quinta-feira, 26 de maio de 2016

AS PROVAÇÕES PROVAM A FÉ

“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (I Pe. 1:6-9)

Pedro escreve esta carta para cristãos de cinco províncias.
Eram irmãos que passavam por dificuldades e perseguições por professarem a sua fé em Cristo.
O objetivo de Pedro em sua carta é exatamente ajudá-los para que as provações pelas quais estejam passando não os façam esmorecer ou desistir, mas que essas aflições promovam fortalecimento e crescimento em suas vidas.
Para isso Pedro tenta lembrá-los de verdades importantes que fazem parte da fé que professam e que precisam ser mais determinantes do que as provações.
Pedro fala que a fé do cristão é muito mais preciosa que o ouro que perece e é refinado pelo fogo.
Porém, muitas vezes nos perguntamos: Será que eu tenho fé em Deus? Será que eu creio que Jesus é o Senhor de minha vida? Como eu posso ter certeza disto?
Algumas situações em nossa vida podem colocar em prova a nossa fé, e tanto podem destruir como fortalecer a nossa carreira espiritual.

Provação é a ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude de alguém. Situação difícil, sofrimento.

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PROVAM A NOSSA FÉ:

·         Quando o crente está só

Nessas horas o crente tem uma sensação de impunidade.
Acha que, porque está só, pode fazer algo que é condenado pela Palavra de Deus.
Precisamos ter cuidado, pois é neste momento que o Diabo arma o laço para nos tirar da comunhão com Deus.
Jesus foi tentado pelo Diabo quando estava só no deserto.
“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mt. 4:1-2)
A Bíblia conta a história de José, um adolescente com idade entre 15 e 16 anos que também foi tentado quando estava só.
“Sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.” (Gn. 39:11-12)

·         Quando nós nos doamos

Imitemos o exemplo de Neemias, que foi um homem com uma profunda visão de Deus.
Ele construiu a cidade de Jerusalém e levantou a auto-estima do povo, e depois disso disse: “Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Ne. 8:10)
O crente que quer ter suas atitudes aprovadas pelo Senhor, deve doar amor e repartir as suas bênçãos com o próximo.

·         Quando tudo vai bem

Se a pessoa está empregada e ganhando um ótimo salário, logo começa a rejeitar o Senhor.
Mas, quando está atravessando algum momento difícil em sua vida, fica mais fervorosa na igreja.
Muitos citam a história de Jó como homem sofredor que não negou a Deus.
Mas este patriarca, quando era rico, também era piedoso e oferecia continuamente sacrifícios ao Senhor.
“Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” (Jó. 1:5)

·         Quando a vida do crente está em risco por causa da fé

É o caso de Hananias, Azarias e Mizael, que foram lançados na fornalha porque não queriam adorar a estátua de Nabucodonosor. (Dn. 3:10-23)
Pedro e João também foram pressionados porque levantaram o paralítico na Porta Formosa. (At. 4:18-31)

·         Quando temos de renunciar

Moisés recusou ser chamado o filho da filha de Faraó para sofrer com o povo de Deus no deserto.
“Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado.” (Hb. 11: 24-25)
Paulo também poderia tornar-se um grande político do império romano, um erudito, mas ele considerou tudo isto como esterco.
“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” (Fp. 3:7-8)

·         Quando o seu testemunho é questionado

Quando precisamos testemunhar aquilo que somos e cremos e a nossa vida condiz com o que pregamos.
A vida de Paulo era conhecida por todos os judeus e em toda a guarda pretoriana.
O rei Agripa queria conhecê-lo porque tinha ouvido notícias sobre ele.
Este rei falou: “Por pouco me persuades a me fazer cristão.” (At. 26:28)

·         Quando o Reino de Deus é priorizado

Quando priorizamos o Reino de Deus, tudo vai bem na área psicológica, emocional, material e biológica.
Jesus disse que Deus supriria todas as nossas necessidades se o Reino de Deus fosse priorizado.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6:33)
O Reino de Deus não é comida nem bebida.
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Rm. 14:17)

Se tão somente o crente priorizar o Reino de Deus, será espiritualmente aprovado e terá a sua fé fortalecida no Senhor.
Se estiver passando algum problema em sua vida, ele dirá como Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” (Jó. 19:25)  
Quando Jesus Cristo se manifestar à Sua Igreja, dirá a esse crente: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt. 25:21)
Desejo trazer ao seu coração é a paz e certeza de que as provações, por mais dolorosas que sejam, sempre promovem fortalecimento, é que temos uma esperança, que o aquecimento das provações purificam a nossa fé, e que jamais, por mais duras que sejam as aflições terão o poder de vencer a nossa fé retirando de nós a alegria que somente a fé produz.
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa e é Ele quem a aperfeiçoa.
Ele não deixou que a cruz fizesse com que Ele desistisse.
Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, Ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

A nossa constância nos momentos de provação resulta em aprovação perante o Senhor.
Devemos encarar as provações como parte do processo de depuração, de purificação, que nos ensinam a paciência, que fortalecem a nossa fé em Cristo Jesus e ajudam a nos tornarmos o tipo de pessoa que Deus deseja que sejamos para Sua honra e glória.


Aleluia!!!

Nenhum comentário: