terça-feira, 10 de maio de 2016

DEUS TEM PLANOS PARA VOCÊ

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr. 29:11)

Este é um dos versículos mais citados e conhecidos dos irmãos, mas muitas vezes é usado de uma forma muito contrária ao que o Senhor está tentando ensinar neste texto.
No contexto deste versículo Deus está trazendo uma mensagem aos anciãos que estão no cativeiro da Babilônia.
A profecia trata sobre o tempo que foi profetizado para que o povo de Israel voltasse para Jerusalém, setenta anos: "Porque assim diz o Senhor: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar." (Jr. 29:10)

O plano de Deus para o povo de Israel era que eles voltassem do cativeiro e edificassem novamente a cidade de Jerusalém e o templo de Salomão.
Depois dos setenta anos de cativeiro Esdras, Neemias e muitos outros foram a Jerusalém e a edificaram contra todas as dificuldades que enfrentaram.
Esta, muito provavelmente, não era a vontade do povo que queria permanecer em Babilônia, o centro do mundo antigo.
Tanto é verdade que poucos foram os que voltaram pela primeira vez com Neemias.

Independente da vontade do povo de ficar ou não na Babilônia, os pensamentos de Deus é de paz para este povo.
E esta paz apenas pode ser encontrada no Senhor.
Uma vez que no Antigo Testamento o Senhor tinha comunhão com o povo através do Templo em Jerusalém, então era necessário que o Templo fosse restaurado e que o povo voltasse para Jerusalém: "Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jr. 29:12-14)

Sabe o que mudou do tempo de Neemias e Esdras para o nosso tempo?
Hoje a nossa construção é espiritual, mas ainda assim nós precisamos deixar Babilônia para viver uma vida simples construindo essa cidade.

E quais são os planos que Deus tem para o seu povo hoje?
Os planos de paz que Deus tem para o seu povo hoje também estão relacionados a esta nova cidade espiritual, a Igreja.
Quando Deus nos congregar de todas as partes para essa reconstrução gloriosa, então nós buscaremos o Senhor e o encontraremos quando o buscarmos de todo o nosso coração.
E nós o acharemos! Aleluia!

Deus nos conhece.
Jeremias nos fala que Deus nos conhece e que Ele tem bons planos para nós, que Ele soberanamente dirige nossas vidas.
Suas palavras nos lembram que Deus ouve nossas orações e nos convida a buscá-Lo e conhecê-Lo.
Durante os tempos de incerteza, esta promessa é profundamente reconfortante.
Não podemos ver o futuro, mas este versículo nos dá ânimo e promete que Deus tem um futuro e esperança para cada um de nós.

Vemos, porém, que muitas pessoas estão caindo em uma armadilha sagaz do diabo e pensam que Deus quer o nosso bem-estar a qualquer preço e a todo custo.
Deus não quer o nosso bem-estar aparente, mas Ele tem para os seus filhos pensamentos de paz.
Entretanto, assim como nos dias de Esdras e Neemias, a nossa paz não depende do nosso estado de espírito, nem do nosso poder aquisitivo, nem do dinheiro que temos, nem de coisas aparentes, mas de procurar a paz dessa cidade espiritual.
Na antiguidade a cidade era Jerusalém, uma cidade física, mas para nós a nossa cidade é a Igreja do Senhor, a Noiva gloriosa do Cordeiro.

O plano de Deus.
O plano de Deus nem sempre é o que pensávamos que ia ser.
Mas o plano de Deus é sempre o melhor mesmo se não entendemos no momento.
Sabemos, porém, que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” (Rm. 8:28)
Sabemos que quando Deus fecha uma porta, Ele abre outra.
Sabemos que Deus está trabalhando através de todos os eventos em nossas vidas para nos tornar mais e mais dependente d’Ele para tudo que precisamos.
Precisamos entender que o plano de Deus nem sempre é o mais fácil do nosso ponto de vista, mas é sempre o melhor.

Deus vê o nosso amanhã antes que se torne o nosso hoje.
Ele vê o início da nossa vida e Ele vê o fim e tudo entre o começo e o fim.
Salmista diz: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” (Sl. 139:16)
Deus sabe os planos que Ele tem para nós.

Jeremias diz que Deus tem planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Para o povo judeu, significava voltar para a Terra Prometida, para o cristão significa ir estar com Ele por toda a eternidade.

Se você é um crente em Jesus Cristo, você tem uma esperança e um futuro que vai muito além dos parâmetros desta vida.
Você tem uma esperança e um futuro onde você vai viver na eternidade com Deus.
Você tem a esperança “de que Deus, que começou este bom trabalho entre vocês, vai continuá-lo até que ele seja terminado no dia em que Jesus Cristo voltar.”
“Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” (Fp. 1:6) 
E então aqueles que aceitaram a Jesus como seu Salvador e fizeram dele o Senhor de suas vidas reinarão com Cristo para sempre!
Que grande esperança temos nas promessas de Deus!

Deus reafirmou ao Seu povo: “Porque eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei tornar do cativeiro o meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor; e torná-los-ei a trazer à terra que dei a seus pais, e a possuirão.” (Jr. 30:3)
Após o cativeiro babilônico, os medos e os persas conquistaram o reino da Babilônia e os judeus foram autorizados a voltar para casa, porque a palavra do Senhor sempre se cumpre.

O Senhor conhece os planos que Ele tem para nós e Ele está pacientemente esperando para chegarmos a Ele.
Então, como fazemos isso?
Nós oramos.
Nossa vida de oração, hábitos pessoais de adoração e devoção, é de importância fundamental na vida de cada cristão, porque as batalhas são vencidas em oração, o pecado é vencido em oração, o desânimo é derrotado em oração, o ego é humilhado em oração, e Deus é exaltado na oração.

Quando Deus é exaltado, Ele falará através do Espírito Santo, que será nossa força motivadora.
Mesmo quando nós falhamos em alguns dos nossos esforços humanos, não devemos desistir e sim confiar n’Ele para que Ele seja a nossa força.
Devemos manter os olhos n’Ele e não no mundo, e seremos abençoados.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Ef. 1:3)


Amém!!!

Nenhum comentário: