terça-feira, 27 de março de 2018

A TRANQUILIDADE DE JESUS


“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc. 4: 35-41)

Mais um dia na vida de Jesus que mostra sua atenção com a multidão, com os discípulos e consigo mesmo.
Ele tinha urgência em ensinar, manifestar seu poder, preparar os discípulos para cuidarem das ovelhas que não têm pastor, sua compaixão; e para salvar o pecador, seu sofrimento.
Mas no lago ele planejou outra lição: manter a calma em diferentes situações.

O que Jesus ensinou aos discípulos naquele momento e nos ensina até hoje?

  • A tranquilidade na decisão
“E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos.” (Mc. 4:34)

Neste dia Jesus dedica-se a ensinar a multidão sobre o reino de Deus, fala por parábolas a ela e explica em particular aos discípulos.
Ao entardecer toma algumas decisões: chama os discípulos para irem ao outro lado do lago; dorme na parte detrás do barco, reclinando sua cabeça sobre uma almofada.
Como Jesus pôde parar o ensino para ir descansar?
Todos nós precisamos tomar decisões e, principalmente, ter o momento de descansar.
Por mais urgente que fosse a tarefa de Jesus, ele parou e dormiu comodamente.
O descanso no Senhor é o primeiro passo para manter a tranquilidade nos momentos de decisão.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl. 37:5)

  • A tranquilidade na tempestade
De repente o vento sopra e as ondas cobrem o barco que vai enchendo de água. Jesus é acordado pelos discípulos ouvindo: "Mestre, não te importa que pereçamos?" (Mc. 4:38b)

Quantas vezes somos surpreendidos com a chegada das tempestades da vida, estamos em meio ao perigo e o medo pode nos agitar e, da mesma maneira que os discípulos, nos fazer olhar para as circunstâncias.
Os discípulos não se deram conta que Jesus deu a ordem; estava com eles no barco e na tempestade permaneceu tranquilo.
A tempestade vem com certeza.
Nosso passo mantém-se sereno porque nossos pés estão firmados na rocha.
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mt. 7:24-25)

  • A tranquilidade ao falar
"Mestre, não te importa que pereçamos?" (Mc. 4:38)

Esta foi a pergunta dos discípulos a Jesus que se levanta e fala duramente com o vento e o lago; exige da natureza quietude.
Depois de tudo se acalmar fala aos discípulos e com uma pergunta os faz refletir sobre a fé.
“Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc.4:40)
Quando falamos com tranquilidade as verdades são ouvidas com clareza e profundidade.

Jesus estimulou os discípulos a crescerem na fé, afinal em um breve espaço de tempo não estaria mais presente fisicamente.
A tranquilidade da fala desafiadora de nossa fé, estimula o passo contínuo e crescente para atingirmos a estatura espiritual de Cristo.
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” (Ef.  4:13)

"E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mc. 4:41)
Havia um questionamento entre os discípulos e possivelmente entre nós.
Ele é Jesus Cristo, o Filho de Deus, que tem todo o poder nos céus, na terra e debaixo da terra.
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,” (Fp. 2:10)
Aquele que opera maravilhas e milagres, e o maior deles é nos transformar.
Mais de Cristo significa aprender dele a manter a tranquilidade nas diferentes situações.
Este incidente revela a humanidade e a divindade do Senhor Jesus.
Demonstra Seu poder sobre a natureza, como milagres anteriores mostraram Seu poder sobre as doenças e os demônios.
Por último, encoraja-nos a ir a Jesus em todas as tempestades da vida, sabendo que o barco nunca pode afundar quando Jesus está presente.
Jesus é tudo isso e muito mais. 
Não espere o vento soprar e o mar se agitar em sua vida para você descobrir o poder de Cristo Jesus.
Conheça-O agora e descubra o quanto Ele “te ama”!

Amém!!!


Nenhum comentário: