domingo, 22 de novembro de 2015

OVELHA SEM PASTOR

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt. 9:35-38)

Jesus frequentava as sinagogas, que eram os locais onde o povo se reunião para aprender sobre as leis de Deus.
Lá, Ele ensinava uma nova interpretação dessas leis, dava uma nova dimensão ao relacionamento do homem com Deus e com seus semelhantes.
Ele não perdia oportunidade de ensinar sobre as boas novas.
Ele também ensinava sobre o reino de Deus, ou seja, de como as pessoas deveriam entender Deus.
Ao mesmo tempo em que ensinava, curava as pessoas.
Jesus não ficou só pregando sobre o amor, Ele o colocou em prática.

Ao notar o quanto as pessoas andavam perdidas, carentes de um direcionamento para as suas vidas, ficou com compaixão delas, e desejou que mais pessoas ensinassem sobre Deus.
Primeiro Jesus comparou essas pessoas perdidas a um rebanho andando sem rumo, sem uma pessoa que as ensinasse sobre o caminho a ser seguido.
Depois, as comparou com um imenso campo a ser cultivado, mas com poucos dispostos a trabalharem nesse campo.
Jesus certamente não se referia à quantidade de pessoas que pregavam a palavra de Deus, pois já naquela época elas eram numerosas.
Ele se referia à qualidade delas, que continua escassa até os dias de hoje.
Poucos pregam o verdadeiro amor a Deus, a tolerância com outras religiões, a justiça e o perdão.

A ovelha é um animal meigo, frágil e indefeso que precisa ser cuidada, protegida, guiada e amada pelo seu pastor.
Deus nos vê como ovelhas e se coloca como nosso pastor.
“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” (Sl. 23:1)
E a mesma visão foi apresentada por Jesus quando olhou para as multidões nos seus dias, vendo aquelas pessoas como ovelhas e ovelhas sem pastor.
Toda ovelha precisa de um pastor.
Quem é o seu pastor?

             I.        OVELHAS SEM PASTOR VIVEM AFLITAS

Quando a ovelhinha se desgarra do rebanho, ela começa a berrar desesperadamente, denunciando o seu estado emocional de desorientação, angústia e aflição.
Ela berra para chamar a atenção do seu pastor e ser logo conduzida de volta ao rebanho, onde voltará a se sentir tranqüila e em paz.
Muitos vivem como ovelhas desgarradas e aflitas, mergulhadas em problemas, angústias e aflições constantes que lhe roubam o sono, a paz, a tranqüilidade e até a saúde.
Jesus nos prometeu que se fôssemos a Ele, encontraríamos socorro, ajuda, proteção, encontraríamos vida em abundância, vida eterna.
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (Jo. 10:10-11)
Você quer ser ovelha de Jesus?

            II.        OVELHAS SEM PASTOR VIVEM EXAUSTAS

As ovelhas precisam ser conduzidas pelo seu pastor aos melhores pastos e às fontes de águas para que possam saciar a sua sede.
Elas não suportam fazer longas caminhadas sem se alimentar, sem tomar água, sem descansar.
Tudo isso é providenciado pelo seu pastor, mas se elas não tiverem um pastor, caminharão errantes e logo se sentirão exaustas, cansadas e podem morrer.
Jesus se coloca como o Bom Pastor e nos convida a irmos até Ele onde encontraremos descanso para as nossas almas.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt. 11:28-30)
Ele nos convida a aprendermos d’Ele, aprender da Sua mansidão, humildade e amor.
Você não precisa mais viver errante, desgarrado, perdido e exausto, pois já temos um Pastor que nos ama e quer cuidar de nós.
Jesus é esse Pastor.
Diga para Jesus: Seja meu pastor e cuide de mim.
Eu quero ser sua ovelha!

           III.        OVELHAS SEM PASTOR VIVEM DESPROTEGIDAS

O pastor é a proteção da ovelha, é ele quem a defende dos perigos, é ele quem a protege dos seus predadores naturais.
E assim como as ovelhas tem os seus predadores e enfrentam perigos de vida, o homem também tem seus predadores no mundo espiritual que é representado por satanás e seus anjos malignos que se colocam como nossos adversários e tenta nos destruir.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (I Pe. 5:8-9)
O projeto de satanás para o homem é roubar, matar e destruir.
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10:10)
Viver sem ter um Pastor, viver sem Jesus, é estar desprotegido e vulnerável aos ataques de satanás e seus demônios que querem destruir a nossa vida física e espiritual.
Convide Jesus para ser o seu Pastor.
Volte para o aprisco de Jesus e receba proteção, cuidado, amor, salvação e vida eterna!

Jesus se coloca a nossa disposição para ser o nosso Bom Pastor e nos oferece paz, alegria, descanso, proteção e salvação.
Só depende de nós aceitarmos o Seu Pastoreio e nos tornarmos suas ovelhas.
Você deseja ser uma ovelha de Jesus?

Jesus é o bom pastor que vem ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel, cumprindo assim as promessas feitas por Deus no Antigo Testamento.
De fato, Deus disse pela boca do profeta Jeremias que daria ao seu povo pastores segundo o seu próprio coração e Jesus é o pastor segundo o coração de Deus.
Ele disse também pela boca do profeta Ezequiel que Ele mesmo apascentaria o seu rebanho, procurando a ovelha perdida, indo ao encontro da desgarrada, alimentando a faminta, curando a doente, procurando a perdida e estabelecendo o direito entre elas, e Jesus é o bom pastor, o próprio Deus que se encarna e vem ao encontro do seu rebanho para ser o seu pastor e enviar outros, os pastores da Nova Aliança, para que não haja mais ovelhas sem pastor.


Amém!!!

Nenhum comentário: