quarta-feira, 11 de maio de 2016

SER AMIGO DE DEUS

“Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” (II Cr. 20:7)

Quantos amigos você tem? Eu tenho poucos. A maioria são colegas ou conhecidos. Amigos mesmo posso contar nos dedos!
Então imagine agora se você pudesse ser amigo do Criador do universo, do Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores!
Será que isto é impossível? Não é o que diz a palavra de Deus!

Em três livros das Escrituras estão descritas frases contundentes e muito impactantes que dizem ser Abraão amigo de Deus:
Crônicas: “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” (II Cr. 20:7)
Tiago: “E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Tg. 2:23)
Isaías: É em Isaías que o próprio Deus declara de forma eloquente e maravilhosa sobre a intima relação de amizade que tinha com Abraão: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo.” (Is. 41:8)

·         Amigo de Deus! 

Muitas pessoas já se acham importantes quando tem amizade recíproca com presidentes, governadores, juízes, reis, e várias outras autoridades destacáveis socialmente, o que se falar da importância de se ser considerado amigo do Soberano Deus, Reis dos reis e Senhor dos Senhores.
É muito bom e demonstra status dizer-se amigo de autoridades proeminentes na sociedade.
Mas é bem mais importante quando a própria autoridade declara que determinada pessoa é seu amigo e que pode contar com ela para usufruir as benesses de seu legado.
O que diremos então se Deus declarasse para todos, sermos nós, seus amigos?
Que honra e privilégio maravilhoso ser amigo do Soberano Rei do Universo.

Abraão é assim destacado, em toda a Escritura: amigo de Deus.

Mas o que Abraão fez para ser considerado como amigo de Deus?
Ou quais os méritos de Abraão para galgar tão alta posição?
E o que farei para também ser considerado amigo de Deus?

Primeiro vamos entender em que está estabelecido os princípios basilares que regem uma relação de amizade.
São seis os fundamentos de uma amizade profunda e duradoura: Confiança, Sinceridade, Fidelidade, Amor, Reciprocidade que quer dizer comunhão e Entrega total.
Esses seis pilares bem solidificados, bem estabelecidos, fortificam uma boa relação levando a um profundo entrelaçamento de comunhão e despojamento total.

Quando olhamos para a vida de Abraão, vemos destacados esses fundamentos em sua relação com Deus. 
Ele se torna uma referência, um paradigma, um modelo para todos os que querem ser amigo de Deus.
Em todas as suas atitudes Abraão nutre um profundo amor para com seu Deus. Ele é radical. 
Quem ama é radical, não abre mão do amado, se possível dá até a própria vida para vê-lo feliz.

A.    Confiança

Quando chamado por Deus para sair de Ur dos Caldeus, para uma terra distante, longe da idolatria de seus pais, ele obedece, e sem duvidar, crê que Deus lhe dará a terra prometida.
“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:1-3)

B.    Sinceridade

Na caminhada até a terra prometida Abraão rega sua relação com Deus levantando altares de oração, adoração e louvores, oferecendo sacrifícios agradáveis a Ele.
“Apareceu o Senhor a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.” (Gn. 12:7)

C.    Fidelidade

Quando nutrimos uma relação de comunhão diária com Deus passamos a conhecer as suas profundezas e Ele passa a se relevar para nós através de sonhos, visões e profecias, como fez com Abraão.
Depois de uma vitória alcançada Abraão demonstra todo seu coração grato a Deus e lhe oferece o dízimo de suas conquistas a Melquisedeque, o sacerdote do Senhor. 
“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gn. 14:18-20)

D.    Amor

Ao verdadeiro amigo não se oculta nada, nem mesmo quando o juízo está estabelecido.
Deus ia destruir Sodoma e Gomorra, perto de onde Abraão morava, mas primeiro Ele revela o que vai fazer ao seu amigo.
“E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?” (Gn. 18:17)

E.    Reciprocidade

Deus fala ao seu amigo Abraão o segredo da vitória e da conquista.
“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gn. 15:1)
“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.” (Gn. 17:1-2)

F.    Entrega Total

Quando Deus pede a maior riqueza de Abraão para que lhe fosse sacrificado, que era  seu filho, Isaque, ele obedece prontamente e leva-o ao lugar de sacrifício, demonstrando que seu amor por Deus era  maior que bens e criaturas na terra.
A verdadeira amizade é entrega total.
“E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.” (Gn. 22:1-3)
Deus provou Abraão e ele foi aprovado.
Mais importante que ser usado por Deus é ser aprovado por Ele.

·         Quais os benefícios obtidos em sermos amigos de Deus?

São muitos, citarei seis para nossa edificação:

             I.        Vida vitoriosa de conquistas.
“Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” (II Cr. 20:7)

            II.        Não temer os violentos.
“E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” (Lc. 12:4-5)

           III.        Serão protegidos de acusações.
“E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois, ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Nm. 12:6-8)

          IV.        Intimidade permanente.
“E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda.” (Êx. 33:11)
“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face.” (Dt. 34:10)

            V.        Serão lembrados como verdadeiros heróis da fé, que venceram grandes obstáculos para testemunhar que o seu Deus é o maior de todos os deuses da terra.
“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” (Hb. 11:8-9)

          VI.        Serão ressuscitados para a glória.
“Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.” (Jo. 11:11)
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.” (Ap. 20:6)

Abraão, o amigo de Deus, morreu, mas sua história continua viva nos escritos sagrados, como aquele que em vida construiu uma relação profunda de comunhão com seu Criador, e hoje é uma referência para todos nós.
Deus continua a procura de amigos nesse mundo, para nutrir uma relação de profundo amor e revelar seus segredos.

Você tem procurado ser amigo de Deus ou do mundo?
Deus não está à procura de amigos de conveniências, falsos e hipócritas, Ele procura pessoas verdadeiras e confiáveis, para além serem como Abraão.
Para alcançarmos as bênçãos de Abraão, precisamos nos tornar Seu amigo, e para se tornar amigo de Deus, necessitamos de renunciarmos.
Quando renunciamos para Deus, nos tornamos Seus amigos.
Abraão se tornou amigo de Deus e também receptor da totalidade das bênçãos do Senhor.


Amém!!!

Nenhum comentário: