segunda-feira, 23 de novembro de 2015

FAÇA DA ORAÇÃO UM HÁBITO

“Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.” (Lc. 5:15-16)

As pessoas afluíam para ouvir Jesus e para serem curadas das doenças, mas Jesus retirava-se para lugares solitários a fim de orar.

A oração é a mais importante das atividades humanas.
Orar não é balbuciar palavras ao vento, é falar com Deus.
Não é apenas fechar os olhos ou dobrar os joelhos, mas dobrar o coração e a mente.
Não é a repetição mecânica de frases prontas, é relacionar-se sinceramente com Deus.

Hábitos são poderosos.
Formamos nossos hábitos, e depois os nossos hábitos nos formam.
Então, que tal neste novo ano que se aproxima, você parar de falar a respeito disso e criar o hábito de passar tempo com Deus em oração todos os dias?
Se o seu desejo é ser como Jesus, você precisa começar a orar regularmente.
“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.”
Não permita que a palavra “solitários” o intimide.
Quando você cultivar a consciência da presença de Deus, preferirá a companhia d’Ele à de qualquer outra pessoa.
Não permita que a palavra “retirava” o intimide.
Simplesmente desligue a TV, o computador e o telefone celular e você fará uma descoberta maravilhosa.
“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” (Sl. 16:11).

John Wesley disse: “Tenho tantas coisas para fazer que preciso passar várias horas em oração antes de poder fazê-las.”
Martinho Lutero disse: “A oração é a coisa mais importante da minha vida. Se negligenciar a oração por um único dia, perderei muito do fogo da fé.”
Certo compositor de hinos escreveu: “Doce momento da oração, que me acalma da preocupação. E me leva ao trono de meu Pai, onde os meus desejos posso levar. Em tempos de tristeza e dor minha alma alívio encontrou, e escapou do tentador, doce momento da oração.”

Quando os discípulos perguntaram a Jesus sobre oração, Ele começou dizendo: “Portanto, vós orareis assim...” (Mt. 6:9-15)
Ele presumiu que eles teriam regularmente um tempo para orar.
Será que Ele pode supor o mesmo a seu respeito?

Daniel tinha o hábito de orar.
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Dn. 6:10)

O Apóstolo Pedro, usado por Deus para edificar a igreja, e o Apóstolo João, usado para escrever o livro de Apocalipse, reservavam tempo em suas agendas para orar.
“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.” (At. 3:1)

O apóstolo Paulo, que escreveu grande parte do Novo Testamento, disse: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar.” (I Ts. 5:17)

O hábito de Daniel de orar era tão conhecido que seus inimigos o usaram como uma armadilha contra ele.
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. Então, aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar e a suplicar, diante do seu Deus, se apresentaram ao rei, e, a respeito do interdito real, lhe disseram: Não assinaste um interdito que, por espaço de trinta dias, todo homem que fizesse petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei e disse: Esta palavra é certa, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.” (Dn. 6:10-12)

Mas esse não é o fim da história?
As orações de Daniel fecharam a boca dos leões e fizeram com que um rei pagão dissesse:
“Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões. Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.” (Dn. 6:26-28)

Quando você identificar o seu “lugar secreto” e começar a usá-lo regularmente, uma espécie de capa de proteção o cercará.
“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Sl. 91:1)
Você passará a amá-lo, e finalmente ele se tornará o lugar mais importante da sua vida.
O poder da oração desafia os cálculos.
Nada está fora do alcance da oração, exceto aquilo que está fora da vontade de Deus.

Deus ouvirá a sua oração.
“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.” (Sl. 66:19)

As falhas de caráter nas quais você está trabalhando e sua tendência a tropeçar de tempos em tempos, não o desqualificam para receber a bênção de Deus.
O pecado que você acalenta, sim.

Na oração, a primeira coisa sobre a qual Deus vai querer falar com você é em geral a última sobre a qual você vai querer falar com Ele, ou seja, o pecado que você não quer abandonar.
Isso na verdade o manterá longe do lugar da oração.
Quando Adão pecou, ele se escondeu de Deus.
“Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Gn. 3:10)

O cristão deveria ter apetite pela oração.
Ele deveria desejar realmente orar.
Uma pessoa não precisa obrigar uma criança saudável a comer.
Exercício, boa circulação, saúde e trabalho exigem alimento para que haja sustento.
O mesmo acontece com aqueles que são espiritualmente saudáveis.
Eles têm um apetite pela Palavra de Deus e pela oração.

Se você quer orar, mas não tem conseguido peça:
“Senhor, ajuda-me a desenvolver o hábito de comunicar-me contigo por meio da oração; ajuda-me também a ouvir-te e a obedecer-te, para que nunca venha a desviar-me dos Teus caminhos e possa desfrutar de todas as bênçãos da salvação. Em nome de Jesus. Amém!
Mas, se você tem orado, e parece que não é respondido, reveja suas atitudes e motivações.
Se você, por exemplo, estiver com relacionamentos quebrados com algum ente querido, se houver mágoas e ressentimentos em relação a alguém, saiba que Deus espera que você libere perdão para quem o magoou ou peça perdão a quem você ofendeu.
Se for possível, antes de orar e cultuar a Deus converse com a pessoa com quem está estremecido, para resolver a situação.
Agindo assim, o perdão fluirá, e Deus abençoará você poderosamente.
A comunhão é tão valorizada por Deus que, antes de participar da Santa Ceia e/ou apresentarmos as nossas ofertas ao Senhor, precisamos reconciliar-nos com quem nos desentendemos ou lesamos de alguma maneira.
Só então estaremos aptos a oferecer-nos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Se você não está com vontade de orar hoje, essa provavelmente é uma boa indicação de que você precisa orar.
Faça da Oração um hábito, um estilo de vida!
A oração é a saúde da alma e do corpo.


Amém!!!

Nenhum comentário: