quinta-feira, 19 de maio de 2016

TEMPO DE CRESCIMENTO E MULTIPLICAÇÃO

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos." (Mt. 13:31-32)

Lembre-se que Deus te criou para crescer e multiplicar.

Hoje veremos sobre o poder que há numa semente. 
O que um simples grão, aparentemente insignificante, poderá se tornar depois de semeado em terra fértil. 
Queremos ministrar sobre o poder da Palavra de Deus na vida de quem a recebe pela fé.   
A vida cristã é dinâmica e não estática.
Quando nos convertemos a Cristo inicia-se um processo de crescimento espiritual contínuo.
Entretanto, podemos observar um raquitismo no desenvolvimento de alguns cristãos, que embora fazendo parte da igreja a vários anos, no entanto, permaneceram meninos em Cristo.
Tempo de vida cristã significa tempo de crescimento, pois embora o tempo tenha passado não cresceram, ainda se gabam do tempo percorrido.

A Bíblia nos convida ao crescimento espiritual.
“Desejai ardentemente como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para por ele vos seja dado crescimento para salvação.” (I Pe. 2:2)
Não há nada de errado em ser criança, o erro consiste em permanecer criança, pois esta é apenas uma fase e não a plenitude da vida.

Como crescer e multiplicar?
Jesus nos ensina através da Parábola do Grão de Mostarda.

      I.        A Menor de Todas as Sementes

Jesus fez questão de escolher como exemplo para o seu ensino, a menor de todas as sementes. 
Apesar do seu tamanho, havia dentro dela um poder de crescimento e de multiplicação que se manifestaria gradativamente, até chegar à plena estatura. 
Ele quer que as pessoas entendam que dentro da semente divina plantada no coração, está embutido um poder de crescimento e de multiplicação suficiente para todos os estágios da vida cristã, até à plena maturidade em Cristo. 
Toda a provisão para crescimento, desenvolvimento e expansão, está dentro da semente. 
Não podemos dizer que Deus nos tenha privado de qualquer elemento necessário ao nosso amadurecimento. 
Na Sua sabedoria infinita nos fez provisão por meio de Sua bendita Palavra.
"Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (II Pe. 1:2-3)

    II.        A Maior de Todas as Hortaliças

Como pode a menor de todas as sementes produzir uma árvore tão grande assim?
Como já dissemos, dentro da semente estava determinado o que ela haveria de ser: uma grande árvore.
Jesus está ilustrando o que Deus planejou para cada filho Seu. 
Ele idealizou filhos maduros que refletissem a imagem de Seu Filho Jesus Cristo em todas as áreas de suas vidas. 
Filhos que sejam excelentes no caráter e cheios da unção, assim como grande é a árvore em questão. 
O Senhor Jesus virá buscar uma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." (Ef. 5:27) 

Ao mostrar a figura da grande árvore, Ele quis imprimir no coração de cada cristão a idéia de grandeza, de crescimento, de expansão e de multiplicação que cada crente começa a experimentar, ao receber a genuína semente de Vida no coração.

   III.        Onde iniciou o processo de crescimento

O processo de crescimento começou quando nascemos de novo.
"A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (Jo. 3:3-5)

Continuou quando recebemos o evangelho:
a.     "Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus." (I Co. 4:15)
b.    "Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tg. 1:8)
c.     "Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente." (I Pe. 1:23)

   IV.        Os fatores de crescimento
      
a)     Os fatores de crescimento vêm através da Palavra de Deus não falsificada.
“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” (I Pe. 2:2-3)

b)    Os fatores de crescimento vêm através da experiência na Palavra
Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.” (Hb. 5:13)

c)     Os fatores de crescimento vêm através do convívio com os irmãos.
Ouvindo testemunhos, recebendo admoestações, imitando aos adultos na fé.
Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.” (Rm. 1:11-12)

d)    Os fatores de crescimento vêm através do auto-investimento pessoal.
“Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (I Tm. 4:13-16)

    V.        Os perigos ou problemas do não crescimento
       
1.     Ficar privado de receber revelações maiores.
“Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” (Jo. 16:12)

2.     Não poder receber alimento sólido
“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb. 5:12-14)

Infantilidades comportamentais; Ciúmes e Contendas; Ser inconstante; Não poder exercer o Episcopado.

A estatura final é expressar Cristo em nós em sua plenitude, o Seu amor, o Seu conhecimento.
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." (Ef. 4:11-15)

A mostardeira crescia e multiplicava tanto que era um Lugar de Refúgio

“O qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.” (Mt. 13:32)
Em outra ocasião, as aves do céu representavam os demônios que vinham para roubar a semeadura. 
Agora, porém, cremos que a figura esteja associada ao cumprimento satisfatório do que seria a missão da árvore: dar o seu devido fruto, enquanto oferece alento ao cansado e alimento ao faminto. 
Assim, cada árvore frondosa, seria para as aves do céu um lugar de repouso e de provisão. 

Deus tem alimentado a visão do crescimento, não para benefício exclusivo do crente. 
Ele deseja que cada um de nós, por meio do nosso crescimento saudável em maturidade cristã, possa ser um porto seguro para todos os que passam cansados pela vida, e que necessitem de repouso e alimento espiritual. 
Assim é o cristão maduro e aperfeiçoado na Palavra para todo aquele que dele necessita.
                  
Recebamos com mansidão a Palavra em nós enxertada, a qual é poderosa para salvar as nossas almas.
“Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” (Tg. 1:21)
Devemos manter a visão de que a semente de Deus em nossas vidas produzirá uma árvore frondosa e frutífera no caráter, na unção e na maturidade cristã. 
Devemos também orar para que, no nosso crescimento cristão, possamos ser canais de refrigério e de provisão espiritual para todo aflito e cansado que passar pelo nosso ministério.                     
Esteja atento às necessidades das pessoas que fazem parte do seu círculo de amizades. 
Talvez Deus lhe mostre alguém que realmente necessite de refrigério. 
Ouça-o atentamente, e ofereça ajuda dentro de suas possibilidades. 


Amém!!!

Nenhum comentário: