segunda-feira, 5 de março de 2018

A EXORTAÇÃO


“Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At. 11:19-26)

Exortar significa, exercer influência sobre a vontade e as decisões de outrem com o intuito de conduzi-lo a um padrão de comportamento geralmente aceito; encorajá-lo a observar certas instruções.
Exortação é também uma palavra que quer dizer encorajar ou dar conforto aos outros.
Sua raiz grega significa "chamar para o lado" e nos dá a imagem de alguém chamando o outro para vir para o lado, a fim de fortalecê-lo e restabelecer sua confiança.
É a mesma raiz da qual se deriva um nome do Espírito Santo: o Consolador.
Simplificando, exortar é encorajar, estimular ou consolar.

Houve um homem na Bíblia chamado José, a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador” ou “filho da consolação”, sobre quem desejamos ministrar.

                      I.        A Exortação e o Caráter Cristão
            “Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza            de coração, permanecessem no Senhor.” (At. 11:23-24)

A arte de encorajar ou de consolar as pessoas em meio às lutas, está intimamente associada ao caráter cristão.
Barnabé era um estimulador de vidas porque era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.
Deus, que ama perfeitamente as pessoas e deseja o sucesso delas, agia livremente através desse homem para estimular o crescimento dos novos crentes.
A passagem acima mostra a ação de Barnabé para com os de Antioquia que haviam acabado de receber a Palavra de Deus.
O texto revela que ele exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.
O novo crente está sujeito a dúvidas, crises, desânimo e insegurança. Barnabé, certamente, agia de forma eficaz nessas e noutras áreas trazendo sempre palavras de encorajamento que edificavam.
O resultado desse trabalho foi que muita gente se uniu ao Senhor.

Quando buscamos o amadurecimento cristão através do enchimento do Espírito Santo e da Palavra de Deus, temos melhores condições de exercer o ministério da exortação.
A bondade divina fluirá através de nós para fortalecer os que necessitam de ânimo e de encorajamento.

Você tem identificado as marcas da bondade, do Espírito Santo e da fé em sua vida que o habilitem a ser a um exortador eficaz?

                    II.        A Exortação e o Pastoreamento
            “Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de       Jesus.” (At. 9:27)

O ministério de exortação tão rico na vida de Barnabé permitiu-lhe ajudar um jovem pregador da Palavra de Deus.
Paulo havia se convertido há pouco tempo, tendo contra ele, porém, um péssimo histórico de perseguição à igreja de Deus.
Agora ninguém confiava nele pois tinham medo que ele fosse um traidor no meio dos cristãos.
No entanto, Barnabé teve o discernimento de que aquele homem era sincero em sua profissão de fé, e então, confiou nele e se dispôs a interceder em seu favor junto aos apóstolos da igreja.
Enquanto todos repeliam Paulo, Barnabé o tomou consigo.
Paulo precisava de alguém que lhe desse um voto de confiança e uma palavra de estímulo em meio ao descrédito sofrido.
Foi aí que o ministério de exortação mais uma vez se demonstrou eficaz.
Paulo foi encorajado a permanecer firme no caminho e se tornou o maior de todos os apóstolos, alcançando todo o mundo de sua época com a mensagem do evangelho.

Todos nós tivemos um passado sem Cristo.
Precisamos de pessoas que nos vejam como novas criaturas e que nos ajudem a esquecer das transgressões do passado. Importa que sejamos assim também para com os que se aproximam de Deus, sempre acreditando que eles podem mudar e amadurecer em Cristo.

Você poderia citar o nome de pelo menos três pessoas a quem tem “tomado consigo” para pastorear, acompanhar e estimular na carreira cristã?

                   III.        A Exortação e a Restauração
            “Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a     Marcos, navegou para Chipre.” (At. 15:39)

Barnabé e Paulo estavam juntos servindo ao Senhor pregando o evangelho pelo mundo.
Nessa ocasião, chegaram a discutir sobre quem levariam com eles na nova jornada missionária.
Barnabé queria levar Marcos, um jovem que havia desistido da obra no passado; Paulo não concordava com a idéia e por isso se separaram.
Entre acompanhar alguém que já estava pronto e voltar para buscar quem precisava de restauração, Barnabé não teve dúvidas, escolheu a última opção.
Ele e Marcos seguiram para Chipre.

Pedro e o próprio Paulo reconheceram, no futuro, o valor daquele jovem até então desprezado.
Ele se tornou útil ao Senhor por causa do ministério de exortação desenvolvido por Barnabé.

Os benefícios da exortação não se restringem a uma única pessoa.
O pastoreamento de Paulo resultou na pregação para o mundo de sua época.
A restauração de Marcos serviu de apoio para o ministério dos mais influentes apóstolos daquela geração.

Em nossos dias, o ministério da exortação mútua continua sendo de importância fundamental.

Por um instante, peça ao Espírito Santo para lhe mostrar quais são as pessoas que necessitam de restauração.
O que você pode fazer acerca delas?
Pergunte a si mesmo se você não tem preferido seguir com os que estão “prontos” em vez de recuar para buscar os que “ficaram para trás”.

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hb. 3:12-13)

Precisamos sempre ser exortados por alguém que Deus colocou ou colocará para falar na nossa vida, assim como precisamos exortar outros.
Deus quer usar você para ser um Calebe ou Barnabé e assim falar na vida de alguém que Deus confiou para você cuidar ou apenas abençoar!
Um Calebe ou Barnabé sempre andará e será fiel ao seu líder!

Amém!!!

Nenhum comentário: