sábado, 7 de novembro de 2015

ESPERAR COM PACIÊNCIA

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.” (Sl. 40:1-3)

Esperar não é fácil.
Vivemos um século onde tudo acontece com rapidez e as pessoas estão dispostas a pagar para não esperar.
A sociedade moderna é imediatista.
A grande dificuldade para esperar é a dúvida se vai acontecer o que se espera.

Quando estamos em comunhão com o nosso Pai celestial chegamos a conhecê-Lo e aprendemos a esperar pacientemente n’Ele, porque Deus tem sempre o nosso melhor em mente.
A paciência é uma virtude.
É também uma maneira em que o Senhor proporciona Suas bênçãos a nós.
Assim como a natureza espera pacientemente pela chuva e orvalho, desta mesma maneira os santos paciente esperam por Deus para derramar Suas bênçãos sobre eles.
“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.” (Tg. 5:7)

Pacientemente esperando em Deus era uma característica especial de nosso Senhor Jesus.
Impaciência nunca permaneceu em Seu coração, e muito menos escapou de Seus lábios.
Portanto, oramos e esperamos, sabendo que Jesus Cristo está completamente ciente das nossas necessidades.
Quando esperamos e confiamos no Senhor, mesmo no meio da tribulação, Ele prepara nossa mente, coração e caráter.
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” (Rm. 5:3-4)

Quando esperamos com paciência e oramos, descobrimos a vontade e o propósito de Deus nas coisas que mais nos preocupam.
“Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” (Lm. 3:25)

Sim, é difícil ser paciente quando realmente queremos alguma coisa.
Mas pensamos antes de agir?
Está a nossa motivação alinhada com o que o Todo-Poderoso quer para nós?
É apropriado tomar uma decisão sem consultar o Senhor?
Nosso Pai celestial sabe do que precisamos e quando somos capazes de lidar com a Sua bênção.
Orgulho por outro lado, exige ter as coisas agora, mas a humildade vê o valor em sabiamente esperar.

Uma pessoa humilde centra-se na relação com Jesus enquanto pacientemente espera e deixar que Ele faça uma obra de maior graça em seu coração.
Precisamos aproveitar o que já temos e quando o fazemos, apreciarmos o que temos mais intensamente.
Como Jó que perdeu tudo, precisamos esperar em Deus e não perder a esperança.
“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg. 5:11)

Tentar manipular circunstâncias drena a nossa energia, no entanto, ativamente esperando em Deus é edificante, porque quando permitimos que Ele nos fortalece para as tarefas que somos chamados, podemos experimentar o poder sobrenatural que Ele fornece.
“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is. 40:29-31)

Quando apressamos os planos de Deus ou fazemos as coisas do nosso jeito, acabamos derrotados, mas esperando n’Ele irá garantir a nossa vitória e nos impedirá de atos insensatos e precipitados.
“Reis serão os teus aios, e rainhas, as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés; saberás que eu sou o SENHOR e que os que esperam em mim não serão envergonhados.” (Is. 49:23)

No final, nós nunca seremos decepcionados, se optamos por esperar em Deus. Pois, é sempre a coisa sensata que devemos fazer.
Quando outros exigem que corremos na frente de Deus, precisamos lembrar que os planos e o tempo do Senhor são sempre melhores.
Ele conhece os nossos pontos fortes, nossos pontos fracos, e preferências melhor do que qualquer outra pessoa, e ainda melhor do que nós mesmos.

Não devemos deixar que as circunstâncias nos tentem a tomar o assunto em nossas próprias mãos.
Deus tem um propósito para tudo o que experimentamos.
Isaías falou de um Deus que age em nome da pessoa que esperam por Ele.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” (Is. 64:4)
Que promessa maravilhosa !
Enquanto esperamos ativamente, Ele trabalha ativamente.
A cada dia, temos o maior Mediador trabalhando por nós.
Que bênção maravilhosa é esta.

Apesar que espera pode ser uma das coisas mais difíceis na vida cristã, não é tempo perdido.
Durante os períodos de espera, Deus nos ensina lições que de outro jeito não poderíamos aprender.
Durante este tempo, Ele fortalece a nossa fé, e pode até mudar as nossas circunstâncias.
Seu propósito é para nos manter em sintonia com Ele, enquanto Ele nos prepara para receber as respostas que precisamos ouvir.
“...faz todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade.” (Ef. 1:11b)

Algumas pessoas religiosas lhe perguntarão: “Por que você está perdendo tanto tempo em oração, quando você poderia estar trabalhando ativamente na igreja?”
Isso é uma impossibilidade divina, não há tal coisa como desperdiçar tempo em oração enquanto esperamos para que Deus nos oriente e revele a Sua perfeita e Santa vontade para nós.
Perdendo tempo, as finanças de Deus e nossas vidas acontecem quando nos recusamos a esperar em Deus e rebelamos contra as ordens de Sua Santa Palavra e da liderança do Espírito Santo.

Esperar no Senhor leva tempo.
Mesmo quando nada parece estar acontecendo, precisamos permitir que Deus defina o ritmo de nossa vida.
Quando obedecemos, Ele nos honrará na devida época.
“E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” (Hb. 6:15)

Pedro nos advertiu: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (I Pe. 5:6-10)

Passar por tribulações não é fácil para ninguém.
Por mais forte que esta ou aquela pessoa possa parecer.
E quando a tal não tem com quem contar, e encontra-se sozinha diante dos problemas, aí é que estes se tornam insuperáveis.

Não é assim com os que confiam no Senhor.
Sua esperança e fé, por mais terríveis que sejam as dificuldades, estão sempre colocadas na expectativa de uma ação milagrosa de Deus.
Afinal, cremos num Deus poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos.
Este salmo é o relato de uma experiência que confirma esta verdade.
Vivendo em meio ao que chama de poço de perdição e tremedal de lama, o salmista recorre ao Senhor, que age maravilhosamente em seu favor, concedendo-lhe a alegria e a gratidão que só um novo cântico pode expressar.
O salmo é, portanto, uma orientação de confiança àqueles que desejam e carecem de uma intervenção de Deus.

Em primeiro lugar:
Porque o salmo aponta com clareza quais são o que chamaremos, para efeito didático, os precedentes da ação de Deus.
Clamor é a primeira palavra-chave.
Quem deseja experimentar um milagre de Deus deve, antes de qualquer coisa, clamar por Ele.
O povo no deserto clamou e Deus o ouviu.
O salmista clamou ao Senhor.
Ao clamor deve estar associada a Esperança.
As palavras esperança e esperar caminham lado a lado, porque nos dois casos vão significar confiança em alguém que pode todas as coisas, que é soberano e que pode atender todos os anseios do nosso coração.
Após ter clamado por socorro, o salmista afirma ter esperado confiantemente pelo Senhor.
Não há dúvida: quem clama e aprende a esperar com confiança recebe, cedo ou tarde, mas sempre no tempo certo, o milagre de Deus.

Em segundo lugar
O salmo revela a dinâmica da ação de Deus.
Perceba que:
1.     Ele inclina-se: É o Deus que se aproxima no momento da crise;
2.     Ele ouve: É o Deus que atenta para o necessitado;
3.     Ele tira: É o Deus que opera promovendo libertação;
4.     Ele põe: É o Deus que restaura e concede-nos viver em novidade de vida, e
5.     Ele firma: É o Deus que nos concede instrumentos e subsídios que fortaleçam e sustentem nossa caminhada.
Quando Deus age, Ele o faz por completo.
O salmista declara-nos quais são os resultados maravilhosos da ação de Deus em nossas vidas.

Os resultados são maravilhosos porque extrapolam os limites da nossa necessidade e alcançam os que estão por perto ou longe.
Muitos vêem o que Deus faz, é evidente, espetacular.
Por terem visto, muitos temem o que Deus fez, isto é, reconhecem Seu poder e respeitam-no.
Por fim, todos quantos o reconhecem passam a também confiar n’Ele, podendo assim experimentar seu agir.
Portanto, somos desafiados a confiar no Deus que age.
Se clamarmos e esperarmos, descobriremos que Ele age.
Age porque está perto, ouvindo.
Age porque tem poder e é bom.
Age porque quer alcançar nossas vidas e de todos quantos estão pertos ou longe.
Age porque é Deus.
Age em todos nós.

Esperar no Senhor é uma das virtudes que o crente em Cristo pode demonstrar ao mundo, dizendo com a sua forma de viver, que confia em Deus e que Ele é perfeitamente capaz de atender todas as nossas necessidades e desejos do coração, quando agimos em fidelidade.
Esperar com paciência no Senhor é o mesmo que dizer: Faça tudo conforme o teu querer, dando-me o prazer e o privilégio de ser apenas servo paciente e dedicado.
Hoje é o tempo de esperar no Senhor para toda e qualquer decisão.
A pressa em muitas ocasiões nos induz ao erro.
Que não tenhamos pressa em receber algo de Deus.
Que saibamos esperar no Senhor e do Senhor, para não tomarmos decisões que desagradam a Ele e que nos envergonham diante do mundo, dando oportunidade para o inimigo ter de que nos acusar.

Amém!!!


Nenhum comentário: