segunda-feira, 2 de maio de 2016

OMISSÃO E COMISSÃO

“Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” (Jn. 1:1-3)

A história do ser humano pode ser resumida em buscas e fugas.
Desde o início da vida estamos indo em direção a algo que desejamos.
Crescemos e continuamos buscando, mas também somos conhecidos por nossas fugas, nossas fobias, que fazem com que muitas vezes fujamos de várias situações.
Talvez alguma situação de confronto que preferimos evitar, um desafio que não assumimos, um compromisso que adiamos, e assim por diante.
Em resumo, todos nós experimentamos buscas e fugas.

Jonas, melhor do que ninguém personifica alguém que, em determinado momento da vida decide fugir do Senhor, e em outro momento se arrepende, e decide obedecer a Deus.
Observe o que Jonas tem a nos ensinar com relação a compartilhar o evangelho em nossos dias.
Estamos vivendo um tempo em que, aparentemente, o evangelho está avançando muito.

Para entender o mistério a respeito, é necessário entendermos o significado de duas palavras: Omissão e Comissão.

a.     Omissão è falta, lacuna, negligência.
b.    Comissão è incumbência, parcela, percentual de um negócio.

Jonas foi um homem omisso e por causa da omissão de Jonas sobreveio uma grande tempestade sobre aquele barco.

·         Omissão de Jonas
“Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.” (Jn. 1:3-4)

A omissão gera tempestade!
Muitas vezes você se enxerga como uma pessoa próspera, bem sucedida, mas não tem conseguido se livrar das tempestades.
Todo problema parece se transformar em algo maior e acaba gerando tempestades em sua vida.
Jonas era um profeta, ele tinha um chamado de Deus para um propósito específico.
Deus chamou a Jonas para resgatar o povo de uma cidade chamada Nínive que estava perdida.
Os ninivitas se encontravam em uma situação caótica.
Eles estavam vivendo em uma terra sem lei, agiam como bárbaros.
Conta a história, que na cidade de Nínive havia armadilhas, para que aqueles que eram estrangeiros não adentrassem na cidade.
As armadilhas tinham o objetivo de matar invasores e aqueles que não morressem se retirassem daquele lugar.
Era de se entender o fato de Jonas ter medo de ir para Nínive.
Contudo, Jonas fugiu porque ele não entendia uma coisa: Ele era comissionado!

·         Comissão de Jonas

A incumbência dele era de ir até Nínive e fazer a obra que Deus tinha ordenado, apregoando a palavra de arrependimento.
Jonas negligenciou essa comissão e por causa disso teve graves problemas.

Hoje nós também temos uma comissão, que é dada por Deus para que nós cumpramos.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt. 28:19-20)

O fato é que, quando aceitamos essa comissão estamos também reconhecendo que vamos enfrentar perseguições para executá-la.
Assim como Jonas estava indo para uma cidade de bárbaros, quando nós aceitamos a comissão dada por Cristo, estamos caminhando para ser perseguidos pelo mundo.
Muitas vezes nos preocupamos somente com as bênçãos que Deus pode trazer para nós, mas não estamos empenhados em dar de nós para Deus.
O livro de Ageu faz referência a isso:
“Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada....Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?....Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.” (Ag. 1:2,4,8)

O que este texto está dizendo é que nós devemos deixar de buscar somente a nossa própria vontade, ou seja, as bênçãos de Deus para as nossas vidas, e passar a fazer a obra de Deus e a sua vontade.
Quando falamos de aceitar a comissão dada por Deus e o ministério que nos foi dado não falamos de prosperidade, mas sim de galardão a ser recebido na glória.
A prosperidade vem da fidelidade do cristão para com Deus e do nosso reconhecimento de que tudo o que possuímos vem das mãos de Deus.
Ainda assim, existem cristãos que não tem a felicidade plena mesmo tendo prosperidade, isso acontece porque ele não tem aceitado a comissão de Deus para sua vida, mantendo-se sempre em busca da riqueza material.
Não adianta ter carro do ano e riquezas se não cumprirmos o ministério que Deus nos deu.

Pelo que vimos do texto de Ageu e da história de Jonas, temos que deixar de nos preocupar em buscar somente as bênçãos de Deus e dedicar a Deus a nossa parcela, a incumbência que nos foi dada para executarmos.
Muitas vezes a falta que ainda temos, mesmo em meio à prosperidade, existe porque não assumimos o ministério que nos foi dado.

Observe o exemplo do apóstolo Pedro em dois momentos: “E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar.” (Mc. 14:72)
Pedro nega a Cristo e quando cai em si, chora amargamente.

No primeiro momento, após ter feito isso Pedro foge, tendo uma lacuna enorme em seu coração.
Quando Cristo ressuscita e vai ter com Pedro, este por sua vez se arrepende e passa a ser um pilar dentro da igreja primitiva.
Nisso podemos ver Pedro em um segundo momento, em que ele tem um papel de líder e de pregador do evangelho de Cristo, nesse período, vemos grande perseguição contra a igreja, cominando na morte de Tiago e na prisão de Pedro, ainda assim, ao contrário de quando fugiu negando a Cristo, agora Pedro se sente em paz, até mesmo para dormir, pois estava encarcerado porque tinha aceitado a comissão que Cristo tinha dado a ele.

Entendemos a partir daí que, para sermos mais que felizes temos que estar dispostos a aceitar a comissão dada por Deus, não devemos ser omissos como Jonas, causando tempestades de grandes proporções em nossa vida.
Pedro, que foi citado anteriormente diz: “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,  porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.” (I Pe. 3:14-17)

E diz mais ainda: “Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.” (I Pe. 4:13-14)

Por fim, vemos Cristo dizendo o seguinte: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt. 5:10-12)

Podemos ter até riquezas na terra e ser felizes, ou ter momentos de alegria, mas só conseguiremos ser bem aventurados, ou seja, mais que felizes, quando aceitamos a comissão de Deus, o ministério que Ele tem para nós, mesmo em meio à perseguição.
O mistério de Deus não é revelado para quem quer mais de Deus para si, mas sim para quem dá mais de si para Deus.

Deus não mudou, Ele continua o mesmo.
Deus ama o mundo, ama os países, ama as cidades.
Deus ama as pessoas e deseja que todas se salvem.
“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (I Tm. 2:3-4)
Ele continua a realizar seus chamados soberanos.
Ele continua buscando pessoas dispostas a apresentar a mensagem profética em suas cidades.
Ele insiste em usar homens e mulheres dispostos a humilharem-se diante de sua autoridade e colocarem-se em suas mãos.

Que Deus os abençoe!


Amém!!!

Nenhum comentário: