sábado, 28 de maio de 2016

HOSPEDAR A ARCA

“Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.” (I Cr. 13:14)

A arca da Aliança representava a presença, a proteção e a justiça de Deus.
Era símbolo também de poder, pois os israelitas acreditavam que enquanto tivessem posse da arca, mal nenhum lhes sucederia e os inimigos lhes seriam sujeitos.
A arca foi adiante do povo em muitos momentos significativos, na travessia do Jordão e em várias pelejas como na conquista de Jericó,  na renovação da aliança entre o povo e Deus.

Davi, o grande rei de Israel quis recuperar a Arca da Aliança, que representava a própria presença e poder de Deus.
A Arca não estava no meio do povo por algum tempo.
Ela tinha sido roubada pelos filisteus, em seguida, mudou-se para Bete-Semes e, finalmente, acabou em Quiriate-Jearim, onde tinha estado desde o reinado de Saul.

Davi queria a arca do Senhor perto de si.
A presença do Senhor lhe trazia segurança e alegria.
Davi se inspirava para a adoração com sua harpa, e entoava belíssimos cânticos de louvor ao Todo-Poderoso.
Davi queria a presença do Senhor bem junto a si, ele desejava e amava a comunhão do seu Espírito Santo.
Então, ele reuniu os principais líderes da nação, os representantes do povo, os do exército e os representantes dos levitas.
E foram todos juntos para trazer a arca da aliança para bem perto do trono de Israel, pois esta estivera esquecida na casa de Abinadabe pelo longo período de vinte anos.
Davi levantara uma tenda para a arca repousar sob sua sombra em Jerusalém.
E estava planejando o louvor e a adoração 24 horas diante da presença do Senhor, entretanto toda essa alegria transformou-se em frustração e grande tristeza.

a)     Sabe por quê?

Nessa primeira tentativa de trazer a arca, Davi não buscou saber a vontade de Deus nas Escrituras, para conduzir a arca da maneira correta, isto é, nos ombros dos sacerdotes.
Mas ele havia planejado trazê-la da mesma forma que os filisteus fizeram: sobre um carro novo de bois.
A presença do Senhor não pode ser levada em carros, nos fomos criados para levar a presença do Senhor em nós.

b)    Sabe o que aconteceu?

Os bois tropeçaram no caminho e Uzá, um jovem levita tentou segurar a arca para não cair, e então, ele foi fulminado nesse exato momento pelo Senhor.
Um grande temor se apoderou de todos os romeiros daquela procissão solene.
Deus exigia que sua palavra fosse cumprida.
Não seriam os bois que conduziriam a arca.
E, nesse temor, a arca fora deixada na casa de Obede-Edom.

·         A BÊNÇÃO DE HOSPEDAR A ARCA DO SENHOR

Passaram-se três meses e chegou uma boa notícia aos ouvidos de Davi.
“Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.” (II Sm. 6:12)
É muito interessante que a arca tenha ficado na casa de Abinadabe e nada de extraordinário acontecera em vinte anos.
Provavelmente Abinadabe apenas tolerava a presença da arca em sua casa, mas na casa de Obede-Edom a bênção chegara de maneira muito visível em apenas três meses.
Uma família que tem a presença do Senhor dentro da sua casa tem tudo o que ela precisa para crescer e prosperar.

A Família de Obede-edom recebeu em sua casa a arca da aliança.
Dentro da arca havia três coisas:
              I.        As duas tábuas da Lei.
             II.        Um pote dourado com o maná.
            III.        A vara de Arão que floresceu.

Você sabe qual o significado desses três objetos?
O que eles significam para sua família?
Gostaria de falar sobre esses três objetos que estavam dentro da arca, e como eles estão intimamente ligados à família.

1.     A VARA DE ARÃO QUE FLORESCEU:

“O bordão do homem que eu escolher, esse florescerá; assim, farei cessar de sobre mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós.” (Nm. 17:5)

A vara de Arão floresceu.
“No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas.” (Nm. 17:8)
Isto significa autoridade de Deus na vida de Arão.

Quem é o sacerdote do nosso lar? È o pai, o marido.
O chefe de uma casa  tem a obrigação de ser o sacerdote da casa.
Quais são as funções de um sacerdote?

Ø  Ser responsável por trazer a adoração, a presença de Deus para dentro da sua casa, e como podemos fazer isso?
Com tempo de leitura da palavra, tempo de oração, vivendo exatamente aquilo que pregamos, pois ser cristão em casa é a maior demonstração do sacerdócio.

Ø  Ser responsável pela comunhão da família.
Quanto tempo você gasta com sua esposa, com seus filhos, e principalmente fazendo com que eles tenham comunhão com sua casa?

Ø  É o responsável por responder diante de Deus e dos homens por qualquer coisa da sua casa, o sacerdote precisa assumir a sua responsabilidade.

Você pode estar dizendo: Pastor na minha casa só eu sou crente, meu pai é um beberrão, minha mãe incrédula, todos lá em casa me persegue, não gostam de crente.
Você é um servo de Deus então a autoridade espiritual está sobre a sua vida.
Exerça-a.
Você é a porta de entrada da benção.
Quero te dizer que Deus vai cumprir a promessa de salvação da sua família.

2.     O POTE DE OURO COM MANÁ:

Esse objeto traz a nós uma coisa muito importante para a nossa família, a provisão.
Deus mandou o maná ao povo, para provar que eles não precisariam se preocupar com nada, pois Deus mandaria a provisão, não importava se o povo estava em meio ao deserto, ele mandaria algo que nunca foi visto para que a glória do Senhor fosse vista.
Mas na família precisamos entender que a provisão vem do Senhor, não vem do nosso salário, não vem da conta bancária da família, a provisão vem da fidelidade do Senhor.

A casa de Obede-Edon foi abundantemente abençoada, porque abrigou a presença de Deus, abrigou a arca da aliança.
Não recuse a presença de Deus na sua casa.

3.     AS TÁBUAS DA LEI:

Esse objeto traz a nós o que é mais importante em uma família, que realmente vai trazer a consciência de sacerdócio ao homem, a consciência ajudadora e edificadora da mulher, a consciência do principio da honra para os filhos.
O que vai trazer a provisão e o que vai trazer a presença de Deus: a lei do Senhor, as tábuas da lei, isso sim vai trazer ao lar tudo o que falamos até agora e muito mais, a família tem que ser formada em bases sólidas, e essas bases só podem ser conseguidas na lei do Senhor.

O que vemos hoje são famílias afastadas de Deus, dos princípios da Sua Palavra, e o resultado são famílias desestruturadas por falta de pais  que não temem a Deus, esposas insubmissas, filhos desobedientes.
Basta ligarmos a TV e veremos o resultado de não se dar crédito a Palavra de Deus.

Precisamos fazer como Obede-Edom e abrigar em nossa família a arca da aliança, a presença do Senhor, e quando fizermos isso, aí sim teremos tudo o que Deus tem de melhor para nossa vida.

A bênção na vida de Obede-Edom aconteceu porque ele permitiu o Poder de Deus em sua casa.
Obede-Edom poderia ter escolhido não permitir a Arca em sua casa, ele poderia ter respondido negativamente e nunca permitido o poder de Deus mudar sua vida.
Somente sob o poder de Deus é que vamos ser capazes de fazer avanços significativos:  em nossas famílias, em nossa adoração, nas nossas relações e em nossas vidas
Mas ela depende de nossa resposta a Deus.

Amém!!!



Nenhum comentário: