quarta-feira, 21 de março de 2018

ANDANDO COM DEUS


“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” (Cl. 2:6-7)

O Apóstolo Paulo encoraja para que os colossenses continue tal qual começaram, pela fé.
Andar é uma palavra que com frequência descreve a vida cristã e fala de ação e progresso.
Não se pode andar e ficar parado ao mesmo tempo.
O mesmo sucede na vida cristã, ou estamos progredindo ou estamos retrocedendo.

Andar com Deus é uma necessidade de todo o ser humano devido à grande carência de segurança, proteção, sustento e conforto.
Assim como a criança sente-se segura andando ao lado de seu pai, nós também nos sentimos quando andamos com Deus.
Este tipo de andar significa: concordar, comungar, harmonizar, combinar, compartilhar, estar em sintonia.
Para andar com Deus é preciso estar de acordo com Ele.

“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am. 3:3)

Uma amizade só é estabelecida quando há uma confiança mútua, quando há reciprocidade na relação, respeito,  cumplicidade e sinceridade.

O homem se enveredou por caminhos antagônicos, diferentes dos que lhes foram projetados e por conseqüência se afastou de Deus.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is. 59:1-2)

O que é andar com Deus?
Como posso saber se estou andando com meu Deus?
Ou como saber se o que estou fazendo evidencia que estou nos caminhos de Deus?

A prática dos Estatutos divinos é uma comprovação de que se está andando com Deus.

“Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e praticai-os;” (Ez. 20:19)
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Mq. 6:8)

Há um imperativo, uma convocação de Deus para que andemos em sua presença.
“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gn. 17:1)

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” (Is. 30:21)

Enoque, homem, como nós, que ousou andar com Deus, renunciando a seus desejos pecaminosos, suas resistências aos mandamentos  e foi reputado como amigo de Deus. E tantos outros como: Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel e outros.

Através de Enoque, a comunhão com Deus é restaurada, depois da queda de Adão.
“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gn. 5:24)

Enoque conquistou o coração de Deus, se aproximando de sua presença, através do arrependimento, da oração, do clamor, e de um coração quebrantado diante Dele.

Andar com Deus significa nutrir um relacionamento de intimidade com Altíssimo. É tomar a iniciativa. Ter seus desejos e anseios, suas prioridades em comunhão com seu Deus. Comunhão de pensamentos e atitudes.
É acreditar e viver intensamente esse relacionamento de amor para com  Deus, ao ponto de propagar sua fé e promover os valores  espirituais a fim de que sua geração mude de comportamento e temem a Deus. Enoque era este homem.
“Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”  (Judas 14-15)

Quando nos aproximamos mais e mais de Deus, Ele toma a iniciativa de nos convidar para estarmos em sua presença, para sempre.

Quando andamos com Deus recebemos muitos benefícios que nos trarão bem nessa vida e por toda a eternidade.
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (Sl. 128:1-6)

A cada dia você deve firmar um compromisso de sempre andar na presença de Deus:
“Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.”  (Sl. 116:9)

Deus busca homens e mulheres que ande em Sua presença, e que o busque de todo o coração, de toda sua alma para que lhes possa declarar  o seu amor e suas promessas.

FRASCO DE AZEITONA E CAFÉ.

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes. Lembre-se do frasco de Azeitona e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de azeitona e esvazia-o e tirou as azeitonas e encheu-o com bolas de gude.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio.
Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de azeitona. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de gude.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então, o professor pegou noutra caixa, uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de azeitona.
Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime, "Sim !".
Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia.
Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA.

As bolas de gude são as coisas Importantes:
Como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
São coisas, que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo os demais, as pequenas coisas.
Se puséssemos, primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de gude.

O mesmo acontece com a vida.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua felicidade.
Brinque ensinando os seus filhos; Arranje tempo para ir ao medico; Namore e vá com a sua ou seu namorado, com marido ou mulher passear.
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos.
Pratique o seu esporte ou hobbies favorito.
Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro.

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:
"O café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo chamado Jesus.”

Tenha sempre Jesus, em primeiro lugar e verá que todo o restante você fará com amor e muita dedicação.
O resto é só areia.

“Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus, para todo o sempre.” (Mq. 4:5)
Decida andar com Deus.

“O SENHOR É O ÚNICO REI E SEU REINO ESTÁ SOBRE NÓS.”

Amém!!!


Nenhum comentário: