40 noites e teve fome e naquele momento satanás o insta a usar do seu poder em benefício próprio para satisfazer o desejo de sua carne e saciar a sua fome.
 Quantas pessoas têm corrido no seu dia a dia atrás da satisfação pessoal, do prazer e do seu bem estar e usam tudo que está em suas mãos em benefício próprio, para satisfazerem os seus desejos carnais e sentir o doce sabor do pecado.
Quantas pessoas abandonam a Cristo por escolherem viver uma vida de prazeres momentâneos longe dos braços do Pai.
Mas Cristo não agiu dessa maneira não pensou somente n’Ele e não se dobrou ao seu desejo antes satisfez o desejo do pai.
Penso que em seu coração podia estar recitando o salmo 37.4:
“agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração” (Sl. 37:4)
Queridos Deus conhece seus desejos por isso você precisa deixá-los nas mãos d’Ele, e fazer o que lhe agrada e no tempo certo na hora certa e do jeito certo, Ele satisfará o seu desejo.

·         Prestígio, Fama, Glória
“Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” (Mt. 4:6)

Satanás sabia que Jesus era filho do Deus vivo, porém ele mesmo assim, coloca em cheque a paternidade de Cristo, ou seja, o seu prestigio, ele queria que Jesus prova-se a ele que ele era filho de Deus.
Satanás estava querendo gerar duvida no coração de Cristo, que se comprovaria se Jesus tive-se provado a ele a sua paternidade.
Irmãos nessa época em que vivemos, onde as pessoas estão ficando cada vez mais individualistas e muito mais egoístas, e a busca pelo reconhecimento e autoafirmação é uma característica predominante na sociedade moderna, muitas pessoas fazem e tem feito qualquer coisa para obter prestígio, fama, glória e sem se importarem, passam por cima da família, amigos e de princípios e muitas vezes princípios cristãos, para se tornarem reconhecidos.
Cristo não precisava de autoafirmação, nem de prestigio, por que Ele sabia a quem pertencia.
A chave amados para não cairmos nesse engodo de satanás é esta: Quando sabemos a quem pertencemos sabemos como devemos andar.
Muitos cristãos sejam eles pastores, missionários, levitas, presbíteros, diáconos ou apenas membros, tem buscado reconhecimento de homens e corrido atrás de prestigio e muitos que enredam por esse caminho estreito andam errante por um caminho que não leva a Cristo.
Não precisamos provar nada a ninguém e nem a nós mesmos, precisamos apenas lembrar a quem pertencemos.

·         Riqueza, Poder, Autoridade, Influência
“Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mt. 4:9)

Em nossa sociedade capitalista onde o sucesso é sinônimo de riqueza, poder e influência, muitas pessoas são levadas a correr de uma maneira frenética atrás dela, se prostrando diante do deus Mamom.
A busca frenética por dinheiro vem ceifando famílias inteiras, inclusive famílias cristãs, que por não terem tempo para os seus entes queridos, muitos estão fracos na fé por não terem tempo em comungar com Deus se esquecendo da palavra do salmista que diz que a palavra de Deus: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” (Sl. 19:10)

O que fazer com as tentações do diabo?

§  Em primeiro lugar:
Você pode aceitá-las como verdade e sucumbir aos questionamentos de quem você é.
Sua identidade como filho sustentado por Deus estará em jogo.
§  Em segundo lugar:
Você pode racionalizar e adaptar-se às sugestões do diabo e assim desconstruir radicalmente sua identidade como filho obediente a Deus.
§  Em terceiro lugar:
Você pode rejeitar as tentações, firmado na Palavra de Deus, e assim preservar aquilo que o diabo queria destruir, ou seja, sua identidade como filho amado de Deus.

Para finalizar ficam três lições para nós no episódio da tentação de Jesus.

§  Primeiro: Deus só leva para o deserto quando quer exaltar nos montes.
§  Segundo: Lembre-se de que no batismo assumimos um compromisso com a cruz.
§  Terceira: Guarde o que Deus disse a seu respeito.

Você é, em Cristo, um poema escrito pelas mãos do amado Deus para as boas obras.
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef. 2:10)

Enfim podemos enxergar através deste texto que ser bem sucedido não quer dizer que estamos indo pelo caminho certo, ou seja, ser rico, ter prestígio e ter satisfação não é uma evidência ou um sinal determinante da benção e aprovação de Deus, pelo contrário, sucesso aos olhos de Cristo é obedecer e fazer a vontade do Pai.

Amém!!!

Nenhum comentário: