sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ESCOLHENDO AMIGOS

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.“ (Tg. 4:4)

Nosso maior inimigo não é o diabo.
É a nossa carne que se inclina diante das seduções deste mundo.
Ser amigo do mundo é dar mais atenção àquilo que este oferece, ao invés de dar atenção às coisas de Deus.
Tiago chama de amizade do mundo quando os homens se rendem às corrupções do mundo, e se tornam escravos delas, pois tal e tão grande é o desacordo entre o mundo e Deus, que, quanto mais alguém se inclina para o mundo, tanto mais ele se aliena de Deus.
Precisamos muitas vezes renunciar ao mundo, se quisermos servir a Deus.

A importância da escolha é esclarecida pela simplicidade das alternativas, e se torna uma questão de saber se queremos a amizade com o mundo ou a amizade com Deus.
A expressão “um homem é conhecido pela companhia que ele mantém” tem sido utilizada de uma forma ou outra em todo o mundo.
Não é apenas baseada na Bíblia, mas é facilmente observável na vida cotidiana.
O livro de Provérbios nos diz: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv. 13:20)
E continua a nos dizer: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” (Pv. 27:17)
Isto significa que os amigos moldam amigos.

Tiago observa que a amizade com o mundo se choca com a verdade e com o coração e a mente de Deus, e que essa amizade está em rebelião contra o plano de Deus para nós andarmos em comunhão ininterrupta com Ele.
Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor.
“Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (II Co. 6:16-18)

O apóstolo João dá uma razão clara: “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (I Jo. 2:16)

Tiago escreve com uma forte convicção da gravidade do pecado que as maiorias das pessoas não estão dispostas a aceitar.
Muitas pessoas vivem vidas de compromisso, pois elas querem ser cristãs, elas querem ir para o céu, para ter a vida eterna, mas elas também querem espremer cada gota de prazer que esta vida oferece, mesmo que Deus o proíbe.
Tiago é completamente direto, dizendo: “… a amizade do mundo é inimizade contra Deus …”

Na verdade, ele escreve com um sentimento de indignação moral.
O início deste versículo começa com “Infiéis”.
Portanto, devemos aceitar os termos de Tiago, aprender com o seu agudo senso moral do que é certo e errado, e aplicá-lo a nós mesmos com medo do julgamento que vem a qualquer que não é um verdadeiro cristão.
Abrigando a inveja e ambição egoísta, com ações de confrontos e brigas, faz de nós pessoas desleais que estão tratando Deus com ódio e inimizade.
O ponto de referência de Tiago é convencer seus leitores para escolher a Deus sem reservas, em vez do mundo, porque o próprio Deus é ciumento, mas Ele também é misericordioso para com aqueles que humildemente entregam suas vidas completamente a Ele.
Deus se opõe aos orgulhosos, mas revela a sua graça aos humildes.
“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg. 4:6)

Você é cristão?
Será que o Espírito habita em você?
Se assim for, então você deve submeter-se a vontade do Senhor, e parar de perseguir a sua própria vontade.
Ele sabe o que é melhor para nós, e se somos pacientes, então Ele irá realizar Seu plano perfeito para a nossa vida.
“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl. 37:3-5)
A pessoa que opta por viver em pecado e entra em um relacionamento com o mundo é declarado inimigo de Deus.
O contexto deixa claro o que está envolvido em ser um amigo do mundo.
A questão básica é uma vida que gira em torno de si mesmo.
Uma determinação egoísta para satisfazer os nossos desejos e anseios, para ter as coisas à nossa maneira, nos identifica como amigos do mundo.
Devemos observar que se trata de uma escolha deliberada da nossa parte para se envolver com o mundo.
Uma pessoa que decide ser amigo do mundo, ao invés de submeter-se a Deus e à Sua Palavra, vai fazer o que ele quer, e vai andar como quer.
Essa pessoa não sabe e não quer conhecer Deus, ela só quer receber elogios dos homens e prefere os prazeres e luxúria deste mundo em vez da justiça de Cristo.

Pessoas piedosas terão amigos piedosos e manterão o foco no Senhor.
Eles não serão enganados, porque eles sabem que: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Co. 15:33)

O amor a Deus se mostra na obediência, e todos os que procuram a amizade do mundo realmente mostram ódio ao Altíssimo, tornando-se seus inimigos.
Não podemos servir a dois amos.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt. 6:24)
Os cristãos a quem Tiago se dirigiu haviam-se tornado inimigos de Deus por cederem à cobiça e ao guerrear.

Ser infiel é ter um relacionamento com o Senhor e simultaneamente buscar uma amizade com o mundo.
Amizade com ambos, o mundo e com Deus, não é possível.
No coração do homem de Deus apenas Deus deve morar e Deus não aceita outro coabitando lá.

Quem tem um encontro com Jesus, começa a viver uma nova vida, diferente de tudo o que já viveu, e aquela necessidade de preencher a alma com coisas deste mundo deixam de existir.
Jesus nos faz as pessoas mais felizes sobre a terra.
Por isso, se ainda somos amigos das coisas deste mundo, praticando as mesmas obras de antes, significa que ainda podemos nos aproximar mais de Jesus.

Jesus Cristo morreu para que não mais vivamos para nós mesmos, mas para Ele que morreu por nós.
“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl. 5:24)
Nós também seguimos a Cristo ou a carne?
Nós também seguimos a Deus ou ao mundo?
Nós também nos juntamos a incrédulos ou a Deus?
Não existe meio termo aceitável.
O caminho de Deus é contrário ao caminho do mundo e nós não podemos seguir a ambos.


Amém!!!

Nenhum comentário: